Pular para o conteúdo

VIVÊNCIA PARLAMENTAR
Parlamento Jovem Roraimense toma posse na Assembleia Legislativa

Os 24 jovens parlamentares eleitos na edição de 2023 do Parlamento Jovem Roraimense (PJR) tomaram posse nesta terça-feira (12), no Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR).

A cerimônia, transmitida ao vivo pela TV Assembleia e pelas redes sociais do Parlamento (@assembleiarr), seguiu o rito de uma solenidade de posse de uma legislatura efetiva, com base no Regimento Interno da ALE-RR.

O mais velho dos jovens parlamentares eleitos, Carlos André Nascimento Plaskievicz, de 17 anos, da Escola Estadual Major Alcides, presidiu a cerimônia. Ele conduziu o juramento e cada jovem prometeu cumprir e fazer cumprir as leis que regem o país e o Estado, dizendo “Assim o prometo”.

 

Parceria institucional

 

O Parlamento Jovem Roraimense (PJR) é um projeto conjunto da Assembleia Legislativa por meio da Superintendência de Programas Especiais (SPE), do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) e da Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seed) para incentivar a participação ativa dos estudantes do ensino médio nas diferentes etapas do processo de seleção de representantes políticos.

Em suas falas durante a posse, o presidente da Assembleia Legislativa, Soldado Sampaio (Republicanos), o secretário de Educação, Raimundo Nonato Mesquita, o representante do TRE-RR, membro do tribunal pleno, juiz Ataliba de Albuquerque Moreira, e o superintendente de Programas Especiais da ALE-RR, Pablo Sérgio, ressaltaram a importância do projeto para o fortalecimento da política, do sistema eleitoral e da democracia participativa.

“Estamos muito felizes em dar continuidade ao nosso trabalho de aproximar a sociedade roraimense do Parlamento. Esse era um projeto de tradição, mas foi suspenso por causa da pandemia, e esta Casa não poderia ser do povo se não tivesse uma parcela dos jovens aqui, por isso é preciso que nós convidemos a juventude a se interessar pela política brasileira”, disse Soldado Sampaio.

“O nosso objetivo com a Assembleia Legislativa e o Tribunal Regional Eleitoral, é que os alunos participem da vida democrática do nosso Estado. Quero dizer que certamente vai nascer um sonho no coração de muitos alunos que estão aqui e que os parlamentares desta Casa têm muito a ensinar e aprenderão bastante com eles”, afirmou o secretário de Educação, Nonato Mesquita.

O juiz do TRE também destacou a parceria institucional para a realização do projeto. “Deixo aqui o muito obrigado do Tribunal Regional Eleitoral pela participação de todos e pelo empenho da Assembleia em preparar tudo isso. E quero externar aqui os meus votos de sucesso a cada um de vocês que estão sendo empossados. Espero que desempenhem um excelente trabalho no mandato e possam fazer a diferença, porque agora vocês passam a ser vistos na sociedade”, disse Moreira.

O coordenador do PJR, Pablo Sérgio, superintendente de Programas Especiais, por sua vez, observou que o projeto contribuiu para demonstrar a lisura do processo eleitoral brasileiro.

“Cerca de quatro mil estudantes participaram diretamente do processo eleitoral contribuindo para desmistificar a grande fake news de 2022, que é a de que a urna eletrônica não é segura. Isso é muito positivo, porque as novas gerações vão tendo consciência da importância do processo democrático em uma sociedade plural como a nossa”, afirmou o superintendente.

Também prestigiaram o evento, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, desembargador Célio Rodrigues Wanderley, o defensor público-geral da Defensoria Pública (DPE-RR), Oleno Matos, o procurador-geral de Justiça do Ministério Público (MPRR), Fábio Bastos Stica, e familiares, amigos e instituições de ensino dos jovens parlamentares, além dos deputados Angela Águida Portella (PP), Armando Neto (PL), Catarina Guerra (União), Coronel Chagas (PRTB), Chico Mozart (PP), Dr. Claudio Cirurgião (União), Dr. Meton (MDB), Eder Lourinho (PSD), Gabriel Picanço (Republicanos), Idazio da Perfil (MDB), Isamar Júnior (PSC), Joilma Teodora (Podemos), Jorge Everton (União), Marcelo Cabral (Cidadania), Marcinho Belota (PRTB), Marcos Jorge (Republicanos), Neto Loureiro (PMB), Odilon (Podemos), Renato Silva (Podemos), Rárison Barbosa (PMB) e Tayla Peres (Republicanos).

Mesa Diretora

Após a solenidade, os empossados participaram da primeira sessão da legislatura para a eleição da Mesa Diretora, o órgão máximo do Poder Legislativo, responsável por dirigir os trabalhos legislativos e administrativos da Casa, expedindo atos, como a condução das sessões, a determinação da ordem do dia, entre outros.

O pleito teve duas chapas inscritas. Com votação secreta, a chapa 1 obteve 15 votos, contra 9 votos da chapa 2. A Mesa foi composta da seguinte forma:

•    Presidente: Héricson (Escola Estadual Hildebrando Ferro Bitencourt)

•    1º vice-presidente: Dameliss (Escola Estadual Camilo Dias)

•    2º vice-presidente: Danilo Ferreira (Escola Estadual Ana Libória)

•    3º vice-presidente: Siqueira (Colégio Estadual Militarizado Wanda David Aguiar)

•    1º secretário: Karen Monteiro (Escola Estadual Hildebrando Ferro Bitencourt)

•    2º secretário: Jean Cauê (Escola Estadual Ana Libória)

•    3º secretário: Nycolle HN (Colégio Estadual Militarizado Wanda David Aguiar)

•    4º secretário: Clarissa Matos (Escola Estadual Ana Libória)

•    Corregedor-geral: Jaderson (Escola Estadual Hildebrando Ferro Bitencourt).

O recém-eleito presidente do PJR, Héricson, agradeceu a votação e convocou os jovens deputados para a sessão de 20 de setembro, às 8h30.

Entre 20 e 28 de setembro, bem como em 3 de outubro e 11 de dezembro, o PJR participará de cinco sessões ordinárias na Assembleia Legislativa.

PJR 2023

 

Na edição de 2023 do PJR, foram eleitos quatro candidatos de seis instituições de ensino da capital, todos alunos do 1º ano do ensino médio com até 18 anos de idade. A seguir, o perfil de cada jovem parlamentar, junto a seus projetos e objetivos:

Escola Estadual Ana Libória

Danilo Ferreira (nome parlamentar)

O estudante Danilo Adoniran Ferreira Gomes, 15 anos, foi o mais votado da Escola Estadual Ana Libória, sendo eleito deputado com 148 votos. O projeto dele visa ao aproveitamento dos reeducandos do sistema prisional com bom comportamento na construção e reforma das escolas”. “Foi muito empolgante na hora do resultado, fiquei orgulhoso de mim mesmo e meus pais também. Agradeço a todos que votaram em mim. Quero na Assembleia Legislativa apresentar o projeto e ficar também em primeiro, ganhando de todas as outras escolas”, disse, ao ressaltar que pretende ser policial.

Jean Cauê (nome parlamentar)

Jean Cauê de Oliveira Cabral, 15 anos, foi o segundo mais votado com 141 votos. Durante a campanha, ele apresentou um projeto voltado para a saúde dos alunos. “Quando me deram a notícia, não acreditei de imediato, mas estou gratificado. Meu projeto visa incluir a saúde nas escolas, um laboratório com um profissional formado em psicologia para atender o alunado que passa por algum problema relacionado à saúde mental. Muitos alunos sofrem com depressão e ansiedade, e isso precisa ser tratado nas escolas porque esses problemas dificultam a vida dos alunos”, afirmou. Jean que ser um profissional da segurança pública.

Clarissa Matos (nome parlamentar)

Clarissa Paz Turiano Matos, 15 anos, foi a terceira mais bem votada e ficou muito feliz com o resultado porque se candidatou exatamente por conta do projeto voltado para pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Sei o quanto é difícil, mas fiquei muito feliz em saber que vou poder incluir as pessoas com autismo. A proposta visa à criação de ambientes sensoriais, no caso adaptados, para as pessoas com autismo, pois diferentemente da gente, as pessoas com autismo têm grande dificuldade em adaptação para lugares com muitas pessoas. Meu projeto é exatamente para ter nas escolas públicas, por exemplo, lugares adaptados, tipo sensoriais, com brincadeiras, e uma pessoa para ajudá-los nessa convivência com outras pessoas”, disse, ao afirmar que pretende ser médica.

Fernanda Neres (nome parlamentar)

A estudante Fernanda Victória Neres, 15 anos, foi eleita com 72 votos pela Escola Estadual Ana Libória. Ela defendeu a segurança nas escolas e que o dia 5 de abril, data em que ocorreu o Massacre na Creche de Blumenau (SC), seja de homenagem às vítimas e de palestras nos estabelecimentos escolares que tratam do combate à violência nas escolas. “O dia 5 de abril foi chocante, fiquei muito sentida com aquilo e queria fazer alguma coisa para que esse dia não se torne um dia ruim, mas um dia bom. Quero que seja um dia de paz nas escolas de Roraima, com palestra sobre o tema”. Fernanda pretende estudar engenharia civil.

Escola Estadual Major Alcides

Marcus Vinícius (nome parlamentar)

Marcus Vinícius Vasconcelos da Silva, 15 anos, priorizou na campanha a empregabilidade dos jovens, sendo o mais votado na Escola Estadual Major Alcides. Ele propôs a ampliação dos cursos profissionalizantes para os jovens enriquecerem o currículo e assim terem mais probabilidade de entrar no mercado de trabalho. “Seria bom as escolas implantarem cursos profissionalizantes para aqueles jovens que quiserem ampliar seu futuro e entrar no mercado de trabalho. Com um currículo impecável, o jovem já se mostra capacitado para isso”, disse o rapaz que sonha em cursar Direito e ser juiz.

Negão da 101 (nome parlamentar)

Nycolas Marinho Nascimento, 17 anos, teve a segunda melhor votação com a bandeira de luta da saúde. “A minha proposta é implementar nas escolas públicas de Roraima palestras sobre a educação sexual dos jovens, porque muitos não sabem como se prevenir na hora do ato sexual e podem pegar uma infecção ou Doenças Sexualmente Transmissíveis [DST], como a Aids”, disse Negão da 101, que pretende ingressar na área de segurança pública.

Maria Kauanne (nome parlamentar)

Maria Kauanne Conceição da Silva, 15 anos, investiu numa campanha voltada para o homem do campo. Ela usou muito as redes sociais para atrair os eleitores. “A minha proposta é sobre agricultura familiar, porque em Roraima 42 mil famílias fazem parte desse setor, sendo que 17 mil são indígenas. Muitas dessas famílias não têm acesso à educação, saúde e lazer, e a minha proposta busca melhorias na agricultura familiar para promover inclusão social e avanço na economia local”. A adolescente pretende ser uma profissional da segurança pública.

Carlos André (nome parlamentar)

Carlos André Nascimento Plaskievicz, 17 anos, emplacou a candidatura com uma proposta que visa beneficiar estudantes de baixa renda que dependem de transporte público. “O meu projeto propõe a disponibilização de passagens gratuitas para os alunos que não têm condições financeiras, pois muitos vêm andando por falta dinheiro ou porque os ônibus vêm lotados”, disse, ao defender o aumento da frota de ônibus, principalmente no período letivo, além de sinalização na frente das escolas. Carlos André também pretende prestar concurso para a segurança pública.

Escola Camilo Dias

PME (nome parlamentar)

Pedro Enrique Lima da Silva, 15 anos, foi o mais bem votado da escola Camilo Dias. A proposta dele foi voltada para o melhoramento das dependências das escolas. “Falei sobre várias propostas, mas a mais importante foi sobre a fiscalização na escola, verificar a limpeza dos banheiros, das caixas d ‘água e também a manutenção dos muros e paredes”. Enrique avalia que a política é meio complicada por causa da polarização nos debates, mas afirma que é importante. “As pessoas quando não votam ou não querem tomar decisões na política, elas não têm como decidir depois, como reclamar, então é bem importante participar”.

Damellis (nome parlamentar)

A estudante Dameliss Valéria Belo Oliva, 16 anos, é venezuelana e mora em Roraima há quatro anos. Ela contou que o resultado das eleições do PJR está sendo uma experiência maravilhosa. “Estou me sentindo muito agradecida por essa experiência. Minha proposta é sobre o meio ambiente, trazer um pouco mais da natureza para dentro do colégio. Boa Vista é uma cidade muito linda, vai crescer muito e vai perder parte dessa natureza. Então é bom que agora a gente incentive os alunos a ficarem mais perto dela. Aqui no colégio tem muito espaço, poderíamos fazer uma horta, jardins com flores. E como aqui tem os ensinos fundamental e médio, seria mais fácil porque desde pequeno a gente estaria incentivando as pessoas a ficarem mais perto da natureza”, disse.

Aurelio (nome parlamentar)

O estudante Aurelio José Gutierrez Rico, 15 anos, que também é venezuelano, contou que no início não tinha muita noção do processo eleitoral PJR. “Mas depois comecei a gostar quando vi meus amigos fazendo a campanha deles, e como acho muito bom ajudar as pessoas que têm algum problema emocional, propus um projeto para que tenha psicólogos na escola, no horário oposto para atender essas pessoas. No horário oposto também poderia ter aula de português para o aluno que é de outro país, isso ajudaria muito, porque no início foi muito difícil pra mim”, contou.

MPE (nome parlamentar)

O estudante Vittor Gabriel Araújo da Silva, 16 anos, trabalhou em um projeto voltado para a educação. “Propus um debate sobre o novo ensino médio. Na minha campanha, também abordei a saúde dos alunos e reforma das escolas”, disse Vittor Gabriel, ao ressaltar que pretende futuramente disputar um cargo eletivo, por entender que “a educação atual não está boa e é preciso que estudantes, professores, trabalhadores em geral lutem pelo direito de uma educação decente”.

Escola Estadual Hildebrando Ferro Bitencourt

Janderson (nome parlamentar)

O estudante Janderson Pereira de Souza, 17 anos, foi eleito o deputado mais votado da Escola Hildebrando Ferro Bitencourt com a proposta de implantação e revitalização dos grêmios estudantis das escolas. “Minha proposta é revitalizar os grêmios estudantis nas escolas, implantar onde não tem, para dar voz aos estudantes, pois a entidade que representa os alunos ajuda muito a gestão, os professores, principalmente na parte de eventos. Os integrantes do grêmio conversam com os estudantes bem melhor do que os professores, pois tem pessoas que não se sentem muito confortáveis em falar”. Entre os planos para o futuro, está ingressar na vida política e disputar um cargo eletivo.

Richard Macuxi (nome parlamentar)

O estudante Richard Lins Sena Ambrósio, 17 anos, também recebeu o incentivo dos amigos para se candidatar. Contou que desde o ano passado eles discutem ações para melhorar a escola. “E como estamos precisando de uma quadra, o meu projeto é de uma voltada para o esporte e cultura, para reformar a nossa e incentivar novas modalidades esportivas, além do que a escola oferta, além de incentivar a fanfarra”.

Karen Monteiro (nome parlamentar)

A estudante Karen do Nascimento Monteiro, 16 anos, disse que abraçou a candidatura indicada pela comunidade discente e que pensou logo em um projeto voltado para melhorar o aprendizado dos alunos. “Escolhi como projeto um laboratório de informática numa sala com 30 computadores que ajudará os alunos que não têm acesso à internet, além de tornar as aulas mais criativas e didáticas, ajudando também os professores quando quiserem fazer uma aula diferenciada”.

Héricson (nome parlamentar)

O estudante Héricson Alessandro Magalhães de Souza, 15 anos, foi eleito com três votos, mas se orgulha em dizer que a proposta dele levaria qualidade de vida para os alunos. “Meu projeto propõe a profissionalização dos alunos numa parceria das escolas com o Sebrae, por meio de cursos EaD no contraturno ao que estudamos.  Acredito que isso diminuiria a nossa taxa de desemprego no Estado, porque se uma pessoa já sai quase profissionalizada do ensino médio, ao entrar na faculdade ela estará mais preparada que outras pessoas e dessa forma sairia na frente”.

Colégio Estadual Militarizado Dr. Luiz Rittler Brito de Lucena

Jhully Crispim (nome parlamentar)

A estudante Jhully Ane Crispim dos Santos Ribeiro, 14 anos, disse que foi muito gratificante participar de todo o processo eleitoral. “É um projeto muito inovador e eu queria viver e ter experiência. Passei nas salas apresentando minhas propostas, que são para a melhoria da nossa educação, que está um pouco debilitada. Melhorias na infraestrutura, assegurar alimentos de qualidade que melhorem nosso bem-estar, falta acessibilidade para pessoas que possuem deficiência física. Sou a voz dos meus colegas e quero que os pensamentos deles cheguem ao Parlamento”, disse a deputada, que pretende no futuro ser advogada.

Juliana (nome parlamentar)

A estudante Juliana de Araújo Gomes, 15 anos, buscou fazer uma campanha participativa e elaborou propostas voltadas para a educação que visam a melhorias na escola. “Os alunos fizeram uma lista e me entregaram. Selecionei os mais importantes que deveriam ser aprimorados”, contou a deputada que quer fazer Medicina porque pensa em ajudar as pessoas mais necessitadas na área da saúde.

Lucas Tavares (nome parlamentar)

O estudante Lucas de Sousa Tavares, 15 anos, se considera muito vitorioso por ter sido eleito, pois decidiu participar no último dia. “Eu consegui ter coragem e fui em frente. Foi só um dia de campanha. Na minha cabeça, os outros participantes seriam melhores, afinal, tinha gente fazendo santinhos para distribuir. Então comecei a estudar direito sobre os assuntos do governo e fiz três propostas. A primeira é de conscientização dos alunos e professores sobre reverem seus erros; a segunda é voltada para a Secult [Secretaria Estadual de Cultura], para promover passeios com os alunos da escola; e a terceira é bem simples, mas não acontece, que é comemorar na escola os dias dos Pais e das Mães”.

Joel Carneiro (nome parlamentar)

O estudante Joel Carneiros Santos, 15 anos, buscou elaborar propostas que visam ao bem-estar da comunidade docente e discente “Trabalhei também propostas como higiene nos banheiros, boa alimentação para os alunos”, disse. Santos ainda está indeciso quanto à profissão que vai desempenhar no futuro, mas sabe que será na área das ciências exatas, podendo ser biólogo ou veterinário

Colégio Estadual Militarizado Wanda David Aguiar

Eunice (nome parlamentar)

A estudante Eunice Beatriz Albuquerque Magalhães, 16 anos, relatou que o PJR possibilitou uma experiência incrível por criar oportunidades para os jovens na política. “Um dos meus projetos é o esporte, porque os jovens gostam de esporte, mas as escolas não são adequadas para todos os esportes. Então a minha proposta é a criação de um espaço nas escolas para realizar várias competições, levando diversão para distrair os jovens”, disse a jovem deputada.

Ayesha (nome parlamentar)

A estudante Ayesha Emily Paul, 15 anos, considerou o Parlamento Jovem Roraimense um processo muito importante de aprendizado para a vida, principalmente porque envolveu toda a comunidade estudantil. “É um projeto que não visa apenas à escola hoje, mas o futuro, pois hoje a gente é estudante, adolescente, mas a gente vai passar para outras etapas da vida. A política é importante porque é a voz do povo”, disse.

Nycolle (nome parlamentar)

A estudante Laisa Nycolle Almeida da Silva, 15 anos, é uma das três meninas a vencer a eleição na Escola Wanda David Aguiar. Ela defendeu uma melhor preparação dos alunos para enfrentar situações de emergência. “Seria uma preparação dos alunos para, caso aconteça alguma coisa, eles saberem o que fazer naquele momento, saber como reagir, para que não aconteça nada de ruim”, disse a jovem que pretende ser odontóloga.

Siqueira (nome parlamentar)

O estudante Eduardo Vinícius Siqueira de Paula, 16 anos, disse que elaborou as propostas da campanha eleitoral com os amigos da escola, afinal, são eles que vão usufruir das melhorias. “Queremos trazer os esportes para a escola, a volta dos jogos. Aqui no bairro não tem quadra como nos outros bairros para jovens praticarem esporte. E participei de todo o processo eleitoral porque vi que estavam abrindo portas para novos projetos”, disse entusiasmado, ao acreditar que as demandas apresentadas serão implementadas.

Texto: Suellen Gurgel

Fotos: Jader Souza e Marley Lima

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas