EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA
Teamarr da ALE-RR capacita professores de Iracema

O Centro de Apoio à Família (Teamarr), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), que acolhe pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), iniciou na tarde desta quinta-feira (14), o “Curso de Mediador Escolar Inclusivo” para professores da rede municipal de educação do município de Iracema, 93 km da capital de Boa Vista.

A deputada Angela Águida Portella (PP), presidente do Programa de Atendimento Comunitário da ALE-RR, acompanhou a abertura do evento e destacou o papel da Casa Legislativa neste processo de inclusão.

“O Teamarr tem a proposta de fazer com que o Poder Legislativo esteja muito presente em relação a essa pauta de inclusão. A cada 36 nascimentos, uma pessoa é autista. Nós não podemos mais esperar. Toda sala de aula tem um autista. Nós precisamos avançar enquanto Poder, até para que sirva de exemplo, além de ser o nosso papel enquanto representante da população”, destacou a parlamentar.

Para a deputada, o autismo precisa de atitude por parte das instituições. “E é isso que a Assembleia está fazendo através do Teamarr, através da Comissão Permanente em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com olhar e ações que visam a garantia de direitos, a inclusão, a maior integração dessas pessoas na nossa sociedade”, reforçou.

O professor Ednaldo Coelho, terapeuta Denver e palestrante do Módulo I, que trata ‘Conceitos da Educação Especial e Inclusiva’. “Esse curso é uma demanda dos professores do município para levar à sala de aula e atuar junto aos alunos PCD (Pessoas com Deficiência). São cinco módulos, onde vamos trabalhar o plano individual, relatórios de acompanhamento, função do mediador escolar inclusivo e a ciência da Análise do Comportamento Aplicado (ABA), passando conhecimentos básicos do manejo de crianças com TEA”, explicou Coelho.

Ana Paula, coordenadora municipal de Educação Inclusiva do município de Iracema, contou que o município tem 48 crianças que necessitam de atenção especial. Deste total, 16 são diagnosticadas com TEA. “Para nós é muito importante essa parceria com o Teamarr porque é um assunto muito desafiador a educação especial inclusiva. Por ser assunto desafiador e para sabermos como nos portar e tratar essas crianças, precisamos de formação de qualidade, e isso o Teamarr tem nos proporcionado. Agradecemos muito à deputada Angela pelo projeto que ela vem desenvolvendo”, disse a coordenadora.

A professora Marinete Pereira de Lima, 55 anos, tem mais de 20 na sala de aula e durante esse período já se deparou com muitas crianças que necessitam de atenção especial. “Trabalhei dois anos com crianças autistas e é bem difícil porque eram bem agitados. Este ano estou com uma criança que apresentou epilepsia. Não é fácil também, por isso nesse curso eu vou adquirir bastante conhecimento e passar para os outros profissionais que estão na área. Já fiz outros cursos, mas esse é o primeiro neste nível e espero bastante conhecimento”, disse.

Marcos Antonio da Silva trabalha como professor auxiliar há quase dois anos com crianças especiais, e acredita que a capacitação vai auxiliá-lo ainda mais na sala. Ele conta que no início foi bem difícil o primeiro contato com esses alunos.

“Para mim foi muito complicado, mas eu encarei porque o importante é encarar a situação, trabalhar com amor pelas crianças. Esse curso será muito interessante, principalmente no meu caso, que trabalho numa creche, então desde a tenra idade já se deve começar a trabalhar com as crianças visando que se aperfeiçoe e que quando estiver numa idade mais avançada, o contato com as pessoas seja melhor”, afirmou.

O curso tem carga horária de 60 horas. O Módulo II trabalhará “O papel do mediador escolar”; o Módulo III vai abordar as “Etapas do atendimento individualizado e inclusivo”; o Módulo IV ensinará os professores a “Confecção do relatório de acompanhamento individualizado”; e o Módulo V abordará na “Introdução a intervenção baseada em ABA”.

Texto: Marilena Freitas

Fotos: Marley Lima