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AGILIDADE NO ATENDIMENTO
Servidores da Procuradoria Especial da Mulher recebem treinamento para acessar sistema da Defensoria Pública

Os servidores da Procuradoria Especial da Mulher (PEM), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), iniciaram na manhã desta sexta-feira (22) um treinamento para ter acesso ao ‘Sistema Solar’ (Solução Avançada em Atendimento de Referência) da Defensoria Pública do Estado (DPE-RR). Isso vai dar maior agilidade no atendimento e tramitação de processos das mulheres assistidas que buscam o Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame).

O treinamento é resultado de um acordo de cooperação técnica firmado entre as duas instituições no dia do aniversário do Chame.

“É nesse sistema que vão ser agendados os atendimentos das assistidas que necessitam dos serviços da Defensoria Pública. Estamos criando uma ponte para minimizar a demora na dissolução de uma união estável, pedido de pensão alimentícia, facilitando ainda mais para essas mulheres vítimas de violência doméstica”, explicou a diretora do Chame, Hannah Monteiro.

O treinamento, conforme detalhou, vai durar algumas semanas, e após o término, os servidores estarão aptos a pôr em prática. “Esse é o primeiro dos treinamentos, e o sistema é bem complexo. Temos hoje 20 servidores da procuradoria, mas na próxima semana outros serão treinados. Todos têm que entender como funciona o sistema”, disse.

Segundo Monteiro, as vítimas de violência geralmente precisam passar pela Defensoria Pública. “Hoje, quando atendemos uma mulher no Chame, encaminhamos para a Casa da Mulher Brasileira, onde tem a defensoria. Com o treinamento, vamos resolver tudo na procuradoria, facilitando o atendimento e reduzindo até o sofrimento, poupando-as de terem que contar a história novamente”, ressaltou.

O gestor do Sistema Solar, Flávio Ferreira, explicou que a ferramenta registra de forma qualitativa o atendimento da defensoria. “Isso impede que as informações se percam ao longo do tempo, em razão da ausência do servidor quando sair de férias. No sistema, o assistido continua sendo atendido, e sem a necessidade de retornar para tratar do caso”, explicou.

O sistema funciona como um hardware, grava todas as informações e estará sempre disponível na hora que se precisar. “O resgate dessa informação é dinâmico e em tempo real. Então, basta ingressar com o nome ou com o CPF da pessoa assistida, e esses dados estarão lá, como costumo dizer, eternamente”, observou.

Texto: Marilena Freitas

Fotos: Nonato Sousa

SupCom ALE-RR

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