Pular para o conteúdo

‘ORGULHO DE RORAIMA’
Assembleia Legislativa aprova PDLs que concedem comenda a médicos e chef especializada em gastronomia indígena

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) aprovou durante a sessão ordinária desta terça-feira (10) dois Projetos de Decreto Legislativo (PDLs) que concedem a Comenda Orgulho de Roraima a pessoas que se tornaram símbolo e referência para a população roraimense.

O PDL nº 77/2023 de autoria do deputado Dr. Meton (MDB) homenageará a senhora Olinda Pereira de Melo, popularmente conhecida como Dona Kalu, que nasceu em 1941, na antiga Aldeia Juraci, hoje, Serra do Anaro, região do município de Amajari, ao Norte de Roraima.

Descendente da etnia Wapixana, Kalu é mãe de dois filhos, avó e bisavó, além de culinarista especializada em comidas indígenas, tendo trabalhado no Departamento de Cultura do Estado, na Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura de Boa Vista (Fetec).

Chef cozinheira profissional, foi premiada com o Dolmã 2016 e detém o título de Chef Embaixador, honraria concedida pelo Comitê da Gastronomia Brasileira e pelo Grupo Conforto Gastronômico. “Dona Kalu, como gosta de ser chamada, foi responsável por introduzir o prato tradicional da culinária indígena, conhecido como “Damorida”, na culinária da cidade de Boa Vista em 1996 e trabalha por convite representando Roraima no Brasil e no Exterior, viajando por diversos países representando o Estado”, justificou Meton ao defender a indicação da comenda.

De autoria do deputado Dr. Cláudio Cirurgião (União), o PDL nº 99/2023, concederá 24 comendas a médicos e médicas que se tornaram referência em Roraima.

Os homenageados são profissionais responsáveis por cuidar e promover a saúde de toda a população roraimense, em áreas como cirurgia, clínica médica, gastroenterologia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, cardiologia, psiquiatria, cancerologia, endoscopia, ortopedia e traumatologia, otorrinolaringologia e neurologia.

“Os indicados são honrados cidadãos roraimenses e roraimados que se dedicam diariamente na melhoria do sistema de saúde, prestam o serviço com humanidade e presteza, tendo a boa medicina como uma de suas metas, contribuindo efetivamente para a eficiência do serviço de saúde em Roraima, diária e arduamente por longos anos. Alguns homenageados são também professores que atuam e contribuem na formação direta de novos médicos, seja na graduação ou na residência médica”, justificou o parlamentar.

Serão homenageados Adelma Alves de Figueirêdo; Alexandre Peloso Rabelo; Alysson Bruno Matias Lins; André César Coelho Rosa da Silva; Auxiliadora de Holanda Lima; Caio Tácito Ferreira Pinto; Éder Rodrigo Figueira Ribeiro; Elana Faustino Almeida; Felipe Queiroz Portela; Helder Teixeira Grossi; Ivan Machado de Almeida Júnior; Jonathas Costa Lopes; Kelly Príscila Duarte; Kim Fong Doi Chan, Leonardo Pires Ferreira; Levindo Alves de Oliveira; Luiz Fernando Junges Filho; Marcia Marques Monteiro Rodrigues; Mareny Damasceno Pereira; Marília Cavalcante Chaves; Marlon Krubniki de Mattos; Raquel Pereira Lima; Ruiter Diego de Moraes Botinelly; e Simei Monteiro Ayres de Oliveira

MOÇÃO DE APOIO

Os deputados aprovaram também a Moção de Apoio nº 32/2023, de autoria de todos os parlamentares, à Indicação n° 504/2023, de autoria do deputado Dr. Cláudio Cirurgião, que dispõe sobre a reestruturação do regime de subsídio dos Peritos Oficiais de Natureza Criminal do Estado de Roraima.

Texto: Marilena Freitas

Fotos: Marley Lima/ Eduardo Andrade/ Jader Souza

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas