NA TRIBUNA
Marcelo Cabral parabeniza cinco municípios de Roraima que completam 28 anos

O vice-presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), deputado Marcelo Cabral (Cidadania), usou a tribuna para parabenizar cinco municípios do Estado que completam 28 anos de criação nesta terça-feira (17): Amajari, Cantá, Rorainópolis, Pacaraima e Uiramutã.

“Anos atrás, era um sonho criar esses municípios, que são inclinados para a agricultura, a pecuária e o turismo. Eles faziam parte de Boa Vista e era preciso criá-los para fazer o que precisava ser feito. Passaram-se quase 30 anos e o que foi feito? Muita coisa foi feita, como o turismo. Temos as melhores cachoeiras do Brasil. Uiramutã e Amajari são polos turísticos enormes”, declarou Cabral.

Marcelo frisou que é preciso pensar no fortalecimento das matrizes econômicas de cada cidade, já que as prefeituras dependem, em grande parte, dos repasses federais feitos pelo Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Ele também mencionou que o governo de Roraima tem cumprido a obrigação de transferir os recursos constitucionais para as prefeituras.

“Gostaria de reforçar a necessidade de alocarmos emendas individuais e de bancada que fortalecem os municípios. Temos 24 deputados e 15 municípios, e cada um de nós tem vínculo com essas localidades, seja porque nasceu, morou ou por conhecer alguém”, declarou Marcelo, que nasceu em Amajari.

Deputados parabenizam criação dos municípios

A deputada Aurelina Medeiros (Progressistas), decana da Casa Legislativa, disse que acompanhou no Plenário as discussões para criar os municípios. “Naquele tempo, muitos duvidavam da viabilidade econômica deles, e hoje estão grandes e promissores. A gente quer parabenizar esses municípios criados nessa época, de nosso primeiro mandato, uma de nossas primeiras lutas”, acrescentou.

Jorge Everton (União) afirmou que tem um carinho grande pelo interior de Roraima, já que cresceu em uma cidade interiorana. “Temos esse contato, entendemos o sofrimento das pessoas e nos sensibilizamos com as demandas. Lembro que para eu ir à escola, tinha que caminhar cem quilômetros. Mas tem muitas belezas que precisam ser apreciadas. Quero deixar registrado meu carinho”, comentou.

O deputado Gabriel Picanço (Republicanos) destacou que esteve no processo de criação de 13 municípios de Roraima. Para ele, é uma felicidade muito grande celebrar os 28 anos de fundação das cidades. “Nasci na beira de um rio no Pará e vim em busca de oportunidades, e hoje estamos representando o povo. Quero parabenizar os prefeitos, vereadores e todos os munícipes”, falou.

Já Coronel Chagas (PRTB) levou para o debate a necessidade de o Congresso Nacional regulamentar a lei federal que vai destravar a criação de municípios no Brasil. Para ele, isso permitiria desmembrar algumas localidades de Roraima, para que as novas cidades pudessem ter acesso ao FPM e garantir melhor prestação dos serviços públicos para a população.

“Não tivemos a capacidade de ampliar o número de municípios e isso prejudica muito o povo de Roraima. Cidades com 800 habitantes no Sul e Sudeste recebem o mesmo FPM que cidades com 7 ou 8 mil habitantes. O Congresso precisa rever isso. Fica nossa indignação com o tratamento que é dado aos estados do Norte do Brasil, e essa desigualdade na distribuição do FPM”, ponderou.

Também parabenizaram os municípios os deputados Rarison Barbosa (PMB) e Catarina Guerra (União).

Texto: Josué Ferreira

Foto: Alfredo Maia/ Marley Lima