Pular para o conteúdo

CAPTAÇÃO DE RECURSOS CULTURAIS
ALE-RR e MinC qualificam gestores e artistas em oficina sobre comitês de cultura

Nesta quarta-feira (25), a Superintendência de Programas Especiais da Assembleia Legislativa de Roraima (SPE/ALE-RR), em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), realizou a oficina “Programa Nacional de Comitês de Cultura”, com o intuito de qualificar os produtores culturais do Estado. O evento foi realizado na sede da SPE em Boa Vista e contou com a presença de gestores culturais e artistas roraimenses.

O encontro detalhou o Edital dos Comitês de Cultura, instrumento lançado pelo governo federal para fomentar o setor cultural do país. O programa do MinC visa à destinação de quase R$ 60 milhões para os comitês que serão criados, um em cada Estado do país, para o biênio 2024-2025.

O superintendente de Programas Especiais da ALE-RR, Pablo Sergio, destacou que a Casa Legislativa, ao longo do ano, tem realizado uma série de eventos visando ao treinamento de artistas e produtores culturais para participação nos editais lançados pelo MinC.

A Assembleia Legislativa priorizou o setor cultural este ano e, portanto, temos feito inúmeras parcerias com prefeituras, governo do Estado e Ministério da Cultura para o desenvolvimento do setor. E essa oficina é mais uma importante ação que o MinC vem oferecer para a classe artística e cultural roraimense, pois é um megaprojeto com que Roraima pode ser contemplado”, declarou Sérgio.

Alex Dias, coordenador de Comitês de Cultura do MinC, ressaltou que a oficina é mais uma ação para aproximar os artistas dos recursos federais de incentivo ao setor. “Com a criação da coordenação dos comitês, implementamos o programa que visa à seleção de organizações e qualificação de agentes culturais e trabalhadores da cultura. Então, Roraima tem uma categoria específica em que as entidades vão concorrer e, posteriormente, assinar esse termo de colaboração com o MinC”, disse.

Participante da oficina e diretor de esporte da prefeitura de Iracema, Josivan Lima declarou que essa é mais uma forma de alavancar a cultura no Estado, por meio do desenvolvimento da área nos municípios.

Vim aqui com a expectativa de buscar mais conhecimento sobre as questões culturais e principalmente sobre a criação do comitê de cultura. O intuito é sempre buscar mais conhecimento para que possamos ver uma forma de ajudar meu município e mostrar que Iracema também tem sua identidade cultural”,

Essa é mais uma ação da Casa Legislativa para capacitação de artistas e trabalhadores da cultura no Estado. Durante todo o ano, a Assembleia Legislativa promoveu oficinas na capital e municípios do interior para a elaboração de projetos culturais destinados aos editais das Leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo, proporcionando a qualificação de indígenas, artesãos venezuelanos e os mais diversos produtores culturais, em oficinas com carga horária de 30h.

Texto: Anderson Caldas

Foto: Marley Lima

SupCom ALE-RR

Compartilhar

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125

Notícias Relacionadas