RECUPERAÇÃO E CALÇAMENTO
Obras em rua por trás da Feira do Produtor são iniciadas após solicitação do ‘Fiscaliza’, da ALE-RR

Obras de recuperação da via e calçamento na Rua Ricardo Fróes, por trás da Feira do Produtor, no bairro São Vicente, foram iniciadas pela Prefeitura de Boa Vista após uma denúncia ser encaminhada ao “Programa Fiscaliza”, da Assembleia Legislativa (ALE-RR), em 12 de junho.

Depois de registrada, a equipe foi ao local verificar e fazer um relatório das necessidades do local. O documento foi encaminhado à Secretaria Municipal de Obras três dias depois. Em 31 de agosto, o órgão foi informado que a prefeitura já estava solucionando o problema.

Nesta quarta-feira (25), a equipe do “Fiscaliza” vistoriou o andamento dos trabalhos. Conforme o diretor Rhomer Souza, além do mau cheiro, a rua estava praticamente intrafegável.

A rua era alagada, esburacada e suja. Tinha muito material jogado, além da água que os feirantes despejavam direto na via. Era uma situação precária para as pessoas que vinham comprar produtos aqui [na feira], porque é um centro de distribuição de alimentos. Elas vinham e se depararam com um ambiente sujo. Hoje, pudemos ver essa infraestrutura. Ainda há algumas situações pendentes de soluções, mas já melhorou bastante o aspecto”, avaliou Souza.

O mexicano Luis Garcia, de 80 anos, tem um ponto na rua há 23. Quando não havia drenagem, o mecânico relembra que no local se formava bastante lama, principalmente, no período chuvoso.

Tinha também muitos mosquitos, água suja pela rua, mau cheiro. Tudo tínhamos que aguentar, mas, agora está melhorando. Estou agradecido às autoridades que estão trabalhando nesta rua, porque antes ninguém se preocupava. Era lama e isso gerava até doenças”, apontou.

A autônoma Ana Paula Campos vai com frequência à Feira do Produtor adquirir frutas e verduras, e precisa passar pela rua. Para ela, com a revitalização, os alagamentos vão acabar. “Quando chovia, fazia muita lama. Tinha muito buraco e era bem difícil o tráfego. Agora, graças a Deus, está bem melhor”, disse.

Há 22 anos a feirante Amélia Araújo vende galinha caipira e frango no local. Segundo ela, além de suja, a rua era esburacada, o que gerava insatisfação nos clientes.

Todos os clientes reclamavam que tinha muito buraco nessa parte [da rua]. As pessoas vinham comprar e batiam os carros. Começamos a reclamar, até que resolveram arrumar, porque ninguém gosta de comprar na sujeira ou na bagunça. O certo é um bom atendimento em um local limpo”, frisou.

Como denunciar

Qualquer cidadão pode formalizar denúncia. Para isso, basta gravar vídeo ou tirar foto do problema e encaminhar ao órgão pelos canais de comunicação: App Fiscaliza, pelo site fiscalizarr.com.br e o WhatsApp no número (95) 98402-1735.

O denunciante também pode ir presencialmente à sede do programa, que fica na Superintendência de Programas Especiais, na Avenida Ataíde Teive, 3510, bairro Buritis, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

A gente procura interagir com os órgãos parceiros, para que haja mais eficiência e reciprocidade na integração entre as instituições, porque quem ganha com isso é o povo. Buscamos sempre atuar de forma correta e orientada, para que as coisas sejam feitas dentro do fluxo que o poder público pode executar”, concluiu Rhomer.

Texto: Suzanne Oliveira

Fotos: Nonato Sousa