Pular para o conteúdo

PARTICIPAÇÃO CIDADÃ
Estudantes do Cantá visitam Assembleia Legislativa de Roraima

Estudantes da Escola Estadual Otília Sousa Pinto localizada na Vila União, no município do Cantá, a 115 km de Boa Vista, visitaram a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) nesta sexta-feira (27). A ação faz parte do projeto de visitação desenvolvido pela Superintendência de Comunicação e a Diretoria de Relações Institucionais da ALE-RR.

Acompanhados por professores e pela equipe de Comunicação da Casa do Povo, 43 alunos, do 2º e 3º ano do ensino médio, conheceram as dependências da instituição, como o Espaço Cultural Maria Luiza Campos Vieira, a Galeria Lilás e o Plenário Noêmia Bastos Amazonas. Também visitaram os estúdios de comunicação, onde assistiram a uma apresentação sobre o funcionamento e a programação das emissoras legislativas, a Rádio (FM 98.3) e a TV Assembleia (Canal 57.3).

De acordo com a professora de história, Trincy Maia, a iniciativa faz parte do projeto interdisciplinar de visitação ao Centro Histórico de Boa Vista da unidade de ensino, que propõe aproximar o corpo estudantil do interior dos espaços decisórios de Poder, muitas vezes, de difícil acesso.

Tivemos a ideia de incluir a visita à Assembleia Legislativa com a ida ao Palácio do Governo, para os alunos conhecerem a ‘Casa do Povo’, onde são aprovadas as leis. Também vamos ao Centro de Memória e Cultura do Tribunal de Justiça, porque unimos todos esses pontos. Sabemos que temos certa dificuldade para acessar a capital. É uma viagem de certa forma longa, então precisávamos ter um roteiro que englobasse esses espaços e a gente pudesse aprofundar as discussões em sala de aula”, explicou a professora.

Para a estudante Júlia Pinheiro, 17, do 2º ano, essa foi a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história do Estado em que vive há 5 anos. “Eu nunca tinha entrado na Assembleia e essa visita foi muito legal, porque sou de Foz do Iguaçu, no Paraná. Isso abriu minha mente para muitas coisas”, revelou a paranaense.

tour também serviu para que Adriele de Araújo, 18, do 3º ano, desmistificasse o processo de produção jornalística.

O que mais me chamou a atenção foram os estúdios de rádio, porque a gente viu aqui que algumas coisas que eles passam não são ao vivo, pois muitas são gravadas antes”, contou a estudante.

Segundo o editor-chefe da TV Assembleia, Johann Barbosa, o intuito de revelar os bastidores da produção legislativa, seja na TV, rádio ou site, é ajudá-los a compreender como é feita a programação que os telespectadores recebem em casa.

Essa visita ajuda a entender como os deputados estaduais, os trabalhos realizados pelos programas da Casa chegam à população por meio da comunicação”, disse o editor.

Para a superintendente de Comunicação, Sonia Lucia Nunes, a experiência imersiva é importante para que os jovens entendam o papel do Poder Legislativo e da comunicação na nossa sociedade.

É importante que a juventude participe desse processo político e democrático. Nada melhor do que vir aqui conhecer as dependências, o plenário e a nossa estrutura, que é um instrumento importante para democratizar a nossa comunicação aqui no Estado”, afirmou a superintendente.

De acordo com a gerente do Núcleo de Relações Públicas da Diretoria de Relações Institucionais, Vanessa Brito, as visitas institucionais plantam a semente da participação cidadã.

Isso é muito inspirador, porque pode despertar neles o desejo de se tornarem deputados ou futuros jornalistas. Além disso, ao abrir as portas aos estudantes, a Assembleia democratiza o acesso à rotina do plenário para a próxima geração, que decidirá os rumos de Roraima”, afirmou Brito.

Para as escolas, tanto da capital como do interior, que desejarem visita guiada, basta enviar um e-mail para supgeral@al.rr.leg.br, com detalhes como a quantidade de alunos e a proposta da iniciativa.

Texto: Suellen Gurgel

Fotos: Alfredo Maia / Nonato Sousa

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas