Pular para o conteúdo

SESSÃO ESPECIAL
Assembleia Legislativa comemora Dia Nacional da Bíblia

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) realizou na manhã desta quinta-feira (7) uma sessão especial em homenagem ao Dia Nacional da Bíblia, comemorado no segundo domingo de dezembro. O evento foi requerido pelo deputado Isamar Júnior (Podemos) e reuniu autoridades e representantes da fé cristã.

O Dia da Bíblia foi criado em 1549, na Grã-Bretanha, pelo bispo Cranmer. A data foi incluída no livro de orações do Rei Eduardo VI, para que a população intercedesse em favor da leitura da Bíblia.

No Brasil, a celebração do Dia da Bíblia começou em 1850, com a chegada dos primeiros missionários cristãos evangélicos da Europa e dos Estados Unidos. Em 2001, a Lei Federal nº 10.335 oficializou a data, que passou a ser celebrada no segundo domingo de dezembro, como o dia para homenagear o principal livro das religiões cristãs, especialmente para católicos e evangélicos.

Na abertura da solenidade, o presidente do Parlamento, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), destacou a importância da Bíblia para o país e convidou a sociedade roraimense, independentemente do credo religioso, a contribuir com as políticas públicas propostas e aprovadas pela Casa.

“Quero registrar este momento; encerrar com essa homenagem à Bíblia vai contribuir para concluir com tranquilidade nosso trabalho de fim de ano. Quero fazer um convite especial a todos vocês para acompanhar e procurar o Poder Legislativo. Entre os Três Poderes, nós representamos o povo de Roraima, e, se as pessoas não participarem, não vamos refletir os seus anseios no parlamento. Então, todas as contribuições de lideranças religiosas e não religiosas serão bem recebidas por este Poder e serão debatidas”, convidou o presidente.

O autor do requerimento, Isamar Júnior, saudou a oportunidade de homenagear o principal ordenamento da vida cristão. “Nós colocamos no nosso mandato a defesa da família, dos bons valores cristãos. Temos discussões aqui, mas quando falamos da Bíblia, falamos de Deus. Este é um dia muito especial para os que têm a fé cristã, que têm a Bíblia como o manual de vida. Quero agradecer a todos esses deputados que aprovaram por unanimidade esse dia, que fala da importância desse livro em nossas vidas”, disse o parlamentar.

Representando o bispo diocesano de Roraima, Dom Evaristo Spengler, o padre Lúcio Nicoletto parabenizou a Assembleia por incluir no reconhecimento os adeptos do Catolicismo.

“Quero agradecer ao presidente da Assembleia por esse convite à comunidade católica de Roraima, para presenciar esse momento histórico. Digo histórico, porque é importante que a sociedade civil possa refletir esse significado da vida cristão. O Dia da Bíblia também me emociona, porque ela não é apenas um livro, mas encontra a presença de Jesus Cristo encravada na sua história”, disse Nicoletto.

O presidente da Assembleia de Deus em Roraima, Isamar Ramalho, que preside uma igreja com 534 templos, salientou que a Bíblia é um instrumento de transformação espiritual e social, mas que Deus dá livre-arbítrio às pessoas.

“Um dia como hoje, ao mencionarmos a Bíblia Sagrada, me vem à mente um trecho em que o próprio Deus tomava os céus e a terra; Ele está nos propondo a vida e a morte, a bênção e a maldição. Ele nos dá a Sua Palavra para que possamos nos orientar, mas também nos dá livre arbítrio. Se hoje temos a sociedade que temos, é porque há pessoas que escolhem não viver de acordo com os princípios bíblicos; a sociedade é reflexo das escolhas que fazemos”, destacou Ramalho.

O deputado federal e pastor Raimundo Diniz (União) lembrou que o parlamento é composto por representantes de todos os segmentos sociais, e que a maioria da população brasileira se declara cristã. Ele ainda destacou que a Bíblia contém valores capazes de auxiliar na construção de uma sociedade mais justa.

“Essa é uma iniciativa muito importante, porque 86% dos brasileiros se declaram cristãos. Nenhum de nós veio aqui por concurso público, mas sim pelo voto público. Então, temos a certeza de que quem votou em nós é cristão. Esse povo está conosco para defender nossos valores, a fé. Portanto, parabéns ao deputado por essa defesa. A Bíblia é a palavra de Deus, e é ela que diz como o cristão deve viver. É a Bíblia, por exemplo, que orienta o filho a honrar pai e mãe. Se você analisar a Bíblia, temos um antídoto para sermos um país melhor.”, afirmou Diniz.

Moção

Durante a sessão, também foi entregue a Moção de Aplauso nº 0041/2023, proposta pelo deputado Isamar Júnior, à Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), na cerimônia representada pelo coordenador da SBB, pastor Dimanei da Silva Lisboa.

Fundada em 1948, a SBB é uma organização sem fins lucrativos que promove a leitura e o estudo da Bíblia.

Natural do Acre, Lisboa viveu por 27 anos em Roraima. Em seu discurso, ele compartilhou a trajetória da SBB e os projetos de inclusão implantados para levar os ensinamentos do Livro Sagrado aos povos indígenas e às pessoas com deficiência.

“Há 75 anos, a SBB foi criada por homens e mulheres que se reuniram para que pudéssemos traduzir, produzir e distribuir a Bíblia no Brasil. Hoje, a cada 3 segundos, nossa sociedade produz um exemplar. Um preço acessível para que as pessoas possam pagar, e em uma linguagem acessível para que possam compreender, inclusive nas línguas indígenas e em braille. Ainda enfrentamos muitos desafios, e há diversas comunidades que não têm um versículo traduzido em sua língua. Nossa tradução da Bíblia em braille, por exemplo, é distribuída gratuitamente. Além disso, temos o projeto ‘Sinais de Esperança’, que terá a duração de 7 anos, um trabalho de acessibilidade em vídeo para que o deficiente auditivo possa ter acesso à palavra de Deus”, explicou Lisboa.

Como uma das principais organizações responsáveis pela divulgação e acesso da Bíblia no Brasil e no mundo, a SBB distribuiu 4,8 milhões de exemplares no país em 2022.

O evento contou ainda com uma apresentação musical do conjunto de percussão Adoração, da Igreja Assembleia de Deus, sob liderança de Raquel Lopes, da cantora Rebeca Almeida e dos músicos Valmir Soares e Victória Gonzalez.

A sessão especial foi transmitida ao vivo pela Rádio Assembleia (FM 98.3), TV Assembleia (54.3) e as redes sociais do Poder Legislativo (@assembleiarr).

Flickr ALE-RR

Os registros fotográficos do evento podem ser acessados no Flickr da Assembleia Legislativa no endereço https://www.flickr.com/photos/alrr/albums.

Texto: Suellen Gurgel

Fotos: Alfredo Maia/ Jader Souza

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas