Pular para o conteúdo

TRABALHO E EQUILÍBRIO
Servidores participam de palestras sobre melhorias no ambiente e conduta profissional

Servidores da Assembleia Legislativa (ALE-RR) participam de uma programação com palestras diversas que irão auxiliá-los na condução do trabalho no dia a dia e a buscar o equilíbrio entre profissional e pessoal. O encontro ocorre no auditório da Superintendência de Programas Especiais (SPE), de 7 a 13 de dezembro, das 9h30 às 11h30 e das 15h às 17h.

A primeira palestra foi ministrada pela diretora de Gestão de Pessoal do Legislativo estadual, Adília Menezes. Ela falou sobre ética no ambiente de trabalho, rotina, funcionalidade do órgão Legislativo, e importância de gerência e gestão em uma unidade.

Em uma de suas falas, Adília destacou a postura que o colaborador deve ter, como assiduidade e pontualidade. Além disso, o comportamento do servidor também pode refletir no do outro, tendo em vista que um trabalho é feito de forma integrada. “Qualquer ação do servidor, por menor que ele acredite que seja a sua tarefa, tem um impacto direto na vida dos demais servidores daquela instituição onde ele trabalha”, disse.

Patrício Bispo é assistente administrativo do Centro de Convivência da Juventude (CCJuv). Ele conta que conseguiu absorver detalhes que são importantes no funcionalismo público, como a relação com os colegas de trabalho e o bom atendimento ao público.

“Nós estamos aqui para atender à sociedade e o trabalho coletivo no setor público é muito importante para o resultado que nós vamos entregar. Aprendi, também, sobre a comunicação entre os colegas e o respeito mútuo. Muitas vezes, pensamos apenas em nós mesmos e esquecemos a equipe e a convivência. Obviamente, isso vai influenciar no serviço que nós prestamos à população”, ressaltou.

O diretor do Programa Fiscaliza, Rhomer Souza, parabenizou a SPE pela iniciativa. Ele acredita que as palestras irão nivelar o conhecimento dos servidores com relação a aspectos como responsabilidade do cumprimento do trabalho, assiduidade, entre outros.

“Acredito que os gestores também têm de cumprir a legislação em vigor e aquilo que é inerente à função. Muitos servidores da Casa talvez desconheçam a legislação e as responsabilidades que cada um tem de ter. Essa palestra veio para nivelar o conhecimento dos nossos servidores, para que eles possam, realmente, contribuir e, ainda, se corrigir para prestar o melhor serviço na sua instituição”, avaliou Souza.

Conforme Valéria Soares, diretora da SPE, a programação foi mais bem pensada após o encerramento das atividades do CCJuv e o expediente interno de trabalho

“Essa é uma oportunidade para capacitar os servidores sobre várias temáticas do dia a dia que estão relacionadas ao cotidiano de trabalho. Nesta quinta-feira, trouxemos a Superintendência de Gestão de Pessoal, que tratou sobre ética no serviço público e profissional e, também, para eles terem um conhecimento maior das resoluções da Casa. Muitas vezes, os servidores estão ali, mas não têm conhecimento sobre como funciona o próprio trabalho”, frisou.

Ainda de acordo com a diretora, no decorrer dos demais dias, serão abordados tópicos sobre direitos humanos. “Vamos trazer o Chame [Centro Humanitário de Apoio à Mulher] para falar sobre violência doméstica. A programação será finalizada com o Núcleo de Saúde do parlamento com a temática saúde mental no ambiente de trabalho”.

“Vamos finalizar com eles porque a gente entende que é uma das principais causas de estresse e há essa necessidade de sempre trabalhar com os servidores, bem como sensibilizar nas questões pessoais, para que eles levem algo daqui para a vida fora do trabalho”, concluiu Soares.

Confira a programação:

7/12: palestra: Princípios éticos no ambiente de trabalho;

11/11: palestra do Programa de Defesa dos Direitos Humanos (PDDHC);

12/12: palestra do Chame;

13/12: palestra com psicóloga sobre saúde mental no ambiente de trabalho e apresentação da Associação dos Servidores.

Texto: Suzanne Oliveira

Fotos: Marley Lima

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas