Pular para o conteúdo

SEM RECEITA
ALE-RR aprova projeto que proíbe venda de anticoncepcionais de uso veterinário para cães e gatos

Com o intuito de proteger os animais, os deputados aprovaram na sessão ordinária desta terça-feira (12) o Projeto de Lei (PL) nº 136/2023, de autoria de Marcinho Belota (PRTB), que proíbe a venda sem receita de anticoncepcionais hormonais de uso veterinário para caninos e felinos.

O PL, aprovado de forma simbólica, destaca que a proibição se aplica a estabelecimentos comerciais de produtos para animais, como lojas agropecuárias e petshops, consultórios, clínicas e hospitais veterinários, bem como a qualquer pessoa física que venda ou ministre esse tipo de medicação.

Ao justificar o projeto, Belota assegura que na opinião da maioria dos médicos-veterinários, esse tipo de medicamento com preço acessível para inibir o cio revela-se uma “economia perigosa e falsa, na medida em que carrega vários malefícios aos animais submetidos à medicação, entre eles o câncer de mama, hiperplasia mamária, piometra e cistos uterinos e ovarianos”.

O projeto prevê sanções para quem descumprir a lei, com aplicação de multa administrativa no valor de cinco UFERR (Unidade Fiscal Estadual de Referência) por unidade de medicamento vendido ou ministrado. Uma UFERR custa R$ 471,40, ou seja, a multa por medicamento é de R$ 3.707.

A medicação deverá ser prescrita somente por médico-veterinário, conforme o receituário. Uma das vias da receita deverá ficar arquivada nas dependências do estabelecimento comercial.

Texto: Marilena Freitas

Foto: Nonato Sousa

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas