Pular para o conteúdo

CICLO
Palestras ajudam servidores a conhecer mais sobre a ALE-RR e a lidar com desafios diários

Um ciclo de palestras voltado para os servidores da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) que trabalham no Centro de Convivência da Juventude (CCJuv) marca a atuação do órgão que vê o servidor como essencial para o bom desempenho das atividades que são ofertadas gratuitamente para a população.

As palestras com temas relevantes auxiliam no dia a dia dos servidores na condução dos trabalhos, aprendendo a equilibrar a vida profissional e pessoal. Desde 7 dezembro, os colaboradores se reúnem para ouvir, tirar dúvidas e absorver mais conhecimento.

O encerramento contou com a participação da presidente da Assepol (Associação dos Servidores do Poder Legislativo), Adriana Cruz, que apresentou a entidade que propicia inúmeros benefícios aos associados, que vão desde lazer a convênios com diversos segmentos econômicos e sociais.

“Fiquei feliz de participar desse momento e apresentar a associação, o que a gente tem de bom para ofertar para os nossos colegas e trazer novos associados para fazerem parte depois de conhecer um pouquinho sobre os serviços que a gente presta para os servidores da Assembleia Legislativa”, explicou Adriana Cruz, que também é diretora de Relações Institucionais da Superintendência de Comunicação da ALE-RR.

Na condição de servidora efetiva da Casa Legislativa, Adriana Cruz destacou que “esse momento de interação entre a Assembleia Legislativa e os servidores da Superintendência de Programas Especiais, o maior braço social da Casa, é importante porque o servidor está sendo lembrado, além de ser uma oportunidade para conhecer e interagir com os colegas”.

O encerramento do ciclo de palestras contou também com a presença da psicóloga Arieche Silva Lima, que abordou o tema Saúde Mental no Trabalho, um assunto que precisa ser tratado para desmistificar certas realidades, como a expectativa de não vivenciar estresse e as eventuais crises do cotidiano.

“Quando a gente fala de saúde mental no trabalho, o primeiro ponto do entendimento é que a vida é cheia de obstáculos e transformações, e que muitas vezes nós vamos precisar aprender a gerenciar esses momentos, mais do que evitar. Até porque viver momentos de mudança, como a da passagem do ano, nos leva a fazer planos, se organizar. E um ponto fundamental é pensar na saúde no trabalho e na vida pessoal”, explicou.

Como dica, Arieche ressaltou que é preciso repensar as expectativas que se tem em relação à atividade desempenhada, entender que há limites das atividades e do próprio corpo. E quando se percebe que há inúmeras tarefas a realizar, mas o corpo e a mente estão estafados, ela orienta que essa é a hora de buscar ajuda.

“Quando o trabalhador se sente exausto, seja física ou mentalmente, não precisa tentar resolver ou encontrar as saídas sozinho. É hora de procurar um profissional de saúde, em especial uma psicóloga, para conseguir perceber certas coisas que sozinho é difícil”, sugeriu.

A servidora Bruna Duarte Cortez disse que o ciclo de palestras agregou e contribuiu para alargar o conhecimento. “Foi muito bom porque a gente interage com os colegas, aproveita o momento para se descontrair, aprender e levar para a vida. Eu não conhecia a Assepol e foi muito interessante saber de todos os benefícios. A palestra sobre saúde mental é importante porque a gente alivia a mente. Todo mundo tem estresse e acaba ocasionando algum conflito, mas tem que saber relevar e compreender cada um”, disse Bruna.

O superintendente de Programas Especiais, Pablo Sérgio, disse que o ciclo de palestras teve como finalidade melhorar ainda mais a relação entre os servidores. “As palestras são para qualificá-los melhor sobre como a estrutura da Assembleia Legislativa funciona e, também, para falar de temas importantes para a vida pessoal, social e profissional. Durante todo o ano, todas as sextas-feiras, realizamos reuniões reflexivas e de formação. Essas palestras são a continuidade daquilo que fazemos no decorrer do ano”, explicou o superintendente.

Texto: Marilena Freitas

Foto: Alfredo Maia

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas