Pular para o conteúdo

VALORIZAÇÃO
Parlamentares aprovam reestruturação do PCCR dos servidores efetivos do Poder Legislativo

Regime jurídico da carreira de consultor legislativo também foi votado na sessão ordinária desta quarta-feira (13)

Foram aprovados, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (13), dois projetos de lei (PL), ambos de autoria da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa (ALE-RR), que regulamentam carreiras efetivas do Parlamento.

O primeiro a ser aprovado pelos deputados foi o PL nº 313/2023, com 22 votos favoráveis. A matéria dispõe sobre a reestruturação do quadro de pessoal efetivo e do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) do Poder Legislativo.

De acordo com a vice-presidente da Comissão criada para a reestruturação do PCCR, Vivian Nina, a isonomia para todas as carreiras de progressão por qualificação está entre as principais mudanças.

“No PCCR anterior, somente o nível superior tinha três progressões por qualificação e agora nós conseguimos igualar todos os níveis. Fundamental, médio e nível técnico especializado, que é outra diferença do nosso PCCR anterior. Quando nosso PCCR em 2016 foi aprovado, houve um equívoco em relação aos cargos com formação técnica de ensino médio. Agora, conseguimos o restabelecimento dessa classe na casa. Tinha antes, aí foi tirada em 2016, e agora nós conseguimos reaver isso para os colegas, porque foi uma perda para eles, né? Então nós conseguimos, novamente, corrigir isso, e realmente reconhecer que os colegas têm essa diferenciação em relação ao nível médio normal”, ressaltou.

Ainda de acordo com Vivian Nina, também haverá mudanças na tabela de vencimentos, que passa a ser igual a do Tribunal de Justiça de Roraima (TJ-RR), entretanto, a aplicação da nova tabela ocorrerá em três parcelas, sendo 50% do valor em 2024, 25% em 2025 e 25% em 2026. Outra alteração diz respeito à valorização do servidor em fim de carreira.

“Nós conseguimos também que os servidores que já estão em fim de carreira, não tenham prejuízo quanto a essa progressão por qualificação. Como eles estão no fim de carreira, eles não conseguem mais progredir, então nós criamos uma gratificação para que eles tenham o benefício e não sejam prejudicados pelo fato de a casa ter negado antes para eles esse direito”, disse Nina.

Também foi regulamentado o teletrabalho e a modificação dos critérios de avaliação dos servidores, de acordo com o que determina a Lei 053/2001.

Consultor Legislativo

Por 23 votos favoráveis, também foi aprovado o PL 315/2023, que institui o regime jurídico da carreira de consultor legislativo do quadro de pessoal efetivo.

Fotos: Marley Lima
SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas