‘AMIGOS DA POLÍCIA MILITAR’
Deputados são homenageados com título honorífico

A Polícia Militar do Estado de Roraima homenageou nesta sexta-feira (12), 18 parlamentares estaduais com o título honorífico ‘Amigo da Polícia Militar’. A honraria é concedida a civis e militares que contribuíram com o desenvolvimento e crescimento da corporação. A solenidade foi realizada no Fórum Advogado Sobral Pinto e contou com a presença de deputados federais, juízes e servidores do Estado.

Na ocasião foram concedidas também a Medalha Mérito Comunitário e a Medalha Forte São Joaquim. O vice-presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), deputado Marcelo Cabral (Cidadania) destacou a contribuição prestada à instituição, desde seu primeiro mandato.

“Quero agradecer ao comandante-geral, coronel Miramiltom, por lembrar de quem ajuda a PM. Contribuo desde o meu primeiro mandato, valorizando esses PMs que cuidam da segurança da população do nosso Estado, seja no interior ou na capital, zelando para o bem de todos nós. Como deputados, contribuímos com recursos, emendas e indicações para execução do trabalho”, ressaltou Cabral.

Já o deputado Lucas Sousa (PL) afirmou que foi uma grande e grata surpresa receber a homenagem. “Recebi com muita alegria esse convite, pois no meu primeiro ano de mandato, pude apresentar projetos e benefícios à segurança pública e apoiar cursos de formação da Polícia Militar. Tenho um irmão que é policial civil, delegado de polícia, então para mim é uma honra estar aqui perto desses valorosos guerreiros”, destacou.

O parlamentar Renato Silva (Podemos) também se disse honrado em receber o título e ressaltou ter lutado muito pela instituição, principalmente no primeiro mandato por ocasião da realização de concurso público e para chamar mais de mil policiais que hoje estão na rua.

“Tenho muito respeito e eu não tenho medo de falar que a Polícia Militar do Estado de Roraima é a que mais representa a segurança pública no Brasil. É uma polícia séria, que tem muito respeito e não se envolve em escândalos. Quero parabenizar a todos os policiais militares”, disse.

A deputada Catarina Guerra (União) ressaltou que durante seus dois mandatos buscou garantir a segurança do Estado. “Faz parte da pauta que a gente desempenha junto com todos os deputados, e receber essa honraria é gratificante, nos dá coragem, nos impulsiona também a seguir buscando essa valorização, esse cuidado, esse carinho, cujo reflexo maior chega na população, garantindo a segurança para todos”, reforçou.

Isamar Júnior (Podemos) analisou que a honraria é sinal de que os parlamentares estão trabalhando para proporcionar políticas públicas voltadas à segurança da população. “A PM está aparelhada, e nós colocamos recursos dentro da corporação para que ela sirva melhor a sociedade roraimense”.

Como defensor da bandeira da causa animal, o deputado Marcinho Belota (PRTB) se considera um grande parceiro da PM. “Todos os dias, praticamente, eu tenho o apoio da Polícia Militar. Então, eu mais do que ninguém, me sinto honrado em receber esse título. Saio daqui muito orgulhoso de ser lembrado pela instituição”, enfatizou.

Gratidão foi o sentimento que envolveu a deputada Joilma Teodora (Podemos). “Estou muito feliz, mas quem merece essa homenagem é a Polícia Militar, pelo trabalho que vem desenvolvendo no nosso Estado, pela segurança dos nossos jovens, das nossas famílias. Estou feliz por ser amiga da Polícia Militar”, avaliou.

Parceria e reconhecimento

O governador Antonio Denarium (PP) disse que as honrarias são o reconhecimento do Governo do Estado e da Polícia Militar a todos aqueles que contribuíram com o desenvolvimento de Roraima e com a melhoria da qualidade do serviço público. “Parabenizo todos os homenageados que recebem hoje as medalhas Forte São Joaquim, Amigo da Polícia Militar e que são reconhecidos em público pelo trabalho executado”, disse o chefe do Executivo.

O comandante da PM, coronel Miramilton Goiano de Souza, destacou que a Assembleia Legislativa é parceira da Polícia Militar, e que todos os deputados estaduais contribuem, sobremaneira, para o trabalho da corporação. “É por isso que nós conseguimos realizar todas as ações, as operações e o resultado são esses, a gente reduz os índices de criminalidade, mantém a sensação de segurança a contento. O ano passado foi um ano atípico, essa cerimônia é em alusão ao ano de 2023, por tudo que foi feito, e é um agradecimento às autoridades civis e militares que prestaram esse apoio”, afirmou.

Foram agraciados também, mas não compareceram à cerimônia os deputados Dr. Cláudio Cirurgião (União), Angela Águida Portella (PP), Armando Neto (PL), Francisco Mozart (PP), Dr. Meton (MDB), Éder Lourinho (PSD), Idázio da Perfil (MDB), Marcos Jorge (Republicanos), Neto Loureiro (PMB), Odilon (Podemos) e Tayla Peres (Republicanos). Além dos parlamentares, também foi agraciado com o título o superintendente Legislativo, Jardel Souza.

Os registros fotográficos da solenidade poderão ser acessados no Flickr da Assembleia Legislativa no endereço: https://www.flickr.com/photos/alrr/albums/72177720314010682/.

Texto: Marilena Freitas

Foto: Eduardo Andrade