Pular para o conteúdo

PRODUTIVIDADE
Comunicação da ALE-RR atua para aproximar cidadãos do Legislativo

Os canais de comunicação da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) obtiveram em 2023 total êxito na produção de informativos para a sociedade. A TV e a Rádio Assembleia, bem como o setor de imprensa da Casa, fecharam o ano com milhares de conteúdos veiculados em diversos programas e milhões de acessos do público.

“Nossa gestão sabe da importância da Comunicação para dar transparência às ações do parlamento. Os números mostram que esse trabalho vem dando certo e vamos sempre pensar em caminhos que permitam aproximar o roraimense das discussões na mais importante Casa de leis de Roraima”, enaltece o presidente do Legislativo, deputado Soldado Sampaio (Republicanos).

Esse trabalho levou a Comunicação a ser agraciada com o Diploma de Mérito Judiciário, concedido pelo Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR); a ficar em segundo lugar na categoria reportagem do prêmio de jornalismo da Defensoria Pública do Estado (DPE); bem como o segundo lugar no Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria áudio. No fim do ano, foi homenageada no “Destaques do Comércio”, evento realizado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Fecomércio.

“Temos uma equipe competente, atenta ao que acontece na Casa e fora dela. Dessa forma, cumprimos o papel primordial da Comunicação, que é informar, engajar o público em causas importantes, mostrar a atuação da Assembleia em benefício da sociedade e lembrá-lo que ele é o personagem principal desse trabalho e precisa acompanhar o que acontece no parlamento”, comenta a superintendente de Comunicação da ALE-RR, Sonia Lucia Nunes.

TV e Rádio Assembleia

 

TV Assembleia, disponível no canal 57.3, tem programação de 24 horas por dia. No ano passado, completou oito anos no ar, com um vasto catálogo de produções que pode ser assistido também no canal da Casa no YouTube. Somente no Assembleia Informa, principal jornal da emissora, foram veiculadas mais de duas mil matérias.

A produção da TV também contempla os programas Boletim Assembleia, Parlamento em 1 Minuto, Portal Cultural, Sessão Ao Vivo, Em Pauta e Memórias do Esporte. A emissora também estreou 16 documentários, um deles voltado para a rede de apoio e proteção às mulheres vítimas de violência doméstica, que ficou em segundo lugar no prêmio da DPE.

“Somos, hoje, a TV que mais produz material local. Os documentários, por exemplo, têm foco em temáticas regionais, como o que trata do aniversário dos 18 anos do Batalhão da Polícia Militar em Rorainópolis, ou o que aborda as questões climáticas. Fomos para o interior, mostramos como as leis estão refletindo na vida da população e buscamos pautas que são regionais e com impacto direto para as pessoas do Estado”, declarou a diretora de Rádio e Televisão, Camila Dall’Agnol.

Já a Rádio Assembleia, uma parceria com a Rádio Senado, tem quatro horas de programação diária e dispõe de sete programas: Música que a gente gosta, Parlamento de Ponta a Ponta, Diário do Parlamento (principal jornal da emissora), Relembrando a Jovem Guarda, Revista Musical, Viola Sertaneja e o Domingo Esportivo.

Em 2023, o Parlamento de Ponta a Ponta passou a contar com dois novos quadros temáticos, o “Inclusão é Lei”, com foco em debates sobre inclusão social de pessoas com deficiência, apresentado pelo jornalista Rhadachy Wakiyama; e o “Prevenção em Dia”, que aborda cuidados diários para evitar acidentes em casa, sob o comando de Joselinda Lotas. Também estiveram na grade dois podcasts importantes, um sobre a causa animal e o outro sobre o Setembro Amarelo.

“Apesar de dois anos de funcionamento, tivemos grandes conquistas, como a ampliação e modernização dos estúdios. Tivemos transmissões de muitos eventos, entrevistas com os deputados para conversar com a população, visitas de alunos para conhecer nossa rotina. Foi um ano bastante produtivo, gratificante e de intenso trabalho”, comenta a coordenadora da Rádio Assembleia, Joselinda Lotas.

Imprensa e webjornalismo

A relação com os veículos de comunicação é primordial para a transparência e visibilidade das ações da Assembleia Legislativa. No ano passado, 1.021 textos foram produzidos pela equipe de imprensa e webjornalismo, que transformou os debates e eventos na Casa em reportagens para a mídia. Também foram enviados para a imprensa 672 rádios releases.

 

O que é feito fora do parlamento também se torna notícia pelas mãos dos repórteres. Histórias de vida, sucesso pós-cursos e os resultados das atividades socioculturais viram textos que embasam outros conteúdos. Por essa razão, tem relevante papel na comunicação do Poder Legislativo, como menciona a diretora de Imprensa, Leocides Daubermann.

“Nossa principal meta é fazer a notícia chegar até o cidadão, que é o principal beneficiário das ações. Então avaliamos de forma positiva a nossa produtividade, porque conseguimos uma ampla divulgação das ações institucionais da Assembleia. Ao dispararmos esse material para a imprensa, recebemos as demandas dos veículos e mantemos uma relação harmoniosa e proveitosa”, explica Daubermann.

Exposições e visitas guiadas

Também há na Superintendência de Comunicação a Diretoria de Relações Institucionais, que promoveu exposições, como “Mulheres que inspiram”, “Memórias e Lembranças”, a exposição fotográfica itinerante em alusão ao “Dia Internacional Contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças”, e “Olhares do Passado e o Presente da Terra Roraimense”.

Foram produzidas novas edições da Parlamento em Revista, que reúne os principais acontecimentos da Assembleia Legislativa de Roraima, e uma intensificação para divulgar a oportunidade de visita guiada pelo Poder Legislativo. Por meio da visita coordenada pela Comunicação, os alunos puderam conhecer os setores, o processo legislativo, a comunicação e a história da Casa.

“A visita guiada ocorreu após solicitações das escolas e das instituições. Esclarecemos as dúvidas dos alunos, distribuímos revistas e folders da Assembleia Legislativa, facilitando o acesso dos participantes às atividades. Alcançamos crianças e jovens de Boa Vista e do interior, e grande parte foi à instituição pela primeira vez. Uma oportunidade ímpar”, fala a diretora de Relações Institucionais, Adriana Cruz.

A diretoria lançou ainda a “Biblioteca Digital” – versões online e impressa, onde podem ser encontradas todas as publicações importantes da Assembleia Legislativa, como a Constituição Estadual e o Regimento Interno da Casa. A biblioteca está disponível no site do parlamento, que é atualizado diariamente pela mesma diretoria.

Fotos

Os registros fotográficos poderão ser acessados no Flickr da Assembleia Legislativa no endereço: https://www.flickr.com/photos/alrr/albums/.

 

 

Texto: Josué Ferreira

Fotos: Jader Souza/ Marley Lima/ Nonato Sousa

SupCom ALERR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas