Pular para o conteúdo

JANEIRO BRANCO
Secretaria Especial da Mulher da ALE-RR promove palestras com foco na saúde mental

Nesta quarta-feira (24), a Secretaria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) realizou duas palestras referentes ao Janeiro Branco, campanha que reforça e reflete o cuidado com a saúde mental. O evento ocorreu na sede da Secretaria e foi direcionado para servidores do setor e da Ouvidoria-Geral da Casa Legislativa.

Por meio de dinâmicas e informações, a psicanalista do Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame), Janaina Nunes, explicou os objetivos da campanha e forneceu dicas para manter uma boa saúde mental cotidianamente.

 

“Costumo falar que nós temos remédios que não são comprados em farmácias e que nenhum laboratório vai conseguir sintetizar ou fabricar, que é a luz do sol, alimentação saudável, exercício físico, hobbies, lazer, estar em boas companhias e ouvir músicas de acordo com a sua vontade. Com isso, não dizemos que os problemas não existem, mas indicamos que temos capacidade para vencê-los”, comentou a psicanalista.

Outra palestra proferida foi a do psicólogo Wagner Costa, que trouxe aos funcionários da ALE-RR algumas doenças mentais relacionadas ao ambiente de trabalho. Ele informou, por exemplo, que a síndrome de Burnout recentemente foi incluída como doença associada ao trabalho, devido a característica do esgotamento profissional.

“A principal preocupação hoje é o estresse, tanto que o Brasil é considerado o segundo país mais estressado do mundo. Essa situação leva a [síndrome de] Burnout, porque essa doença é estresse não trabalhado adequadamente. Então, as pessoas precisam criar uma cultura de saúde mental e colocarem nas suas vidas atitudes, hábitos e comportamentos que possam gerar emoções positivas”, aconselhou Costa.

A diretora da Secretaria Especial, Glauci Gembro, destacou que a iniciativa das palestras atende à Lei nº1220/2017. A norma instituiu a campanha Janeiro Branco em Roraima e objetiva a realização de ações educativas para o bem-estar da mente.

“Considerando a relevância da lei, trouxemos para os servidores da Secretaria Especial da Mulher, Ouvidoria-Geral e do gabinete da deputada Joilma Teodoro aspectos importantes sobre saúde mental, pois a abordamos sobre vários pilares. Assim, pretendemos melhorar o emocional, a parte física e nutricional dos trabalhadores por meio de ações que serão realizadas durante o ano todo”, informou a diretora.

Quem aprovou a iniciativa do evento foi a assessora parlamentar Talita Sobrinho. A servidora declarou que atividades como essa promovem um melhor ambiente no trabalho e desenvolvem os servidores.

“É importante esse diferencial que a Assembleia Legislativa traz, porque se investe no servidor não somente como profissional, mas também para que ele cresça pessoalmente. Afinal, essas informações a gente aprende aqui e espalha para outras pessoas, seja no nosso meio de trabalho ou nossa família”, refletiu a assessora.

Texto: Anderson Caldas

Fotos: Marley Lima

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas