APOIO POLÍTICO
Vice-presidente da ALE-RR visita regiões afetadas por incêndios em Amajari

O vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima, deputado Marcelo Cabral (Cidadania), acompanhado pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima, Coronel Anderson Carvalho de Matos, visitou, nesta terça-feira (20), regiões impactadas por incêndios e queimadas no município de Amajari, ao norte do estado. O problema tem causado prejuízos à população com a perda de lavouras, gados e pastos.

Um dos objetivos da inspeção foi acompanhar as ações de enfrentamento ao problema e conhecer as necessidades dos moradores para propor soluções. A visita alcançou a Vila do Trairão e Vila Nova. O parlamentar pediu apoio às demais instituições estaduais e federais para mitigar os danos causados pelos incêndios.

“A Assembleia Legislativa não poderia estar longe da população. Por isso, estamos trazendo esse apoio político. Porém, quero pedir a cada deputado federal, senadores e ao presidente Lula que olhe com carinho para Roraima. Precisamos de ajuda para amenizar o sofrimento desse povo”, ressaltou.

Em razão da forte estiagem, Amajari decretou situação de emergência no município. O decreto prevê ações de prevenção e resposta ao desastre. Um gabinete de crise, no âmbito estadual, tem acompanhado a situação em Roraima. “Vamos levar informações a comissões permanentes da Casa e formar uma comissão especial para fazer parte do gabinete de crise, a fim de participar das discussões”, disse o vice-presidente do Poder Legislativo, deputado Marcelo Cabral.

Há 24 anos vivendo no município, o agricultor Reginaldo Santiago explica que, no momento, os esforços se concentram em salvar o que o fogo ainda não destruiu. “Estamos esperando pelas chuvas. A situação agora é tentar salvar o que ainda resta. Não temos o que fazer”, lamentou.

“Nós esperamos que o governo federal ajude, porque as famílias têm perdido vários bens, inclusive, gado. Currais, casas e cercas também já foram destruídos. Nós estamos acompanhando preocupados com essa seca intensa que estamos enfrentando”, destacou o vereador do município de Amajari, David Soares (MDB).

Segundo o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima, Coronel Anderson, a instituição reforçou as equipes que atuam no combate às chamas em Amajari. “Hoje, nós temos seis equipes distribuídas em quatro pontos, combatendo os incêndios. Orientamos a população para que não façam queimadas, porque neste momento, com ventos fortes, vegetação seca e altas temperaturas é muito difícil controlar. Então, é melhor evitar”, enfatizou.

Os focos de calor são locais com altas temperaturas que podem ser atingidos por incêndios. Atualmente, Roraima enfrenta um período de seca, agravado pelo fenômeno El Niño, que deve se estender até abril. Além de Amajari, os municípios de Uiramutã e Normandia também decretaram situação de emergência.

As imagens fotográficas da visita ao município do Amajari podem ser conferidas no Flickr da Assembleia Legislativa, no endereço https://flickr.com/photos/alrr/albums.

Texto: Willians Dias

Fotos: Jader Souza/ Ralyson Ramires