Pular para o conteúdo

AÇÃO FISCALIZATÓRIA
Comissão de Saúde da ALE-RR discute necessidade médica em Hospital Geral de Roraima

Nesta segunda-feira (26), a Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) realizou uma reunião para tratar sobre o dimensionamento das escalas e plantões de médicos do Hospital Geral de Roraima (HGR). O encontro teve a participação dos parlamentares Dr. Cláudio Cirurgião (União), Neto Loureiro (PMB), Jorge Everton (União), Joilma Teodora (Podemos) e diretores e coordenadores do hospital.

Em cerca de duas horas, os deputados debateram com os gestores hospitalares a necessidade de médicos para a demanda do principal hospital e pronto-socorro de Roraima. O ponto central da discussão é sobre a carência de médicos no HGR nas áreas de urgência e emergência, cirurgia geral, ortopédica e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Uma informação bem discutida na reunião foi referente à ala de ortopedia, em que há 50 leitos

e apenas um profissional para prescrição médica. De acordo com os parlamentares e o Conselho Regional de Medicina de Roraima (CRM-RR), esse dimensionamento de trabalho é insuficiente para atendimento da população.

“Hoje a reunião foi muito produtiva, pois identificamos fatores positivos na assistência em relação ao dimensionamento na emergência, porém em outros setores, a exemplo da ortopedia, analisamos que há um dimensionamento inadequado e que pode, sim, culminar com assistência inadequada ao paciente” afirmou o presidente da comissão da ALE-RR, Dr. Claudio Cirurgião.

A diretora do HGR, Patrícia Renovato, participou da reunião e apresentou um panorama de serviços médicos da unidade de saúde ao Legislativo roraimense.

“Nós, enquanto gestores, achamos de suma importância a reunião, tendo em vista que a questão de dimensionamento médico é uma preocupação da nossa gestão também. Apresentamos que a maioria das escalas tem um dimensionamento adequado, porém foi visto que há uma carência de profissionais no Estado, principalmente na medicina intensiva e semi-intensiva”, frisou.

De acordo com o presidente do CRM-RR, Domingos Dantas, a presença da instituição na reunião contribuiu para demonstrar a quantidade de médicos necessários em cada área, bem como buscar profissionais especialistas de outras localidades para suprir a demanda roraimense.

“Roraima tem a menor quantidade de médicos registrados do país inteiro, com 1.350 profissionais. Isso é ainda mais agravado quando se analisam as especialidades médicas, que também são insuficientes para o Estado. Desta forma, a reunião promovida pela Assembleia Legislativa é muito relevante, pois esses encontros possibilitam a nossa contribuição pra o debate, visando garantir qualidade da saúde da população”, disse o presidente do CRM-RR.

Essa foi a primeira de uma série de reuniões que a Comissão de Saúde e Saneamento da ALE-RR realizará para traçar um panorama da necessidade médica no Estado. Gestores de outras unidades de saúde serão ouvidos com o intuito de se preparar um relatório detalhado que será encaminhado ao Poder Executivo estadual.

Os registros fotográficos da reunião da comissão estão no Flickr da Assembleia Legislativa e podem ser acessados por meio do link: https://www.flickr.com/photos/alrr/albums/72177720315084451

Texto: Anderson Caldas

Fotos: Nonato Sousa

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas