Pular para o conteúdo

‘CUIDADOS COM O SERVIDOR’
Palestra na Secretaria Especial da Mulher aborda a importância da atividade física

A Secretaria Especial da Mulher (SEM) da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) promoveu, nesta segunda-feira (26), a palestra “Atividade Física como Promoção de Saúde Mental e Prevenção de Doenças Neurodegenerativas”. O evento, realizado no auditório da instituição, reuniu servidores do órgão e abordou a relevância da prática regular de exercícios físicos para o bem-estar mental e físico.

 

 

Ministrada pelo fisioterapeuta Davisson Figueiredo, pós-graduado em Ortopedia e Terapia Manual, e licenciado em Educação Física, a palestra destacou os diversos benefícios da atividade física, tais como o equilíbrio da produção hormonal (endorfina, dopamina, serotonina), o aumento da disposição para as atividades do dia a dia, a melhora na qualidade do sono, a prevenção de doenças e a redução de alguns sintomas de transtornos mentais, entre outros.

Figueiredo também ressaltou o papel do exercício físico na prevenção de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer e o Parkinson. “A atividade física desempenha uma função crucial, pois auxilia na irrigação das partes cerebrais afetadas por essas doenças”, afirmou o fisioterapeuta.

O especialista ainda apresentou dicas de hábitos saudáveis, incluindo uma alimentação balanceada, o consumo adequado de água (35 ml por quilo corporal) e a prática de atividades físicas com foco na modalidade mais prazerosa, frequência adequada e, especialmente, constância.

Para você, quais atividades físicas devemos praticar? A resposta é aquela que nos faz bem. Se não gosta de musculação, pode optar por correr ou procurar a natação, e assim por diante. Além disso, é importante lembrar que a atividade física também melhora nossa sociabilidade. O ideal é praticar exercícios pelo menos cinco dias por semana, durante 40 minutos. No entanto, se a pessoa só pode se exercitar três vezes por semana, ela deve fazê-lo. O importante é manter a constância”, recomendou.

Figueiredo finalizou o encontro abordando a importância da área da fisioterapia para a prevenção e regeneração de lesões, da quiropraxia para o realinhamento corporal, e o uso de algumas técnicas como ventosaterapita, que estimula a circulação sanguínea na área afetada, e a liberação miofacial, entre outras.

Mudanças de percepções

Os servidores presentes elogiaram a iniciativa da SEM e destacaram a relevância de abordar temas relacionados à saúde mental.

“Isso foi maravilhoso, porque saímos daqui com um novo entendimento sobre a importância das atividades físicas, que é cuidar da mente. Pois, como o palestrante deixou claro, as atividades físicas agem diretamente nas doenças neurodegenerativas”, disse a servidora Talita Sobrinho, que iniciou a prática de atividades há poucas semanas e pretende usar os novos conhecimentos como estímulo.

Esse também é o sentimento da diretora do Chame (Centro Humanitário de Apoio à Mulher), Hannah Monteiro, que participou de uma atividade prática do uso da técnica de quiropraxia durante o evento. “Quis participar para ver como era e levei um susto, mas foi tranquilo, muito bom”, disse a servidora que teve o pescoço realinhado pelo especialista.

“Mas tudo isso foi muito bom, principalmente na questão da continuidade na atividade física, que é algo que eu não faço normalmente, e eu falho bastante nisso, então é muito bom ver que realmente isso é importante”, complementou Monteiro.

Continuidade

Segundo a diretora da SEM, Glauci Gembro, a palestra faz parte de um ciclo de eventos mensais promovidos pelo órgão, com o objetivo de cuidar da saúde mental dos servidores, que lidam diariamente com mulheres vítimas de violência doméstica e familiar no Chame, e com os autores dessas violências por meio do Centro Reflexivo Reconstruir.

“Programamos diversas palestras ao longo do ano, abordando temas variados para prevenir problemas de saúde mental e melhorar a qualidade de vida desses servidores. Como cuidamos das mulheres que nos procuram enfrentando situações de violência doméstica, estamos priorizando o cuidado interno com nossos servidores para que possamos atender melhor nosso público externo”, explicou a diretora.

Sobre a SEM

A Secretaria Especial da Mulher (SEM-ALE-RR) tem como objetivo promover a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.

Uma das suas missões é incentivar mulheres a romper ciclos de violência e outras violações de direitos, oferecendo atendimento multidisciplinar (psicológico, social, jurídico, orientação e informação).

Atendimento Presencial:

•   Boa Vista: Avenida Santos Dumont, nº 1470, bairro Aparecida. Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h (sem intervalo para o almoço).

•   Rorainópolis: Núcleo da Secretaria Especial da Mulher, na Rua Senador Hélio Campos, sem número, BR-174. O atendimento multidisciplinar funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

 

Atendimento Remoto:

•    ZAP CHAME: Por meio do número (95) 98402-0502, qualquer pessoa pode denunciar ou pedir ajuda. O informante não precisa se identificar, e a mensagem é mantida em sigilo absoluto. Técnicas do CHAME orientam de acordo com as demandas. Os atendimentos ocorrem 24 horas por dia, inclusive sábados, domingos e feriados.

Texto: Suellen Gurgel

Fotos: Marley Lima

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas