BIÊNIO 2024/2025
Três deputados de Roraima são empossados no Parlamento Amazônico

Os deputados Armando Neto (PL), Dr. Cláudio Cirurgião (União Brasil) e Lucas Souza (PL) foram empossados nesta quinta-feira (29), respectivamente, nos cargos de 2º secretário, conselheiro fiscal e secretário de Direitos Humanos do Parlamento Amazônico. A solenidade de posse da Mesa Diretora para o biênio 2024/2025 foi realizada no auditório Amizael Gomes da Silva, da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (ALE-RO).

O Parlamento Amazônico reúne parlamentares estaduais dos nove estados que compõem a Amazônia Legal: Amazonas, Acre, Amapá, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Pará, Maranhão e Tocantins. Eles foram eleitos durante a 26ª Conferência Nacional da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais), em Fortaleza, Ceará, em novembro do ano passado.

O deputado Armando Neto assume a segunda secretaria da Mesa Diretora. “É uma responsabilidade grande e uma satisfação imensa assumir a segunda secretaria do Parlamento Amazônico, onde se discutem questões para melhorar a qualidade de vida de nós, amazônidas, que temos o direito, as condições necessárias, por tudo que contribuímos com este país e esta nação, de ter o mínimo de reconhecimento, carinho e atenção devida do Poder Público, do governo federal e deste mundo inteiro, que é beneficiado com as riquezas que tem a Amazônia”, afirmou.

O secretário de Direitos Humanos do Parlamento Amazônico, deputado Lucas Souza (PL), disse que já existem muitas pautas na Região Amazônica que dependem do olhar dos direitos humanos.

Eu recebo com muita honra, responsabilidade e com gratidão o convite para assumir a Secretaria de Direitos Humanos do Parlamento Amazônico. Temos pautas muito importantes a serem tratadas, começando com a migração desenfreada, que é uma calamidade de direitos humanos que vivemos lá em Roraima, assim como no Pará existem as denúncias da Ilha de Marajó”, comentou.

Feliz em fazer parte do Parlamento Amazônico como conselheiro fiscal, o deputado Dr. Cláudio Cirurgião destacou que Roraima também sofre com outros assuntos. “A migração no Estado já vem de longa data e agora temos as queimadas, pautas que precisam de um reforço urgente do governo federal”, destacou.

Prestigiaram também a posse dos colegas os deputados Gabriel Picanço (Republicanos), Isamar Junior (Podemos) e Rarison Barbosa (PMB). “Estamos aqui trazendo as dificuldades das nossas estradas, a questão fundiária, indígena e da mineração, temas que merecem um maior compromisso e um apoio do Legislativo tanto de Roraima quanto dos estados que compõem o Parlamento Amazônico”, explicou o deputado Rárisson.

O deputado Gabriel Picanço acredita que é preciso todos entenderem que a Amazônia é forte e que falta a união dos parlamentares, tanto estaduais quanto dos federais, para que o desenvolvimento seja mais rápido.

Precisamos convocar também os prefeitos e vereadores da Amazônia para fazermos pressão junto ao governo federal para que o nosso objetivo seja alcançado, pois temos problemas importantes na pauta da Amazônia”, disse o parlamentar.

Isamar Junior ressaltou também acreditar que a união seja a base, já que todos os estados da Amazônia enfrentam problemas semelhantes.

Estamos sendo representados por três parlamentares que vão trazer as demandas de Roraima e buscar a solução. Se Deus quiser, vamos sair daqui com alguma solução”, salientou.

Confira abaixo a nova composição do Parlamento Amazônico:

Mesa diretora:

– presidente: Laerte Gomes (RO);

– vice-presidente: Jory Oeiras (AP);

– vice-presidente: Sinésio Campos (AM);

– vice-presidente: Wellington do Curso (MA);

– vice-presidente: Nilton Franco (TO);

– secretária Geral: Edna Auzier (AP);

– 1º secretário: Afonso Fernandes (AC);

– 2º secretário: Armando Neto (RR);

– 3º secretário: Dirceu Ten Caten (PA).

Secretarias Temáticas do Parlamento Amazônico:

– Secretaria de Relações Institucionais: Jean Mendonça (RO);

– Secretaria da Juventude: Thiago Abrahim (AM);

– Secretaria de Direitos Humanos: Lucas Souza (RR);

– Secretaria de Minas e Energia: João Luiz (AM);

– Secretaria da Mulher: Antônia Sales (AC);

– Secretaria de Agricultura e Terras: Marcelo Cruz (RO)

– Secretaria de Assuntos Ligados a Suframa: Wilker Barreto (AM);

– Secretaria de Segurança Pública: Delegado Lucas (RO);

– Secretaria de Relações Internacionais: Adjuto Afonso (AM).

Conselho fiscal:

– presidente: Ismael Crispin (RO);

– conselheiro: Cláudio Cirurgião (RR).

Coordenador-geral e tesoureiro:

Adm. Flávio Ricardo Castro (AM).

Texto: Marilena Freitas

Fotos: Eduardo Andrade