COMPROMISSO
Aurelina Medeiros e servidoras recebem menção honrosa por décadas de dedicação ao Parlamento roraimense

Emoção e gratidão marcaram as homenagens recebidas pela deputada Aurelina Medeiros (Progressistas) e mais 11 servidoras da Casa Legislativa durante a sessão especial pelo Dia Internacional da Mulher, promovida pela Secretaria Especial da Mulher (SEM), nesta sexta-feira (8), no Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas.

Elas foram agraciadas com um buquê de flores e menção honrosa por sua contribuição, dedicação, conhecimento e compromisso com o Poder Legislativo, pelas mãos da responsável pela pasta, deputada Joilma Teodora (Podemos), do presidente da ALE, Soldado Sampaio (Republicanos), e pelos deputados Angela Águida Portella (Progressistas) e Coronel Chagas (PRTB).

Cumprindo seu sétimo mandato, Aurelina Medeiros também foi homenageada com a apresentação de uma videobiografia sobre sua trajetória no Parlamento roraimense, bem como outros cargos administrativos ocupados por ela. Emocionada, a parlamentar conta que é uma honra ser a deputada mais antiga e ser mulher.

É a gente quem luta, quem é corajosa e competente. Também temos nossos medos, porque nos são dadas atribuições que nenhum homem assume, como ser mãe, criar filhos e ser profissional. A gente tem medo, mas faz com muita coragem e competência. Então, hoje, eu quero dizer a todas as mulheres: vocês são capazes, vocês podem chegar aonde quiserem, tenham coragem sempre, lutem por vocês, pelos seus filhos, pelo seu Estado e por todas nós”, declarou.

A servidora do Cerimonial Maria Aurilena Fagundes conta que ficou admirada com tal reconhecimento e ainda poder fazer parte da história do Parlamento, onde entrou em 1991.

É maravilhoso estar aqui nesta Casa há 33 anos, contribuindo, colaborando com nossos conhecimentos. Eu vim para cá como chefe de gabinete do deputado constituinte Airton Cascavel e é muito bom sermos reconhecidas em vida. Então, eu estou maravilhada”, disse.

Outra homenageada foi a taquígrafa Maria Eliane Gomes Leite, uma das primeiras servidoras da ALE-RR.

Estou muito feliz e grata, pois estou aqui há mais de 30 anos, desde a fundação, quando ainda nem era aqui nesse prédio. Achei muito justa essa homenagem a todas nós da taquigrafia, que damos vida às atas das sessões. Quero agradecer à Assembleia Legislativa, ao presidente Sampaio e à deputada Joilma por essa homenagem e por nos reconhecer”, frisou.

Joilma destacou que o encontro desta sexta-feira comemorou algumas conquistas alcançadas pelo público feminino, mas também lamentou as ações que ainda precisam ser feitas em relação aos cuidados com as mulheres.

Principalmente, quando se trata da violência, que tem aumentado cada dia mais no nosso Estado. Hoje, homenageamos todas as mulheres de Roraima, agradecemos o trabalho da SEM, das mulheres desta Casa, e todas elas que têm se mostrado, lutado e se empoderado. Juntas, tenho certeza de que a gente vai mudar a realidade no que tange à agressão à mulher. São elas quem geram. Então, elas precisam ser respeitadas, precisam de carinho e acolhimento. Um feliz Dia da Mulher”, desejou a parlamentar.

Já o chefe do Legislativo salientou a importância de resgatar as personagens que fizeram parte da história do Parlamento, a exemplo da Galeria Lilás, que retrata as mulheres que exerceram e exercem mandatos políticos em Roraima, e mais uma edição da exposição “Mulheres que Inspiram”.

Identificamos mulheres do dia a dia: feirante, árbitra de futebol, policial, dona de casa, ou seja, queremos envolver todas e não nos limitarmos àquelas que vivenciam a política. É claro que elas merecem destaque e precisam ser mostradas e reconhecidas, até mesmo para servirem de exemplo e incentivo às demais, mas todas merecem homenagem no dia de hoje”, avaliou.

As demais servidoras reconhecidas foram: Ana Rita Alves Barreto; Gizelda Pinheiro de Barros; Jucilene A. Gomes dos Santos; Lucineide Coutinho de Queiroz; Maria Cristina E. Xavier Coelho; Maria Jaime L. Menezes; Maria Raimunda Alves Melo; Salete Soares da Silva e Silvia Maria Macedo Coelho.

A sessão foi aberta com apresentações do saxofonista Augusto Monteiro, do Instituto de Música de Boa Vista (IMBV), e do grupo de dança Jazz Arte. Mais registros do evento podem ser conferidos no link flickr.com/photos/alrr/albums/with/72157719751278765.

Texto: Suzanne Oliveira

Fotos: Marley Lima / Eduardo Andrade / Nonato Sousa / Alfredo Maia