‘ENTRE AS PÁGINAS DO TEMPO’
Livro lançado na ALE-RR conta história do jornalismo impresso do Estado no período de 1907 a 1988

O livro “Entre as Páginas do Tempo”, escrito pela jornalista Cyneida Correia, foi lançado na manhã desta sexta-feira (8) na Assembleia Legislativa do Estado de Roraima (ALE-RR). O lançamento, que faz parte da programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher, é uma iniciativa da Superintendência de Comunicação em parceria com os Programas Especiais do Poder Legislativo.

A obra, resultado da dissertação de mestrado na área de identidade e memória concluída em 2022 na Universidade Federal de Roraima (UFRR), conta a história da criação dos jornais impressos do Estado no período de 1907-1988.

O presidente da ALE-RR, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), disse que o Poder Legislativo, sendo sinônimo da Casa Povo, deve sempre apoiar iniciativas que contribuam para o desenvolvimento social da região, sendo o livro uma fonte de novos conhecimentos que influenciam no aprendizado da população.

A Assembleia está aberta para a sociedade, em especial, para valorizar essas belas iniciativas. É difícil falar de uma amiga como a Cyneida, com uma identidade política, por quem tenho um carinho. Sem sombra de dúvida, é uma grande jornalista, uma grande escritora, que conhece de perto os bastidores da política roraimense, cuja obra resgata um pouco da nossa história política. Recomendo o livro para quem ainda não comprou”, afirmou o presidente.

A jornalista Cyneida Correia disse que estava feliz com a receptividade da Casa Legislativa, e que esse acolhimento é uma recompensa pelos dois anos de pesquisa.

É um grande prazer receber essa homenagem da Assembleia Legislativa porque o livro fala sobre a história política de Roraima, então é uma honra fazer aqui a primeira divulgação deste trabalho, desta pesquisa que conta toda a trajetória do jornalismo impresso em Roraima, quando os jornais ainda eram distribuídos em canoas pelo Rio Uraricoera até chegar aos dias de hoje, um jornalismo de internet”, disse.

A superintendente de Comunicação da ALE-RR, Sonia Lucia Nunes, ressaltou que a Casa Legislativa tem feito um trabalho importante ao abrir espaço para a cultura e para os escritores lançarem livros.

Cyneida, além de ser uma jornalista conceituada de Roraima, lançou esse livro fruto da dissertação de mestrado, contando um pouco da história do jornalismo no nosso Estado, sendo um tema importante não só pra nós, que fazemos a comunicação da Assembleia, mas para os demais veículos e políticos envolvidos, para conhecer um pouco do que aconteceu lá atrás, afinal, é por meio da história que a gente entende o presente e faz algo melhor para o futuro”, ressaltou Sonia.

Adriana Cruz, diretora de Relações Institucionais da Assembleia Legislativa., disse que a Assembleia é receptiva e abre as portas com entusiasmo para todo tipo de manifestação cultural.

O espaço é destinado para a cultura do Estado de Roraima. E hoje temos essa manhã de autógrafos da jornalista Cyneida Correia. Esperamos que nos próximos meses outros artistas possam vir se credenciar e usar esse espaço para divulgar o seu trabalho”, afirmou.

Prestigiando o lançamento do livro, a professora doutora Vângela Morais destacou a importância da obra para Roraima.

Para nós, professores do programa de pós-graduação que acompanhamos essa pesquisa da Cyneida, é um momento especial estarmos aqui nessa virada de produção que é apresentar à sociedade uma pesquisa tão rica, numa perspectiva histórica do jornalismo. É uma devolutiva que ela faz à sociedade e que nos traz muito orgulho, gratidão, porque a gente precisa, cada vez mais, escrever a história do nosso lugar, do nosso Estado”, exaltou.

Resgate histórico

Quais foram as transformações significativas na imprensa escrita de Roraima e como a mídia impressa ajudou a moldar e foi moldada pelas atividades políticas regionais? Essa é a pergunta central do livro “Entre as Páginas do Tempo”, que conta a trajetória de mais de um século do jornalismo impresso em Roraima.

O estudo feito em dois estados, Roraima e Amazonas, mapeou as informações relacionadas aos jornais, resgatando as memórias desse jornalismo e as mudanças políticas e econômicas durante esse período.

A pesquisa traz informações do primeiro manuscrito, de 1907, até a transformação do ex-território em Estado, em 1988. O trabalho faz uma análise crítica do papel da política e dos políticos locais na história do jornalismo roraimense, mostrando o comportamento dos veículos impressos e de que forma noticiavam a atuação desses personagens da história de Roraima.

Dividido em quatro capítulos, o livro está disponível em todas as plataformas digitais como a Amazon, Carrefour, Editora Atelha e Americanas, por R$ 52. Em algumas plataformas, o frete é mais barato.

Texto: Marilena Freitas

Fotos: Nonato Sousa