Pular para o conteúdo

DIA MUNDIAL DA ÁGUA
Consumidor tem direito à indenização em casos de interrupção indevida, aponta Procon Assembleia

A água é um dos recursos naturais mais preciosos, além de indispensável para a existência dos seres humanos. Em Roraima, desde o início do ano, a população tem sofrido com a falta de chuvas e diversos focos de incêndio. O período de estiagem severo é causado pelo El Niño, que deve durar até meados de abril. Dos 15 municípios, 12 decretaram situação de emergência.

Nos últimos meses, o Rio Branco, que atende a maior parte da capital, tem baixado consideravelmente e preocupado os moradores sobre um possível racionamento de água. No entanto, a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer), empresa responsável pelo abastecimento em todo o Estado, informou que não haverá necessidade.

No Dia Mundial da Água, Procon Assembleia divulga material informativo sobre direitos dos consumidores desse serviço essencial – Foto Jader Souza

Em alusão ao Dia Mundial da Água, celebrado nesta sexta-feira (22), o Procon Assembleia promoveu uma ação informativa sobre direitos dos consumidores com relação a problemas com a concessionária de água, interrupção na distribuição, entre outras, aos motoristas que pararam no sinal da Avenida Ataíde Teive com São Sebastião, na zona Oeste da cidade.

O comerciante Francisco Rodrigues tem um ponto em frente ao semáforo. Ele conta que mora no bairro Tancredo Neves há mais de 15 anos com a esposa, e em horários específicos a água fica fraca e em outros, totalmente sem.

Francisco Rodrigues é comerciante – foto Jader Souza

“O problema é constante. Ao meio-dia, depois à tarde, lá pelas 17h e 18h, a água fica fraca demais e tem vezes que falta, não tem nada. Esse problema acontece há muito tempo, e eu moro perto de uma caixa d’água, mesmo assim, quando não falta, fica fraca”, relatou.

Conforme o Código de Defesa do Consumidor, os serviços públicos essenciais devem ser prestados de modo ininterrupto, mas se admite o corte em alguns casos, como inadimplência e motivos técnicos de segurança, devendo haver comunicação prévia e informação sobre o dia da suspensão.

Segundo a diretora do Procon Assembleia, Mileide Sobral é necessário que os clientes conheçam seus direitos para que sejam exigidos em casos de má prestação de serviço.

Diretora do Procon Assembleia, Mileide Sobral – Foto Jader Souza

“Nesse material informativo, falamos sobre as possibilidades de corte, quando pode acontecer, e, no caso de falta de água, onde eles [consumidores] podem recorrer. Para eventuais reclamações, a gente deixa também o contato do Procon para que possam formalizar denúncias”, informou Mileide.

Ainda conforme o órgão, o serviço não pode ser cortado, mesmo por inadimplência do consumidor, em casos que afetem direito à saúde (doença grave); que a dívida seja do usuário antigo ou muito antiga (anos atrás); o valor da dívida seja irrisório e ocorrer alegação de fraude no medidor.

“Outros casos, que são considerados padrões, podem ser ressarcidos a título de indenização moral, no órgão de defesa”, explicou Sobral.

No Dia Mundial da Água, Procon Assembleia divulga material informativo sobre direitos dos consumidores desse serviço essencial – Foto Jader Souza

O Procon Assembleia atende presencialmente de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na Superintendência de Programas Especiais (SPE), localizada na Avenida Ataíde Teive, 3510, bairro Buritis, e também pelo WhatsApp no número (95) e 98401-9465 ou pelo site al.rr.leg.br/procon.

A data

O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 22 de março de 1992. A data visa conscientizar a população sobre respeitar e preservar essa substância, essencial para a continuação da vida no planeta.

Na oportunidade, a ONU também divulgou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que possui dez artigos, para evitar desperdícios, entre eles o que diz “a água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores”.

Texto: Suzanne Oliveira

Fotos: Jader Souza

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas