Pular para o conteúdo

DEBATE SOCIAL
Assembleia Legislativa discute discriminação, assédio moral e sexual no ambiente de trabalho

Evento faz parte da programação da Semana do Ouvidor promovida pela Ouvidoria-Geral do Poder Legislativo – Nonato Sousa/SupCom-ALE-RR

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) promoveu, nesta terça-feira (26), o evento intitulado “Assédio moral, sexual e discriminação” com o intuito de apresentar as particularidades desses crimes tão presentes no ambiente de trabalho. A ação faz parte da programação da Semana do Ouvidor, promovida pela Ouvidoria-Geral da Casa Legislativa.

Para uma plateia de servidores e estudantes do ensino médio, o evento abordou os tipos de discriminação, a exemplo da racial, de gênero, de orientação sexual e de nacionalidade. Além disso, a atividade proporcionou a identificação de comportamentos que caracterizam o assédio moral e sexual.

O ouvidor-geral da ALE-RR, deputado Isamar Júnior (Podemos), destacou que o evento é mais uma forma de apresentar o assunto à sociedade, com o objetivo de facilitar a denúncia desses crimes.

Isamar Junior, ouvidor-geral da ALE-RR: ‘Temos profissionais capacitados para lidar com casos de assédio moral ou sexual’ – Nonato Sousa/SupCom-ALE-RR

“É algo que ocorre mais frequentemente a cada dia. Algumas pessoas talvez não se sintam à vontade para falar ou inseguras para abordar o assunto, mas a Ouvidoria da Assembleia Legislativa está pronta para atender. Temos profissionais capacitados para lidar com casos de assédio moral ou sexual, sendo que tudo é tratado no mais absoluto sigilo”, frisou o parlamentar.

Um dos palestrantes foi o ouvidor da Controladoria-Geral da União (CGU), Celso Duarte. Ele apresentou os aspectos constitucionais que envolvem os direitos humanos e fundamentais e declarou que essas ações buscam evitar comportamentos discriminatórios.

Celso Duarte, ouvidor da CGU: ‘A palestra contribuiu um pouco mais para a conscientização e respeito às diferenças’ – Nonato Sousa/SupCom-ALE-RR

“Trouxemos uma noção jurídica das consequências de falas e atitudes discriminatórias para as pessoas que não sabem da importância de conviver com os diferentes. Então, a palestra contribuiu um pouco mais para a conscientização e respeito às diferenças referentes aos migrantes, às pessoas que têm orientação sexual diferente, enfim, das pessoas mais oprimidas da sociedade”, disse o ouvidor.

O evento contou também com a coordenadora-geral de Sindicância e Processo Administrativo Disciplinar do Governo do Estado, Patrícia Maciel, que proferiu palestra sobre assédio moral. A servidora declarou que a discussão do tema é relevante para combater esse tipo de crime no âmbito laboral.

Umas das palestrantes foi Patrícia Maciel, coordenadora-geral de Sindicância e Processo Administrativo Disciplinar do Governo do Estado – Nonato Sousa/SupCom-ALE-RR

“Hoje nós sabemos que a sociedade vive uma mudança de comportamento, pois o que era tolerado há algumas décadas, hoje não é mais. Nesse sentido, a gente sabe que ferir o outro na dignidade moral e na sua autoestima profissional pode trazer males, inclusive, para a saúde dessas pessoas. E, infelizmente, a gente tem muitas queixas desse tipo de comportamento”, disse Patrícia.

 

 

 

Kauan Santos, estudante: ‘A palestra foi bem importante para conscientizar o pessoal’ – Nonato Sousa/SupCom-ALE-RR

Kauan Santos, aluno do segundo ano do ensino médio, acompanhou as palestras e aprovou a iniciativa. “Foram realmente muito boas, pois ensinaram mais sobre nosso futuro, bem como aprendemos sobre o direito e as consequências do bullying. Foi bem importante para conscientizar o pessoal”, disse o estudante.

Para acessar os registros fotográficos do evento, basta acessar o Flickr da Assembleia Legislativa de Roraima, por meio do link https://www.flickr.com/photos/alrr/albums/.

Canais de atendimentos da Ouvidoria

Os interessados em enviar demandas para a Ouvidoria-Geral da ALE-RR, podem fazê-lo por meio de atendimento presencial na sede da instituição, na Avenida Santos Dumont, nº 1.470, bairro Aparecida, das 8h às 18h. Em Rorainópolis, o núcleo funciona entre as ruas Maranhão e Ulysses Guimarães, S/N, das 8h às 18h.

O contato também pode ser feito virtualmente. Para isso, o interessado deve utilizar os números (95) 98402-2474, em Boa Vista, e o (95) 98402-7039, em Rorainópolis. Pode ainda acessar via e-mail (ouvidoria@al.rr.leg.br) ou pela plataforma on-line disponível pelo link https://al.rr.leg.br/sistema-ouvidoria-geral/.

Texto: Anderson Caldas

Fotos: Nonato Sousa

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas