Pular para o conteúdo

‘MARÇO LILÁS’
Chame auxilia indígenas internadas na Casai a detectarem comportamentos agressivos no ambiente doméstico

Mulheres internadas na Casai Dsei Leste e acompanhantes assistem à palestra do Chame – Eduardo Andrade/SupCom ALE-RR

O Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame), da Secretaria Especial da Mulher (SEM), promoveu uma palestra sobre violência doméstica e familiar para pacientes internadas na Casai (Casa de Saúde Indígena) Dsei Leste e seus acompanhantes, nesta terça-feira (26), durante uma ação de saúde promovida pela Secretaria Estadual do Índio (SEI) em alusão à campanha “Março Lilás”, de prevenção ao câncer do colo do útero.

Foram exibidos para os espectadores um vídeo educativo e slides sobre o que é violência doméstica e familiar, quais os tipos, onde as vítimas podem procurar ajuda para formalização de denúncias e apresentação da Lei Maria da Penha.

Este é o segundo ano que o Chame é convidado para participar da ação referente à campanha no órgão, conforme a diretora Hannah Monteiro, que destacou que, mesmo estando provisoriamente na instituição, conhecimento é sempre bom.

Hannah Monteiro, diretora do Chame – Eduardo Andrade/SupCom ALE-RR

“Apesar de a realidade deles ser diferente, por estarem aqui na Casai, sabemos que a violência doméstica está em todos os lugares. Então, é muito importante eles conhecerem mais sobre essas informações”, frisou.

Segundo Sandra Ariana Soares, responsável técnica pelo programa de saúde das mulheres do Dsei Leste, além de parceiro, o programa de acolhimento à vítima de violência se faz necessário na ação por disseminar conhecimento acerca do tema.

 

 

Sandra Ariana Soares, responsável pela ação – Eduardo Andrade/SupCom ALE-RR

“Ele repassa diversas informações sobre violência doméstica, entre outros serviços que lá são prestados, e hoje estamos com o programa aqui na Casai Dsei Leste, e também ofertando alguns tipos de exames na área da saúde, como o de coleta PCCU [Papanicolau], testes rápidos (Aids/HIV), atendimentos psicológicos e nutricional”, informou.

A Secretaria Especial da Mulher funciona na Avenida Santos Dumont, 1470, bairro Aparecida, em Boa Vista, e em Rorainópolis, na BR-174, próximo à rodoviária. Os atendimentos presenciais ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, sem intervalo para almoço.

Há também a ferramenta ZapChame no número (95) 98402-0502, que funciona 24 horas, inclusive nos fins de semana e feriados.

Texto: Suzanne Oliveira

Fotos: Eduardo Andrade

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas