Pular para o conteúdo

COLÉGIO PEDRO ELIAS
Palestra promovida pelo Chame busca conscientizar estudantes sobre violência doméstica

Colégio Militarizado Pedro Elias abre ciclo de palestras sobre o tema – Foto: Eduardo Andrade/SupCom ALE-RR

O Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame), da Secretaria Especial da Mulher (SEM), iniciou nesta segunda-feira (1⁰) o ciclo de palestras sobre comportamentos que configuram violência doméstica e familiar para estudantes dos ensinos fundamental e médio da rede estadual pública.

Colégio Militarizado Pedro Elias abre ciclo de palestras sobre o tema – Foto: Eduardo Andrade/SupCom ALE-RR

A primeira instituição contemplada foi o Colégio Estadual Militarizado Pedro Elias Albuquerque, localizado no bairro Jóquei Clube, na zona Oeste de Boa Vista. Três turmas do 6⁰ ano participaram do encontro que abordou temas como o ciclo da violência dentro de um relacionamento, entre outros tópicos.

Para a comandante do corpo de alunos, major Maria Lima, é de grande valia crianças saberem reconhecer situações adversas que acontecem dentro do ambiente familiar.

 

Major Maria Lima: ‘Essas situações causam transtornos psicológicos’ – Eduardo Andrade/SupCom ALE-RR

“Essas situações causam transtornos psicológicos, interferem no desenvolvimento social e no aprendizado escolar. Muitas delas vêm atormentadas, amedrontadas, e, às vezes, não conseguem nem se expressar, por temerem represálias que possam ocorrer em casa ou em outro lugar”, ressaltou a major.

Lima destaca ainda que toda a comunidade escolar deve estar envolvida com a temática, para saber lidar com possíveis casos.

“Algumas chegam aqui ao colégio de uma maneira tão fechada e sem se permitir uma comunicação, que nós, as pessoas que lidam no dia a dia com essas crianças, precisamos reconhecer os sinais, saber a forma correta de chegar até elas e obter as informações necessárias para que possam ser ajudadas por quem, de fato, vai prestar o auxílio necessário”, avaliou.

A diretora do Chame, Hannah Monteiro, destacou que o trabalho feito pela equipe do órgão teve grandes resultados ano passado. Por esse motivo, é importante dar continuidade e abarcar um maior número de escolas, tendo em vista que a palestra é direcionada para alunos em idade de formação do pensamento.

Diretora do Chame, Hannah Monteiro: ‘As informações são muito importantes para o crescimento deles’ – Eduardo Andrade/SupCom ALE-RR

“Essas informações são muito importantes para o crescimento deles. A gente percebe que eles já estão cientes dos tipos de violência, e é sempre bom reforçar o que já sabem. Então, quanto antes eles aprenderem sobre o ciclo da violência, mais vai influenciar na vida deles”, disse.

Além das instituições de ensino, qualquer outra pode solicitar a palestra do Chame. Basta entrar em contato pela ferramenta ZapChame no número (95) 98402-0502 ou presencialmente no prédio que fica na Avenida Santos Dumont, 1470, Aparecida. Os atendimentos são de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Em 22 de abril, será a vez dos alunos do Colégio Estadual Militarizado Professora Maria Nilce Macedo Brandão receberem a palestra do Chame, a partir das 9h30. Já no dia 26, os contemplados serão os estudantes da Escola Estadual Fagundes Varela, às 10h.

Texto: Suzanne Oliveira

Fotos: Eduardo Andrade

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas