Pular para o conteúdo

NA ESCOLA
Estudantes ainda desconhecem funcionamento de ouvidoria nas instituições

Cerca de 50 estudantes, dos 1º e 2º anos do Ensino Médio foram estimulados a serem mais ativos no processo de cidadania – Yasmin Guedes Esbell

Antes de começar eu quero saber: quem aqui conhece o que é uma Ouvidoria?”, o questionamento rendeu poucos acenos dos estudantes da Escola Estadual Monteiro Lobato, centro da cidade, na manhã desta sexta-feira (5) durante encontro com a equipe da Ouvidoria-Geral da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR).

Estudantes conheceram os principais canais de atendimento da Ouvidoria-Geral da ALERR de Boa Vista e de Rorainópolis – Yasmin Guedes Esbell

O órgão de escuta apresentou a cerca de 50 estudantes dos primeiros e segundos anos do Ensino Médio o papel desempenhado no Poder Legislativo do Estado e a presença do departamento em instituições públicas e privadas como elo à população.

 

 

 

 

 

Palestra ocorreu com dinamismo e distribuição de material gráfico – Yasmin Guedes Esbell

O encontro, organizado na sala de vídeo da escola, rendeu dinâmicas. Quem acertava as perguntas após as explicações ganhava um chocolate como recompensa. E era durante o Quiz que a assessora técnica da Ouvidoria-Geral, Kesia Carrillo, explicava entre questionamentos e respostas que o órgão recebe informações, sugestões, denúncias, sobre ausência do serviço público e supostas irregularidades do Poder Legislativo e que estas demandas são encaminhadas aos setores competentes e respondidas em até 20 dias.

 

A estudante do 1º ano, Hanna Lorrane desconhecida o papel de uma ouvidoria – Yasmin Guedes Esbell

A estudante Hanna Lorrane admitiu que até a palestra começar, ela desconhecia a função da ouvidoria. “Agora entendi o quanto é bom darmos a nossa sugestão e aprendi que também existe a Ouvidoria Estudantil [projeto da Ouvidoria da ALERR] para melhorar o bem-estar da nossa escola”, disse.

Segundo ela, se houvesse um canal de comunicação desses na unidade de ensino, os estudantes participariam mais. Ela, inclusive, já pensou em sugestões. “De melhorar o saneamento básico, centrais de ar e iluminação”, apontou os principais problemas.

 

 

Isabel Cortez acompanhou as explicações e passou a entender melhor o funcionamento de uma ouvidoria – Yasmin Guedes Esbell

Para a colega Isabel Cortez, a opinião do cidadão tem importância para modificar o lugar onde vive. “Entendi que é importante darmos a nossa opinião do que achamos errado ou certo na nossa cidade”, falou.

 

 

 

Kayky Tavares, do 2º ano, elogiou o trabalho da ouvidoria nas escolas – Yasmin Guedes Esbell

O estudante Kayky Tavares elogiou a participação e o interesse da Assembleia Legislativa de Roraima em aproximar o cidadão da ouvidoria. “Eles vieram para nos explicar como funciona o trabalho deles, que é muito importante para a sociedade”, acrescentou.

 

 

 

 

A assessora técnica da Ouvidoria-Geral da ALERR, Kesia Carrillo, comandou a palestra de forma dinâmica – Yasmin Guedes Esbell

Em cada palestra é plantada a semente do conhecimento. “Acredito que eles terão uma visão mais ampla do que é a política pública, do que podem fazer, como se manifestar. A maioria fica calada por achar que não tem esse direito de se manifestar”, complementou a assessora Kesia Carrillo.

A Ouvidoria-Geral é ligada à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Roraima e funciona em Boa Vista, na avenida Santos Dumont, 1470, bairro Aparecida, e em Rorainópolis, Sul do Estado, na rua Maranhão, com Ulysses Guimarães, s/n, ambos de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Além do atendimento físico, há canais virtuais de atendimento: (95) 98402-2474, em Boa Vista, e o (95) 98402-7039, em Rorainópolis, ou ainda via e-mail (ouvidoria@al.rr.leg.br) ou pela plataforma on-line disponível pelo link https://al.rr.leg.br/sistema-ouvidoria-geral/.

 

Texto e foto: Yasmin Guedes Esbell

SupCom ALERR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas