COMÉRCIO EXTERIOR
Parlamentares da ALE-RR enfatizam crescimento regional em evento sobre Rotas de Integração Sul-Americana

Nonato Sousa/SupCom-ALE-RR

Encontro apresentou orçamento alocado para as obras de infraestrutura para interligação de Roraima com a Guiana – Nonato Sousa/SupCom-ALE-RR

Nesta quinta-feira (04), os deputados estaduais Neto Loureiro (PMB) e Marcinho Belota (PRTB) participaram da plenária “Rotas de Integração Sul-Americana”, evento promovido pelo Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), com o apoio da prefeitura de Boa Vista. O destaque do encontro foi a apresentação da Rota da Ilha das Guianas, caminho que interligará estados do Norte, incluindo Roraima, com a Guiana, Suriname e Venezuela.

De acordo com o parlamentar Neto Loureiro, a proposta de integração rodoviária de Roraima com a capital da Guiana Inglesa abre muitas oportunidades de desenvolvimento regional, tanto para o empresariado, quanto para a população roraimense.

Deputado Neto Loureiro: “Ficamos muito felizes em participar de um momento como esse e que traz notícias importantes para nossa população – Nonato Sousa/SupCom-ALE-RR

“Viemos para o evento com a presença da Ministra do Planejamento, Simone Tebet, pois sabemos que a concretização dessa estrada que liga o Brasil à Guiana é de extrema importância para o desenvolvimento econômico de Roraima. Ficamos muito felizes em participar de um momento como esse e que traz notícias importantes para nossa população”, ressaltou Loureiro.

Já o deputado Marcinho Belota destacou que a Rota Ilha das Guianas representa uma oportunidade única para o desenvolvimento econômico e social de Roraima. Para ele, o evento possibilitou a demonstração de um olhar diferenciado do governo federal com o crescimento do estado de Roraima.

Deputado Marcinho Belota: “Roraima vai ganhar muito com essa rota, possibilitando a exportação de produtos e interligando Roraima com outros países. – Nonato Sousa/SupCom-ALE-RR

“Muitas vezes, a população roraimense se sente isolada, mas com essa integração, nos sentimos valorizados. Com certeza, Roraima vai ganhar muito com essa rota, possibilitando a exportação de produtos e interligando Roraima com outros países. Sem dúvida alguma, o empresariado roraimense e população de Roraima vai se beneficiar com esse projeto”, declarou.

O evento

Em mais de três horas de evento, foram discutidos e apresentados pela ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, como os Estados amazônicos, com ênfase em Roraima, serão beneficiados pela Rota das Ilhas das Guianas. Conforme informação ministerial, são 10 obras em Roraima, incluídas no novo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), entre infraestrutura de transportes, energética e digital.

O evento teve a participação da ministra de planejamento, Simone Tebet, que detalhou o orçamento para as obras em Roraima – Nonato Sousa/SupCom-ALE-RR

“Com essa rota, nós estamos falando em diminuir em até 20 dias o tempo de distância que leva do Brasil para chegar na China. Isso significa que há mais competitividade internacional nos nossos produtos. Portanto, não tenho medo de errar em dizer que o futuro depende de Roraima, do Norte e do interior do nosso país”, declarou a ministra.

A secretária do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, Adriana Melo Alves, também esteve no encontro e destacou que a Amazônia necessita dessas rotas entre o continente sul-americano para o desenvolvimento regional.

Secretária do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, Adriana Melo Alves – Nonato Sousa/SupCom-ALE-RR

“A Amazônia é uma região prioritária na política regional brasileira, com desafios ambientais, extensa territorialmente, com potencial econômico e biodiversidade rica, mas ainda com indicadores sociais abaixo da média nacional. O Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional busca superar esses desafios, aproveitando as oportunidades geradas pelas rotas de integração sul-americanas”, declarou a secretária.

O Cônsul da Guiana, Rodger King, também expressou a alegria em ter o projeto da rota entre os países sendo posto em execução.

Cônsul da Guiana, Rodger King – Nonato Sousa/SupCom-ALE-RR

“Nós temos que aproveitar esse momento para que nossas populações sejam beneficiadas, pois o desenvolvimento e o investimento na infraestrutura vão acontecer. Não é mais um sonho, é realidade”, concluiu.

O evento também contou com a participação do governador de Roraima, Antonio Denarium; o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, a presidente da Federação da Indústria em Roraima, Izabel Itikawa, além de autoridades e gestores públicos municipais, estaduais e federais.

Texto: Anderson Caldas

Fotos: Nonato Sousa