Evento teve foco a qualificação de docentes e acadêmicos para diagnóstico e intervenção de estudantes autistas
Neste sábado (6), o Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr), do Programa de Atendimento Comunitário da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), promoveu a palestra “O trabalho educacional com a pessoa com autismo: identificação e intervenção”, ministrada pelo professor doutor Alexandre Marchiori, tendo como foco a inclusão das pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) no âmbito escolar.
Durante o evento, que ocorreu no Plenário Valério Caldas de Magalhães, Marchiori abordou os déficits das pessoas com autismo nas áreas de interação social, comunicação e comportamento. Ele ressaltou a necessidade de intervenção por parte dos profissionais da educação, visando minimizar os impactos do transtorno na vida social e funcional dos autistas.
“A questão do autismo é muito atual e tem despertado o interesse de várias áreas, impactando muitas famílias. Por isso, é um assunto que precisa ser tratado principalmente pelos profissionais da educação, que são os primeiros a receber essas crianças nas escolas, os primeiros a lidar e até identificar esses casos de autismo, encaminhando essas crianças para um tratamento posterior”, destacou o palestrante.
A deputada Angela Águida Portella (Progressistas), presidente do Programa de Atendimento Comunitário, participou da palestra e enfatizou a relevância do evento para dar segurança aos profissionais atuarem em sala de aula.
“Em abril, período em que celebramos o mês de conscientização sobre o autismo, estamos intensificando nossas atividades, hoje com foco nos profissionais de educação e acadêmicos. Sabemos da dificuldade que muitos educadores enfrentam ao identificar e lidar com o autismo. Por isso, gostaria de incentivá-los a procurarem o Teamarr para nos sugerirem formações e palestras. Estamos de braços abertos e prontos para colaborar juntos em prol da inclusão, que é tão necessária”, convidou a parlamentar.
Uma das participantes foi a professora de educação física, Eliana Mendonça, que desenvolve projeto científico com autistas de três a dez anos, com o intuito de melhorar habilidades psicomotoras e sociais. A profissional acredita que são essas capacitações que fazem a diferença no acolhimento de pessoas atípicas nos estabelecimentos de ensino.
“Considerando o mundo escolar, é necessário que tenhamos esses conhecimentos, pois a escola ainda precisa de muitas adaptações para atender essas crianças. Então, a capacitação se torna extremamente importante para a gente, assim como a parceria do Teamarr”, ponderou a docente.
A diretora do Teamarr, Jussara Barbosa, enfatizou que o objetivo da instituição é levar informação para que as pessoas tenham um olhar diferenciado para as crianças do espectro autista.
“Quando você recebe a informação, passa a ter um olhar diferente para as crianças do espectro. A nossa intenção é capacitar não só os professores, mas também a comunidade em geral e os pais, para que tenham esse olhar diferenciado para o acolhimento da criança do espectro, entendendo suas características e diferenciando das demais crianças”, conclui Jussara.
Os registros fotográficos da palestra podem ser acessados no Flickr da Assembleia Legislativa de Roraima, por meio do link https://www.flickr.com/photos/alrr/albums/.
O Teamarr
O Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), atende crianças e adolescentes diagnosticados com transtorno do espectro autista (TEA), realiza terapias e faz encaminhamentos e capacitação para familiares e profissionais da saúde.
Os interessados pelos serviços gratuitos do programa podem procurar a nova sede do Teamarr, localizada na Avenida Santos Dumont, nº 1193, bairro São Francisco. O horário de funcionamento é das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.
Texto: Anderson Caldas
Fotos: Nonato Sousa
SupCom ALE-RR