Evento teve foco em mesclar conhecimentos sobre primeiros socorros com correta abordagem de pessoas com autismo – Jader Souza/SupCom-ALE-RR
O Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), iniciou nesta terça-feira (9) o treinamento de primeiros socorros com ênfase em crianças autistas. A capacitação é destinada a pais, professores, cuidadores e público interessado na temática e faz parte da programação do centro em alusão ao Abril Azul, mês dedicado à conscientização sobre o autismo.
Para uma turma lotada, o treinamento possibilitou o aprendizado de técnicas de abordagem de uma pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), aliado aos conhecimentos de primeiros socorros. Durante o evento, a socorrista e enfermeira Geisa Tavares apresentou aspectos legais e conceituais sobre o autismo e o atendimento de emergência, bem como realizou o treinamento prático de salvamento de pessoas.
“Esse tipo de treinamento é pioneiro no Estado e integra o ‘Saber para Salvar’, projeto que capacita servidores das escolas públicas sobre primeiros socorros, e o Teamarr. Dessa forma, a nossa abordagem está sendo voltada para pessoas com TEA, sendo que o nosso foco é ensinar noções de primeiros socorros às pessoas, porém com uma abordagem mais empática”, informou Geisa.
Idealizadora tanto do projeto “Saber para Salvar” quanto do programa Teamarr, a presidente do Programa de Atendimento Comunitário da ALE-RR, deputada Angela Águida Portella (Progressistas), destacou que o evento visa levar mais segurança a pais e profissionais que convivem com o TEA.
“Fico extremamente feliz em perceber como o conhecimento e a formação podem tornar a vida mais leve e fácil, permitindo-nos ter a atitude correta quando necessário. O Teamarr promove um trabalho que realmente faz diferença e, hoje, nessa parceria com o ‘Saber para Salvar’, estamos empenhados em compartilhar esse conhecimento com o maior número possível de pessoas, pois ele pode, literalmente, salvar vidas”, enfatizou a parlamentar.
Na plateia, a pedagoga Alessandra Duarte estava atenta ao treinamento. Ela é mãe de duas crianças autistas e acredita ser essencial saber os detalhes desse atendimento emergencial.
“Viemos eu e meu marido para essa capacitação com o intuito de termos mais conhecimento nessa área da saúde. Como mãe atípica, sei que a abordagem correta de um autista é fundamental, sobretudo nos casos de atendimento de primeiros socorros”, declarou.
O treinamento ocorreu na nova sede do Teamarr, localizada na Avenida Santos Dumont, nº 1193, bairro São Francisco. A capacitação de outras turmas acontece nas tardes dos dias 11, 16, 18 e 23 de abril, todas com vagas esgotadas. Entretanto, devido ao sucesso, novos treinamentos de primeiros socorros com ênfase para pessoas com TEA serão realizados.
“Tivemos uma demanda muito grande e precisamos encerrar as inscrições antes do previsto. Para quem não conseguiu participar, não se preocupe, pois abriremos novas turmas nos próximos meses. Fique atento às redes sociais da Assembleia Legislativa [@assembleiarr], pois divulgaremos um novo link e novas datas em breve”, informou Erbeson Silva, servidor do Teamarr.
O Teamarr
O Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), atende crianças e adolescentes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA), faz terapias e encaminhamentos e capacitação para familiares e profissionais da saúde.
Os interessados pelos serviços gratuitos do programa podem procurar a nova sede do Teamarr, localizada na Avenida Santos Dumont, nº 1193, bairro São Francisco. O horário de funcionamento é das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.
Os registros fotográficos do treinamento podem ser acessados no Flickr da Assembleia Legislativa de Roraima, por meio do link https://www.flickr.com/photos/alrr/albums/.
Texto: Anderson Caldas
Fotos: Jader Souza
SupCom ALE-RR