Pular para o conteúdo

ALÉM DOS 40º
Estiagem volta a ser tema de documentário da TV Assembleia

A mais nova produção da TV Assembleia, canal 57.3, aborda o trabalho de combate aos mais de 4 mil casos de focos de calor registrados em Roraima, além de tratar sobre as mudanças climáticas no Estado em 2024. O documentário “Além dos 40º – Estiagem Severa”, está disponível na grade de programação da emissora legislativa e no canal do YouTube (@assembleiarr), no link https://youtube.com/live/Yfk8nworD5c?feature=share.

A primeira edição deste curta-metragem foi ao em outubro de 2023. Naquela ocasião, o Estado já enfrentava os primeiros sinais de seca. As produções têm como finalidade promover a conscientização acerca das questões ambientais e climáticas.

A jornalista Júlia Matos, responsável pelas entrevistas no documentário, conta que as duas produções mostram cenários diferentes e advertem sobre a necessidade de cuidar do meio ambiente, conforme alertas feitos pelos estudiosos da área.

 

“A primeira produção fala muito do que estava por vir, mais calor e a possibilidade do rio mais seco. Ouvimos especialistas na área de clima e o Corpo de Bombeiros, que falou das operações de prevenção. Agora, vivemos o problema como o Rio Branco seco, muitos focos de incêndios, áreas destruídas pelo fogo e, dificuldade de abastecimento. Mostramos também as tentativas de apagar os incêndios e ao mesmo tempo as ações para atender as famílias que precisam. As duas produções tentam conscientizar as pessoas de que é preciso preservar os rios, usar de forma consciente a água e mudar a práticas com relação às queimadas, porque o fogo, sem controle, pode causar desastres ambientais”, contou.

Júlia ressalta que esta segunda edição, que teve o município de Amajari como o “personagem do documentário”, vai impactar quem assistir ao filme pelas imagens fortes. “O público vai ver como é difícil combater os incêndios, como o fogo pode afetar a economia dos pequenos produtores, derrubar os atrativos turísticos de uma região como o Tepequém, além da fumaça que muito incomoda a nossa população”, disse.

A lição que fica, de acordo com Júlia,  é que “precisamos mudar o nosso pensamento diante do clima, ter uma atitude de cuidado e preservação diante do planeta, pois o planeta é a nossa casa”.

A diretora da TV Assembleia, Camila Dall’Agnol, disse que a motivação para dar continuidade ao assunto nesta segunda edição era a preocupação com os efeitos do fenômeno El Nino e a consequente estiagem no Estado.

“Naquele primeiro documentário o Corpo de Bombeiros nos alertou para o que estava por vir. Eles já sabiam que iria piorar. O meteorologista também nos alertou, dizendo que vinha uma seca muito severa no começo deste ano. Acompanhando isso e percebemos que eles estavam certos, gerando a necessidade de dar continuidade ao material”, explicou Camila.

De acordo com a diretora, mostrar na prática os efeitos do El Niño e todas as ações que foram previstas por profissionais gabaritados nestas áreas foi importante, até mesmo para que no futuro as pessoas possam dar mais credibilidade para essas pessoas que se dedicam a estudar as mudanças climáticas, que podem se agravar ou não com a ação do homem.

“Nessa segunda parte fomos ao interior do Estado mostrar os danos provocados por essas queimadas. Antes, tínhamos a seca, depois entrou o período de vento e aí as queimadas se intensificaram. Junto com elas vieram a fumaça, o desabastecimento de água, as doenças respiratórias. Então todas essas consequências a gente trata nesse segundo material como forma de conscientizar a população”, reforçou Camila.

Ficha Técnica

“Além dos 40 graus – Estiagem Severa”

Reportagem: Júlia Matos

Edição de texto: Camila Dall’Agnol

Produção: Priscila Bezerra e Tamara Araújo

Imagens e drone: Emakson Sarmento, William Santos, Ralyson Ramires e Jorge Luiz

Apoio técnico: Ralyson Ramires e Nonato Sousa

Edição: Freed Faria

Diretor de programação: Bruno Almeida

Revisão: Johann Barbosa

Diretora de televisão e rádio: Camila Dall’Agnol

Superintendente de comunicação: Sonia Lucia Nunes

Texto: Marilena Freitas

Fotos: Nonato Sousa

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas