Pular para o conteúdo

ABRIL AZUL
ALE-RR promove treinamento inédito de primeiros socorros voltado a pessoas autistas

 Evento teve foco em mesclar conhecimentos sobre primeiros socorros com correta abordagem de pessoas com autismo – Jader Souza/SupCom-ALE-RR

O Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), iniciou nesta terça-feira (9) o treinamento de primeiros socorros com ênfase em crianças autistas. A capacitação é destinada a pais, professores, cuidadores e público interessado na temática e faz parte da programação do centro em alusão ao Abril Azul, mês dedicado à conscientização sobre o autismo.

Para uma turma lotada, o treinamento possibilitou o aprendizado de técnicas de abordagem de uma pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), aliado aos conhecimentos de primeiros socorros. Durante o evento, a socorrista e enfermeira Geisa Tavares apresentou aspectos legais e conceituais sobre o autismo e o atendimento de emergência, bem como realizou o treinamento prático de salvamento de pessoas.

Enfermeira Geisa Tavares apresentou aspectos conceituais e práticos durante treinamento – Jader Souza/SupCom-ALE-RR

“Esse tipo de treinamento é pioneiro no Estado e integra o ‘Saber para Salvar’, projeto que capacita servidores das escolas públicas sobre primeiros socorros, e o Teamarr. Dessa forma, a nossa abordagem está sendo voltada para pessoas com TEA, sendo que o nosso foco é ensinar noções de primeiros socorros às pessoas, porém com uma abordagem mais empática”, informou Geisa.

Idealizadora tanto do projeto “Saber para Salvar” quanto do programa Teamarr, a presidente do Programa de Atendimento Comunitário da ALE-RR, deputada Angela Águida Portella (Progressistas), destacou que o evento visa levar mais segurança a pais e profissionais que convivem com o TEA.

Deputada Angela Águida Portella, presidente do Programa de Atendimento Comunitário: ‘O Teamarr realiza um trabalho que realmente faz diferença e, hoje, nessa parceria com o ‘Saber para Salvar’, estamos empenhados em compartilhar esse conhecimento com o maior número possível de pessoas’ – Jader Souza/SupCom-ALE-RR

“Fico extremamente feliz em perceber como o conhecimento e a formação podem tornar a vida mais leve e fácil, permitindo-nos ter a atitude correta quando necessário. O Teamarr promove um trabalho que realmente faz diferença e, hoje, nessa parceria com o ‘Saber para Salvar’, estamos empenhados em compartilhar esse conhecimento com o maior número possível de pessoas, pois ele pode, literalmente, salvar vidas”, enfatizou a parlamentar.

Na plateia, a pedagoga Alessandra Duarte estava atenta ao treinamento. Ela é mãe de duas crianças autistas e acredita ser essencial saber os detalhes desse atendimento emergencial.

 

Mãe de duas crianças autistas, Alessandra Duarte participou da capacitação para saber detalhes do atendimento emergencial – Jader Souza/SupCom-ALE-RR

“Viemos eu e meu marido para essa capacitação com o intuito de termos mais conhecimento nessa área da saúde. Como mãe atípica, sei que a abordagem correta de um autista é fundamental, sobretudo nos casos de atendimento de primeiros socorros”, declarou.

O treinamento ocorreu na nova sede do Teamarr, localizada na Avenida Santos Dumont, nº 1193, bairro São Francisco. A capacitação de outras turmas acontece nas tardes dos dias 11, 16, 18 e 23 de abril, todas com vagas esgotadas. Entretanto, devido ao sucesso, novos treinamentos de primeiros socorros com ênfase para pessoas com TEA serão realizados.

Erbeson Silva, servidor do Teamarr: ‘Abriremos novas turmas nos próximos meses. Fique atento às redes sociais da Assembleia Legislativa [@assembleiarr]’ – Jader Souza/SupCom-ALE-RR

“Tivemos uma demanda muito grande e precisamos encerrar as inscrições antes do previsto. Para quem não conseguiu participar, não se preocupe, pois abriremos novas turmas nos próximos meses. Fique atento às redes sociais da Assembleia Legislativa [@assembleiarr], pois divulgaremos um novo link e novas datas em breve”, informou Erbeson Silva, servidor do Teamarr.

O Teamarr

O Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), atende crianças e adolescentes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA), faz terapias e encaminhamentos e capacitação para familiares e profissionais da saúde.

Os interessados pelos serviços gratuitos do programa podem procurar a nova sede do Teamarr, localizada na Avenida Santos Dumont, nº 1193, bairro São Francisco. O horário de funcionamento é das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Os registros fotográficos do treinamento podem ser acessados no Flickr da Assembleia Legislativa de Roraima, por meio do link https://www.flickr.com/photos/alrr/albums/.

Texto: Anderson Caldas

Fotos: Jader Souza

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas