MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO
Roda de conversa em centro de acolhimento da ALE-RR aborda dificuldades do TEA na adolescência

Evento proporcionou troca de informações entre pais com filhos autistas, bem como interligou conhecimento sobre transtorno com fase da adolescência – Nonato Sousa/SupCom-ALE-RR

Dificuldades do TEA na adolescência” foi o tema da roda de conversa com a psicóloga Elorena Araújo realizada na noite desta terça-feira (16) no Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). A atividade faz parte da programação do Teamarr referente ao Abril Azul, mês de conscientização sobre o transtorno.

Com mediação profissional, os responsáveis por adolescentes com transtorno do espectro autista (TEA) puderam expor as dificuldades na criação dos filhos, sobretudo nesta fase em que há a transição da infância para a vida adulta. Além disso, foram abordados aspectos característicos da adolescência interligando-os aos conhecimentos relacionados ao autismo.

Psicóloga Elorena Araújo: ‘Abordamos a questão socioemocional, tão presente nesta fase da vida, bem como trouxemos informações sobre sexualidade’ – Nonato Sousa/SupCom-ALE-RR

Foi uma grande roda de conversa em que fornecemos dicas e orientações aos pais. Abordamos a questão socioemocional, tão presente nesta fase da vida, bem como trouxemos informações sobre sexualidade. Afinal, os adolescentes autistas têm contato com outras pessoas e é importante saber quem vai ensinar essas questões a eles”, frisou a psicóloga e palestrante Elorena Araújo.

Com uma filha autista de 14 anos, a pedagoga Elizabeth Rocha participou ativamente da roda de conversa. Ela recebeu a conclusão do laudo sobre o transtorno da filha apenas há três meses e considerou relevante a discussão sobre o assunto com outros pais.

Pedagoga Elizabeth Rocha descobriu autismo da filha há três meses e, desde então, participa das atividades gratuitas fornecidas pelo Teamarr – Nonato Sousa/SupCom-ALE-RR

Desde que descobri o autismo da minha filha, tenho participado de várias palestras e aprendido muito, inclusive fiz o curso de primeiros socorros aqui no Teamarr. Acredito ser muito importante esses conhecimentos, porque você encontra pessoas que enfrentam desafios semelhantes e podem te ajudar, tanto por meio da psicóloga quanto pelas experiências de outras mães”, enfatizou.

A deputada Angela Águida Portella (Progressistas), presidente do Programa de Atendimento Comunitário da ALE-RR, ao qual o programa Teamarr é vinculado, destacou que essa é uma das ações do centro para facilitar a comunicação e o entendimento dos adolescentes com TEA.

Deputada Angela Águida Portella, presidente do Programa de Atendimento Comunitário: ‘Essa atividade busca proporcionar aos pais e familiares maior conforto, segurança e conhecimento para lidar com um período que já é naturalmente conflituoso e desafiador’ – Nonato Sousa/SupCom-ALE-RR

Os autistas têm uma forma única de ser e enfrentam uma dificuldade significativa relacionada à interação social. Essa atividade busca proporcionar aos pais e familiares maior conforto, segurança e conhecimento para lidar com um período que já é naturalmente conflituoso e desafiador, principalmente nos aspectos de posicionamento social e profissional”, declarou a parlamentar.

Demais ações

Ainda como parte da programação alusiva ao Abril Azul, o Teamarr vai promover novas turmas para treinamento de primeiros socorros com ênfase em crianças autistas, nos dias 18 e 23 de abril. Além disso, outras atividades serão realizadas para o público em geral.

Em parceria com o projeto ‘Desenvolver’, do Instituto Federal de Roraima [IFRR], teremos no dia 20, na Praça Velia Coutinho, das 17h às 20h, uma programação diversificada com brincadeiras e experiências sensoriais, especialmente voltadas para autistas e seus familiares. Além disso, no dia 27, em parceria com a Setrabes [Secretaria Estadual do Trabalho e Bem-Estar Social], vamos emitir a carteira de identidade de autistas”, informou a deputada.

Serviços gratuitos

O Centro de Acolhimento ao Autista atende crianças e adolescentes diagnosticados com TEA, realiza terapias e faz encaminhamentos e capacitação para familiares e profissionais da saúde.

Os interessados pelos serviços gratuitos do programa podem procurar a nova sede do Teamarr, localizada na Avenida Santos Dumont, nº 1193, bairro São Francisco. O horário de funcionamento é das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Texto: Anderson Caldas

Fotos: Nonato Sousa