Pular para o conteúdo

TEORIA E PRÁTICA
Curso de confecção de trufas da Escolegis aborda técnicas de venda e produção variada

Mais uma turma de confecção de trufas de chocolate da Escolegis, conclui capacitação, no polo Liberdade – Nonato Sousa/SupCom ALE-RR

Atualmente à procura de um emprego, Luís Otamendi, de 46 anos, viu no curso de confecção de trufas de chocolate da Escola do Legislativo (Escolegis), polo Liberdade, uma oportunidade de se profissionalizar e garantir uma nova renda. A oficina teve duração de três dias e se encerrou nesta quarta-feira (17).

Único homem da turma, ele conta que já havia feito o curso de instalação e manutenção de cerca elétrica há cerca de uma semana, e se interessou pelo de trufas por gostar de culinária, principalmente de fazer sobremesas.

Luis Otamendi foi único homem a se matricular na oficina – Nonato Sousa/SupCom ALE-RR

“A forma que a professora nos ensinou foi muito dinâmica e gostei de aprender. Também de como fui tratado pelas colegas, pela Escolegis, de toda a estrutura, a limpeza. Eles se preocupam em nos ensinar e ajudar. Enquanto não consigo um trabalho com carteira assinada, vou começar a fazer os doces e vender”, contou.

Já este foi o primeiro curso de Maria José Farias na instituição de ensino do parlamento. Ela trabalha com costura em casa e ressaltou que a oficina é uma boa oportunidade para quem não abre mão de um extra.

‘O curso é ótimo, possui uma boa estrutura, e a professora também’, avaliou a aluna Maria José Farias – Nonato Sousa/SupCom ALE-RR

“O curso é ótimo, possui uma boa estrutura, a professora também. A oficina é muito útil, principalmente, para quem está desempregado, para quem busca uma renda extra. O melhor de tudo é que é gratuito, pois muitas pessoas não têm condições de pagar um particular”, destacou.

Foram três dias de aprendizado, divididos entre aulas teórica e prática. Conforme a instrutora, Valéria Souza, foram abordados precificação de mercado, temperagens, tipos de recheios, casquinhas das trufas e embalagens.

Valéria Souza, professora da oficina: ‘É um curso para todo mundo, desde quem quer fazer para a família, até para quem precisa complementar o salário’ – Nonato Sousa/SupCom ALE-RR

“A primeira aula foi completamente teórica. Na segunda, já partimos para a parte de produção, com os tipos de recheios, ganaches e casquinhas. Hoje, na finalização, fizemos mais recheios e os tipos de embalagens, opções para o Dia das Mães, que está bem aí, batendo à porta, Dia dos Namorados, Dia das Crianças. Teve várias opções. É um curso para todo mundo, desde quem quer fazer docinhos para um aniversário da família, até para quem precisa complementar o salário, que é o caso da maioria”, pontuou.

Em Boa Vista, a Escolegis funciona em dois endereços: na Avenida Venezuela, 1645, bairro Liberdade, e na Avenida Sólon Rodrigues Pessoa, 1313, bairro Santa Luzia. A instituição oferta diversos cursos profissionalizantes. As aulas ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h.

Texto: Suzanne Oliveira

Fotos: Nonato Sousa

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas