Pular para o conteúdo

ALICIAMENTO
ALE-RR promove treinamento para alunos de escola no bairro Nova Cidade sobre riscos do tráfico humano

Projeto da ALE-RR capacita estudantes sobre riscos do tráfico humano – Eduardo Andrade/SupCom-ALE-RR

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) realizou, nesta quarta-feira (22), um treinamento sobre os riscos do tráfico humano com alunos da Escola Estadual Fagundes Varela, localizada no bairro Nova Cidade. A ação faz parte da semana integrativa do “Educar é Prevenir”, vinculado ao Programa de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania (PDDHC) da Casa Legislativa.

O treinamento específico com os estudantes foi implementado neste ano, com o intuito de sensibilizar ainda mais essa parcela da comunidade escolar, que é muito visada pelos criminosos. A equipe do PDDHC abordou sobre os tipos de tráfico humano e como aliciadores utilizam as redes sociais para atrair novas vítimas.

Psicopedagoga Cleia Ferreira alertou sobre como agem aliciadores em plataformas virtuais – Eduardo Andrade/SupCom-ALE-RR

“Os jovens gostam muito de rede social, pois gravam vídeos para viralizar. O problema é que em muitas dessas plataformas, quando um vídeo é salvo, guarda também a localização, e isso é uma grande arma para o aliciador. Esses foram alguns alertas que fizemos, sobretudo sobre conversas nesses ambientes virtuais”, destacou Cleia Ferreira, servidora do PDDHC/ALE-RR.

Uma das estudantes capacitadas foi Greiciele Aguiar, de 14 anos. A aluna do nono ano do ensino fundamental relatou que a capacitação foi essencial para identificar a real intenção de aliciadores por trás de uma amizade.

Aluna Greiciele Aguiar afirmou que treinamento teve informações relevantes sobre exploração do tráfico de pessoas – Eduardo Andrade/SupCom-ALE-RR

“Hoje, aprendi muito sobre ter autocuidado, principalmente sobre diferenciar amizades e maldades. Por isso, acredito que nós, jovens, precisamos estar atentos às propostas feitas por meio das redes sociais”, disse.

 

 

 

A professora Atenilza Ferreira ressaltou a importância da presença do Educar é Prevenir nas unidades de ensino – Eduardo Andrade/ SupCom ALE-RR

A professora Atenilza Ferreira acompanhou o treinamento e aprovou a iniciativa do Legislativo. “É muito importante que a Assembleia Legislativa tenha vindo aqui com esse tema, pois os nossos adolescentes são alvos fáceis. Como eles passam muito tempo no celular e veem beleza em tudo, muitas propostas crescem aos olhos deles. Por isso, é fundamental que a família esteja atenta a isso”, enfatizou.

O coordenador do Centro de Promoção às Vítimas de Tráfico de Pessoas da Assembleia Legislativa, Glauber Batista, ressaltou que o treinamento foi feito para 21 estudantes líderes, com o objetivo de disseminar a informação de combate ao tráfico de pessoas por meio da interação aluno-aluno.

Glauber Batista, coordenador do projeto Educar é Prevenir: ‘Passamos o conhecimento para os alunos para afirmar que esse crime existe em Roraima, com várias vertentes’ – Eduardo Andrade/SupCom-ALE-RR

“A gente decidiu incluir essa capacitação na semana do ‘Educar e Prevenir’ com base nas experiências vividas na nossa coordenação, criada desde 2016. Então passamos um pouco do conhecimento para afirmar que esse crime existe em Roraima, com várias vertentes, a exemplo da exploração sexual e violência contra crianças, adolescentes e mulheres.”

O projeto

A atividade é uma das realizadas durante a semana de integração do projeto “Educar é Prevenir”, da ALE-RR, que promove diversas ações educativas e informativas, visando sensibilizar e capacitar a comunidade escolar sobre a temática do tráfico de pessoas. Gestores, professores e funcionários passam por um treinamento com o intuito de abordar com os alunos os riscos e as formas mais comuns do tráfico humano, a exemplo do trabalho análogo à escravidão, exploração sexual, remoção de órgãos e adoção ilegal.

Nesta sexta-feira (24), haverá o encerramento do projeto na Escola Estadual Fagundes Varela, com uma roda de conversa com agentes públicos da rede de combate ao crime. Instituições parceiras, a exemplo da Conselho Tutelar, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Divisão de Desenvolvimento Psicossocial Escolar (Dipse), da Secretaria Estadual de Educação (Seed), participam do evento e contam as experiências vividas com o tráfico humano no Estado.

Atendimentos

Desde 2016, o Poder Legislativo trata o tema como política pública por meio do Centro de Promoção às Vítimas de Tráfico de Pessoas, do Programa de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania (CPVTP – PDDHC). O programa é pioneiro nas ações de prevenção e abarca os projetos Educar é Prevenir, Prevenção sem Fronteiras e Mira Ellos.

Os gestores escolares interessados em receber a semana instrutiva do “Educar é Prevenir” podem procurar atendimento na sede do Programa de Defesa de Direitos Humanos e Cidadania, localizada na Rua Coronel Pinto, 524, bairro Centro, ou pelo e-mail traficodepessoas.rr@gmail.com.

Texto: Anderson Caldas

Fotos: Eduardo Andrade

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas