Pular para o conteúdo

EDUCAÇÃO FINANCEIRA
Palestra promovida pela Escolegis aborda planejamento de gastos, orçamento doméstico e consumo consciente

Ministrada pelo consultor financeiro Carlos Henrique Gonçalves, palestra reuniu ervidores do Poder Legislativo e alunos do ensino médio da Escola Estadual Lobo D’Almada – Alfredo Maia/SupCom-ALE-RR

Nesta segunda-feira (27), o Plenarinho da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) recebeu a palestra “Educação Financeira para a Vida”, promovida pela Escolegis para servidores e estudantes do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Lobo D’Almada.

O evento, que teve como palestrante o consultor financeiro Carlos Henrique Gonçalves, abordou temas como planejamento e controle de gastos, orçamento doméstico, investimentos e consumo consciente, com o objetivo de orientar o público a ter uma relação saudável com o dinheiro.

A presidente da Escolegis, deputada Catarina Guerra (União), ressaltou a importância da iniciativa para faixas etárias distintas. Ela é autora da Lei nº 1.428/2020, sobre a Semana Estadual de Educação Financeira, que acontece anualmente na última semana de maio.

Presidente da Escolegis, deputada Catarina Guerra (União) é autora da Lei nº 1.428/2020, que instituiu Semana Estadual de Educação Financeira – Alfredo Maia/SupCom-ALE-RR

“Estamos na semana de educação financeira, quando podemos implementar campanhas educativas e orientações para que possamos estimular esse ensino e orientar nossos jovens e alunos. Pensamos hoje oferecer essa orientação não só aos alunos da rede pública, mas também aos nossos servidores da Casa Legislativa, que precisam de orientação, dicas e dar um start para ajudar a economizar e colocar suas finanças em dia”, explicou a parlamentar.

 

 

 

Diretor da Escolegis, Brenno Carvalho – Alfredo Maia/SupCom-ALE-RR

Na avaliação do diretor da Escolegis, Brenno Carvalho, a falta desse tipo de orientação impacta a vida de muitas pessoas de maneira significativa. “É muito importante falar sobre educação financeira, porque nem todos nós sabemos lidar com o dinheiro, e pelas dificuldades do dia a dia, muita gente acaba se atrapalhando com as finanças, fazendo dívidas. Precisamos aprender a gerenciar o tempo e otimizar essa parte da vida”, afirmou o diretor.

Controle e planejamento de gastos

Carlos Henrique Gonçalves explicou que educação financeira é o processo de adquirir conhecimentos, habilidades e atitudes para administrar e planejar as finanças pessoais de maneira eficiente e sustentável – Alfredo Maia/SupCom-ALE-RR

“Demorei muito tempo para aprender o que era educação financeira, até que me mudei para Minas Gerais para empreender e acabei perdendo todo o meu dinheiro. Agora, quero compartilhar com vocês uma forma simples de aprender sem a linguagem técnica do mercado financeiro”, compartilhou o palestrante, Carlos Henrique Gonçalves, na abertura do encontro.

Ele explicou que a educação financeira é o processo de adquirir conhecimentos, habilidades e atitudes para administrar e planejar as finanças pessoais de maneira eficiente e sustentável.

“Ao levar a criança ao supermercado, o valor da conta é maior ou menor? Maior, né? Então muitas vezes você tem dinheiro, mas não tem a atitude para gerir a sua vida e suas finanças pessoais!”, exemplificou.

De acordo com Gonçalves, o planejamento e controle financeiro devem ser pensados com metas de curto, médio e longo prazo, a fim de proporcionar a sensação de segurança, para que haja recursos suficientes para emergências e situações inesperadas.

“Tomemos como exemplo o Rio Grande do Sul. Duzentos mil da frota de carros perdida, mas apenas 40% tinham seguro. Nessa situação, percebe-se a importância de criar um fundo de emergência equivalente de 3 a 6 meses de despesas. É necessário contribuir regularmente para o fundo de emergência”, ponderou.

Para a orientadora pedagógica da Escola Lobo D’Almada, Nadia Fernandes, momento foi de aprendizado para alunos que ainda estão começando vida financeira, mas que já podem ajudar a gerenciar orçamento da família – Alfredo Maia/SupCom-ALE-RR

Outros pontos destacados foram o controle de gastos por meio do registro de todas as receitas e despesas em uma planilha ou em um aplicativo de finanças, revisar e identificar áreas para cortar despesas desnecessárias, bem como a redução do endividamento, que são soluções que podem ser aplicadas sem complicações.

A palestra também abordou conceitos básicos de fontes de renda (salário, lucro de negócios, investimentos, aposentadoria e renda passiva), despesas fixas e variáveis, poupança (parte da renda guardada para uso futuro) e os tipos de investimentos (caderneta de poupança, títulos do tesouro direto, certificados de depósito bancário, ações, fundos de investimentos e imóveis).

“Os princípios dos investimentos são a diversificação, distribuindo o dinheiro em diferentes tipos de investimentos para reduzir os riscos. Também se deve observar a liquidez, a capacidade de transformar o investimento em dinheiro rapidamente, e ponderar entre riscos e retorno, a relação entre o nível de risco assumido e o potencial de retorno”, esclareceu o especialista.

Entre as técnicas para economizar no dia a dia, estão o controle dos gastos com alimentação, evitando levar os filhos ao supermercado, fazendo uma lista prévia para evitar compras impulsivas, comparando preços em diferentes supermercados e marcas, priorizando dias de promoções e preços por unidade, além da redução do gasto com água e energia e manutenção de equipamentos para evitar gastos desnecessários.

Durante a palestra, os participantes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e compartilhar suas experiências, além de se divertir com um jogo de perguntas sobre os principais temas discutidos.

Para a orientadora pedagógica da Escola Lobo D’Almada, Nadia Fernandes, o momento foi de aprendizado para os alunos que ainda estão começando a vida financeira, mas que já podem ajudar a gerenciar o orçamento da família.

“Ao aprenderem cedo, eles podem ajudar os pais a economizarem, para que eles mesmos usufruam do que os pais recebem. Exigindo menos, pois se exigirem muito, eles sabem que não haverá controle do orçamento dos pais e vão acabar perdendo, né? A educação financeira é muito importante na vida deles”, disse a professora.

 

‘Eu até indico que deveria haver mais palestras como essa, porque no dia a dia, às vezes, uma pequena economia faz diferença no fim do mês”, afirmou a servidora pública Maria Joelma Guerra, uma das participantes da palestra – Alfredo Maia/SupCom-ALE-RR

Os mais experientes também saíram da palestra com novos aprendizados. É o caso da servidora pública Maria Joelma Guerra. “Eu até indico que deveria haver mais palestras como essa, porque no dia a dia, às vezes, uma pequena economia faz diferença no fim do mês. Ah, então, vou aplicar a dica sobre postos de gasolina que eu não sabia. É muito interessante. Quase todos os postos de gasolina têm o mesmo preço, né? E com o aplicativo que monitora isso, vai ajudar demais”, comemorou a servidora.

 

 

 

Servidor público Cleyson Castro também aprovou iniciativa – Alfredo Maia/SupCom-ALE-RR

O servidor Cleyson Castro também aprovou a iniciativa. “A palestra foi muito útil para mim. Também é muito importante o espaço que os alunos da Escola Lobo D’Almada estão tendo, porque nós, adultos, não tivemos essa oportunidade quando éramos mais jovens. Estou gostando muito dessa capacitação, que aborda temas como fundo de emergência, investimentos e poupança”, avaliou Castro.

 

Texto: Suellen Gurgel

Fotos: Alfredo Maia

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas