Ação do Legislativo possibilitou garantir direitos às pessoas com o transtorno do espectro autista – Jader Souza/SupCom-ALE-RR
O Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), em parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), realizou na noite desta terça-feira (04) a entrega de 60 Carteiras de Identificação do Autista (CIPTEA). A cerimônia, realizada no Plenário Valério Caldas de Magalhães da Casa Legislativa, contou com a presença de familiares, autoridades e membros da comunidade.
A deputada Angela Águida Portella (Progressistas), presidente do Programa de Atendimento Comunitário da ALE-RR, ao qual o Teamarr é vinculado, comentou sobre a conclusão dessa ação do Legislativo, iniciada no dia 27 de abril.
“O Teamarr é referência de atendimento a autistas no estado de Roraima e, por isso, sentimos a necessidade de fazermos essa parceria com a Setrabes, em que permitiu a emissão das carteiras de identificação do autista na sede do Teamarr”, e acrescentou que dessa maneira permitiu ao autistas e as famílias um atendimento adaptado com apoio dos profissionais do Centro.
O documento de identificação traz diversos benefícios para pessoas com o TEA (Transtorno do Espectro Autista), entre eles a facilitação do acesso a serviços públicos e privados nas áreas da educação, saúde e assistência social. Além disso, com a criação da Carteira, gestores públicos podem ter a real dimensão da ocorrência do transtorno na sociedade e planejar políticas públicas voltadas a essa população.
Para as famílias, a carteira representa mais do que um documento, mas sim o reconhecimento da necessidade de um tratamento diferenciado e mais humanizado, conforme relatou a psicóloga Karina Maranhão, mãe do Pedro, de quatro anos.
“Como mãe de um filho atípico [a carteira] é muito importante pela questão da inclusão. Ele [o Pedro] vai ter prioridade nas filas e em alguns lugares e, por isso, acredito que é uma vitória. Isso tudo foi facilitado com a ação do Teamarr, lugar que meu filho amou conhecer. Foi uma experiência maravilhosa”, considerou Karina.
Outra beneficiada com a entrega da carteira foi a fiscal fundiária Jamylle Capelo. Ela iniciou a investigação do transtorno ao perceber semelhanças em comportamentos dela com a do filho diagnosticado com TEA. Ela acredita que o documento facilitará a compreensão mais rápida das pessoas sobre o autismo. “Pois, às vezes, passamos por crises, sendo adultos ou crianças. Ter a carteirinha vai ajudar as pessoas perceberem o nosso transtorno, sem julgamentos e preconceitos”, informou.
A diretora do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência da Setrabes, Sulamita Bento, afirmou que a parceria entre as instituições beneficia diretamente a população roraimenses. “Todos nós somos unidos e parceiros com o intuito de fornecer serviços igualitários que alcancem todas as deficiências e também os autistas”, enfatizou.
Como solicitar a emissão da carteira?
O órgão responsável pela emissão da CIPTEA é o Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência, da Setrabes, e fica localizado na avenida São Sebastião, n° 1.195, bairro Santa Tereza.
Para solicitar o documento, o interessado pode acessar a ficha cadastral disponível no link: https://setrabes.rr.gov.br/carteira-do-autista/, imprimi-la, preenchê-la e levá-la à sede do Centro Integrado com a documentação necessária, ou ainda realizar o cadastro pessoalmente. O órgão funciona de segunda a sexta-feira, em horário comercial.
O atendimento é realizado presencialmente, pois é necessária à coleta da foto e da impressão digital. O prazo de entrega das carteiras é de 15 a 20 dias e deve ser retirada no local onde foi solicitada.
Documentos necessários para solicitar a CIPTEA:
- Ficha de cadastro com os dados preenchidos;
- Relatório médico com a indicação da CID;
- Documento de identificação contendo nome completo, filiação, local e data de nascimento;
- RG e CPF;
- Comprovante de residência;
- Documento de identificação do responsável legal, com endereço residencial, número de telefone e e-mail;
- Para solicitantes migrantes com visto temporário ou autorização de residência, residentes fronteiriços ou solicitantes de refúgio, apresentar a Cédula de Identidade de Estrangeiro, a Carteira de Registro Nacional Migratório ou Documento Provisório de Registro Nacional Migratório.
Teamarr
O Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), atende crianças e adolescentes diagnosticados com transtorno do espectro autista (TEA), realiza terapias e faz encaminhamentos e capacitação para familiares e profissionais da saúde.
Os interessados pelos serviços gratuitos do programa podem procurar a nova sede do Teamarr, localizada na avenida Santos Dumont, nº 1193, bairro São Francisco. O horário de funcionamento é das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.
Texto: Anderson Caldas
Fotos: Jader Souza
SupCom ALE-RR