Pular para o conteúdo

FOCO NA QUALIDADE
Servidores do TEAMARR participam de seminário sobre neurobiologia do autismo em Manaus

Servidores do TEAMARR participaram de seminário sobre neurobiologia do autismo, na capital do Amazonas – Foto Maria Vitória/ SupCom ALE-RR 

Aprender para melhor atender e ensinar. Com essa premissa, 58 servidores do Centro de Acolhimento ao Autista – TEAMARR, da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), participaram neste sábado (22) do Seminário sobre Neurobiologia do Autismo – do Diagnóstico à Intervenção, promovido pelo Instituto de Ensino e Pesquisa em Saúde e Inclusão Social (IEPSIS) no Teatro Salle, em Manaus (AM).

A psicóloga Rozianne Melville, que acompanha crianças e adolescentes no TEAMARR, destacou que a participação no seminário vai além da troca de experiências entre profissionais. Para ela, o aprendizado adquirido será essencial para orientar tanto os pais das crianças atendidas quanto os próprios colegas de trabalho.

A psicóloga Rozianne Melville é uma das profissionais que faz acompanhamento de crianças e adolescentes no TEAMARR – Foto Maria Vitória/ SupCom ALE-RR

“O evento permite que os profissionais tenham uma visão ampliada com base na experiência de especialistas de outras regiões. Isso contribui para diagnósticos mais precisos e terapias mais eficazes, sempre visando o desenvolvimento profissional e a qualidade do atendimento”, afirmou.

 

 

 

 

 

Representantes de todos os setores do TEAMARR participaram da capacitação. A servidora Juciane Albuquerque ressaltou a importância da formação contínua para aprimorar a abordagem com os pacientes e seus familiares.

 

 

Servidora do TEAMARR, Juciane Albuquerque – Foto Maria Vitória/ SupCom ALE-RR

“Nosso objetivo é garantir um atendimento de excelência, tanto para as crianças quanto para os pais. O conhecimento adquirido aqui contribuirá para melhorar o suporte prestado às famílias”, disse Juciane, que atua nas visitas domiciliares em Boa Vista.

Com atendimento voltado para crianças, adolescentes e até adultos, o TEAMARR investe constantemente na capacitação de sua equipe. A servidora Nathália Peçanha reforçou que a atualização profissional é essencial para acompanhar novas abordagens terapêuticas.

 

Servidora do Teamarr, Nathália Peçanha – foto Maria Vitória

“Aprendemos sobre questões como mudanças comportamentais e TDAH [Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade]. Pequenas alterações na forma como interagimos com as crianças podem ter um grande impacto, e isso nos permite evoluir enquanto profissionais e aprimorar as estratégias de atendimento”, pontuou.

 

 

 

Durante o evento, a equipe do TEAMARR presenteou os idealizadores do seminário, Emília Gama e Paulo Liberalesso, com um uniforme padronizado da instituição. Para o diretor do Centro de Acolhimento ao Autista de Roraima, Erbeson Silva, a participação no seminário representa um novo marco para o aprimoramento dos serviços oferecidos.

 

 

“Capacitações como essa ampliam as ações voltadas ao suporte de pais e profissionais”, ressaltou o diretor do TEAMARR, Erbeson Silva – Foto Maria Vitoria/ SupCom ALE-RR

“O autismo ainda é um tema em constante evolução, com novas pesquisas e abordagens surgindo a todo momento. Para nós, enquanto profissionais, buscar atualização é fundamental para oferecer um atendimento cada vez mais qualificado”, afirmou Silva.

Segundo ele, a capacitação fortalece a base de conhecimento da equipe e amplia as ações voltadas ao suporte de pais e profissionais, tanto na capital quanto no interior do estado.

 

 

 

Temáticas abordadas

O evento reuniu mais de 500 participantes, incluindo médicos, professores e familiares de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Entre os temas abordados estavam diagnóstico e intervenção, dificuldades motoras, neurodesenvolvimento, autismo em bebês e abordagens terapêuticas.

 

 

O neuropediatra e doutor em Distúrbios da Comunicação Humana, Paulo Liberalesso, apresentou estudos científicos sobre as possíveis causas do autismo e o aumento do número de diagnósticos ao redor do mundo. Segundo ele, cerca de 97% dos casos estão relacionados a fatores genéticos, enquanto os demais podem ser atribuídos a síndromes ou lesões cerebrais.

 

 

Neuropediatra e doutor em Distúrbios da Comunicação Humana, Paulo Liberalesso – Foto Maria Vitória/ SupCom ALE-RR

“O TEA é mais frequente em meninos, com uma proporção de três casos para cada um em meninas. No entanto, quando o autismo se manifesta em meninas, tende a ser mais grave”, explicou Liberalesso.

O especialista também desmistificou conceitos sobre a análise do comportamento aplicada ao diagnóstico e intervenção do TEA, além de reforçar os critérios fundamentais para identificar o transtorno, como prejuízos na comunicação e interação social, além de padrões restritos e repetitivos de comportamento.

No período da tarde, as palestras continuaram com a participação de especialistas renomados. A analista comportamental Cibele Calza abordou a influência das dificuldades motoras no desenvolvimento global da criança com autismo, destacando a relevância da área motora para o progresso das demais habilidades.

Analista comportamental analista comportamental Cibele Calza – Foto Maria Vitória/ SupCom ALE-RR

“Esse é um tema recente e cada vez mais estudado. Antes, focávamos apenas em áreas como fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ABA. Hoje, sabemos que o desenvolvimento motor é essencial para o avanço de nossos pacientes”, ressaltou Cibele.

 

 

 

 

A participação expressiva da equipe do TEAMARR foi elogiada pelos organizadores. “A presença de Roraima neste evento demonstra o compromisso da equipe em qualificar seus profissionais e aprimorar o atendimento às crianças autistas. Isso faz uma grande diferença na qualidade dos serviços prestados”, exaltou a analista comportamental.

O reconhecimento foi reforçado por Liberalesso: “Foi o maior grupo participante do seminário. A prestação de serviços para autistas exige conhecimento científico, e essa equipe veio em busca disso. Estão de parabéns!”, concluiu.

Além dessas palestras, o evento contou com as apresentações:

  • “Marcos do Desenvolvimento e a Importância do Diagnóstico Precoce” – Renata Ferreira
  • “Intervenção em Bebês e Crianças TEA e Análise Aplicada do Comportamento” – Daniela Canovas
  • “Segurança no Tratamento do Autismo” – Rafael Silva

Sobre o TEAMARR

O Centro de Acolhimento ao Autista – TEAMARR faz parte do Programa de Atendimento Comunitário da ALE-RR e atende crianças e adolescentes diagnosticados com TEA, oferecendo terapias, encaminhamentos e capacitação para familiares e profissionais da saúde.

Os serviços são gratuitos e estão disponíveis na nova sede do TEAMARR, localizada na Avenida Santos Dumont, nº 1193, bairro São Francisco. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Texto: Yasmin Guedes Esbell

Foto: Maria Vitória

SupCom ALERR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas