Produzida pelo Canal 57.3, obra retrata a trajetória da policial civil Gislayne de Deus, cuja luta pela prisão do assassino do pai também inspirou o livro Voz de Prisão
A trajetória da policial civil Gislayne de Deus, marcada por uma busca por justiça que durou 25 anos e culminou na prisão do responsável pelo assassinato de seu pai, é tema do documentário “Você sabe quem eu sou?”, produzido pela TV Assembleia, e do livro Voz de Prisão, da escritora Luciana de Gnone. As duas obras foram lançadas nesta sexta-feira (6), em cerimônia realizada na Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR).
Produzido pela TV Assembleia, o documentário foi inspirado no livro Voz de Prisão, da escritora e roteirista Luciana de Gnone. A produção roraimense reúne depoimentos e uma reconstrução dos acontecimentos, desde o assassinato até a prisão do responsável pelo crime. Segundo o jornalista Johann Barbosa, diretor e roteirista da obra, o documentário apresenta um olhar humanizado, sensível e aprofundado sobre a história.

“A gente teve um contato mais amplo com a família, passamos dias gravando com eles, e houve uma aproximação. Acaba sendo um trabalho diferente do jornalismo diário, mas para produção do documentário exigiu esse contato maior”, explicou.
A diretora de Rádio e TV da Assembleia, Camila Dall’Agnol, destacou a importância da produção para preservar a história de Gislayne e aproximar o público de uma trajetória marcada pela busca por justiça. Ela também ressaltou o envolvimento da equipe da TV Assembleia e o compromisso da emissora com o registro de histórias que marcaram Roraima.

“Esse foi um projeto que teve mais de 20 pessoas envolvidas diretamente. É um material que foi preparado ao longo de meses. Nós realmente fomos em busca de personagens que pudessem contar a história profundamente e é com muito orgulho que colocamos esse material no ar hoje”, afirmou.
O deputado Marcos Jorge (Republicanos), que presidiu a sessão solene, ressaltou a importância de valorizar a cultura e a história de Roraima.

“É importantíssimo nós demonstrarmos os valores que temos no nosso estado, tanto em termos de produção cultural como também a história que hoje será apresentada aqui, que tem como personagem central uma pessoa do nosso estado”, destacou.
A delegada-geral da Polícia Civil de Roraima, Simone Arruda, comentou a condução do caso à época e chamou a atenção para o contexto da investigação, realizada há cerca de duas décadas, e os procedimentos adotados pelos policiais naquele período.
“Nós trouxemos alunos do curso de formação da Polícia Civil para que eles observem a responsabilidade que uma ação não executada corretamente pode ter e o sofrimento que traz às pessoas. E isso é muito importante: devemos, a todo custo, evitar que as famílias demorem tanto para ter justiça diante de crimes como este”, afirmou.
Busca por justiça

Depois de 25 anos de espera e luta por justiça, a prisão do responsável pelo assassinato de seu pai, em 2024, representou o encerramento de um ciclo doloroso para Gislayne de Deus e sua família. Desde então, a história ganhou novos registros: além do livro Voz de Prisão e do documentário produzido pela TV Assembleia, também está prevista a produção de um filme.
Para Gislayne, as obras representam novos significados para uma trajetória que, por tantos anos, foi marcada pela dor.
“Hoje é um dos marcos positivos na minha vida e na vida da minha família, porque foi algo muito doloroso para a gente, mas que hoje tem ressignificados importantes. Então, ver este livro, o documentário e, em breve, o filme… Lá em 2024 foi o encerramento desse ciclo, com a prisão do assassino do meu pai, e tudo o que veio depois disso foi um bônus dessa justiça”, declarou.
O documentário está disponível no canal da Assembleia Legislativa de Roraima no YouTube e também será exibido na programação da TV Assembleia, no canal 57.3.
Ficha técnica – Documentário “Você sabe quem eu sou?” | TV Assembleia
Direção e roteiro: Johann Barbosa
Produção: Johann Barbosa; Camila Dall’Agnol; Tamara Araujo; Priscila Araújo
Imagens: Claudinei Sampaio; Luis Garcia, Emackson Sarmento
Imagens aéreas: Leonardo Guimarães
Apoio técnico: Raimundo Matos; Josué Hernandez
Edição de imagens: Marcelo Fernandes
Color Grading: Alex Barroso
Diretor de arte: Fábio Rotter
Edição de texto: Camila Dall’Agnol
Agradecimentos: Rogério Uchôa; Tatiane Megias; Elielton Khanys; Lisias Lima
Elenco da simulação: Elielton Khanys; Claudinei Sampaio; Tamara Araujo; Alex Barroso; Josué Hernandez; Priscila Araújo; Johann Barbosa; Keyli Hernandez
Revisão: Camila Dall’Agnol; Johann Barbosa
Diretor de programação: Janderson Viana
Diretora de TV e Rádio Assembleia: Camila Dall’Agnol
Superintendente de Comunicação: Ana Caroline Ribeiro Peres Maduro
Texto: Bruna Gomes
Foto: Marley Lima, Eduardo Andrade





