Pular para o conteúdo

APRIMORAMENTO TÉCNICO
Servidores do TEAMARR recebem orientação para aplicação de protocolos de avaliação comportamental

O Programa de Atendimento Comunitário, por intermédio do Centro de Acolhimento ao Autista – TEAMARR, promove a capacitação “Avaliação e Desenvolvimento de Habilidades Básicas com Crianças com TEA: compreendendo protocolos comportamentais”, voltado a servidores, com duração de 14 horas, iniciado nessa quinta (24) até sábado (26).

Conforme a ministrante, a psicóloga e analista comportamental Diana Xaud, a oficina é específica para os servidores do órgão que trabalham com análise do comportamento aplicado.

Conforme a ministrante Diana Xaud, a oficina é específica para os servidores do órgão que trabalham com análise do comportamento aplicado. – Marley Lima/SupCom ALE-RR

“É uma terapia voltada para crianças, adolescentes e adultos e muito utilizada para o público autista, porque ensina várias habilidades e ajuda os comportamentos desafiadores. O objetivo dessa formação é, justamente, auxiliar esses servidores a aplicar protocolos comportamentais tanto de avaliação de comportamento como também de ensino de habilidades básicas, que é um dos grandes focos do Teamarr”, explicou.

A formação inicial abordou o comportamento verbal, para auxiliar os colaboradores a compreender o desenvolvimento da linguagem dos autistas e de que forma eles podem ajudar crianças com atrasos comunicacionais.

É muito importante uma pessoa dizer o que quer, o que precisa, se está sentindo dor. Então, a gente começa com uma parte teórica e, depois, vamos para a parte prática, na qual vamos usar dois protocolos”, ressaltou Diana.

De acordo com Lara Costa, coordenadora ABA e psicóloga do Teamarr, esta é a segunda semana de formação sobre análise do comportamento, momento necessário para conhecer mais da terapia para quem tem o TEA (Transtorno do Espectro Autista).

Lara Costa, coordenadora ABA e psicóloga do Teamarr, – Marley Lima/SupCom ALE-RR

“A terapia ABA foca, justamente, em promover mudanças de comportamentos socialmente relevantes. Então, ensinar as crianças a realizar atividades diárias como a se sentar, por exemplo, a prestar atenção, a fazer contato visual, que são coisas que geralmente os indivíduos atípicos têm mais dificuldade, fazem a diferença. Hoje, o foco é se atentar para a avaliação, pois, sem ela, não conseguiremos ter um plano de ensino individualizado. Isso é muito importante para saber qual rumo dar para a intervenção de cada, visto que cada um tem um tratamento específico”, destacou.

O Teamarr

O Centro de Acolhimento ao Autista – Teamarr oferece atendimento a crianças, adolescentes e adultos com TEA, além de capacitação para familiares e profissionais das áreas da saúde e educação.

Os interessados pelos serviços gratuitos do programa podem procurar a sede do Teamarr, na Avenida Santos Dumont, 1193, São Francisco. O horário de funcionamento é das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Texto: Suzanne Oliveira

Fotos: Marley Lima

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas