Pular para o conteúdo

PERSONALIDADES RORAIMENSES
ALERR sedia homenagem do Conselho Estadual de Cultura

O plenário Valério Caldas de Magalhães, na Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), recebeu, nesta segunda-feira (8), cerimônia promovida pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC-RR), que homenageou 36 personalidades ligadas à cultura roraimense. Artistas, fazedores de cultura e autoridades públicas receberam a medalha do conselho e moção de aplausos.

CEC-RR homenageou 36 personalidades com medalha e moção de aplausos em cerimônia realizada na Assembleia Legislativa – Marley Lima/SupCom-ALERR

A escolha foi feita por indicação dos membros do colegiado do CEC-RR e aprovada em sessão plenária. Entre os homenageados estão os deputados Soldado Sampaio (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa, e Marcos Jorge (Republicanos), ex-secretário de Cultura de Roraima.

Valorização da cultura

O presidente da Casa, Soldado Sampaio, destacou o orgulho em receber a solenidade no parlamento e ressaltou a atuação da Assembleia em favor do movimento cultural.

 

 

Presidente da ALERR, deputado Soldado Sampaio, destacou o apoio do parlamento aos artistas e projetos culturais – Marley Lima/SupCom-ALERR

“É uma satisfação ceder o espaço da Assembleia para o Conselho de Cultura e fazer essa homenagem com várias personalidades do estado que, de alguma forma, apoiam e desenvolvem cultura. Aqui no parlamento, realizamos diversas exposições, além de iniciativas como o Roraima Musical e o próprio CCJuv [Centro de Convivência da Juventude]. Assim, a Assembleia tem manifestado total apoio aos artistas, e hoje tive a felicidade de ser homenageado também”, ressaltou.

Já o deputado Marcos Jorge reforçou a necessidade de o Legislativo fortalecer as políticas culturais e lembrou de sua própria trajetória como autor de leis que incentivam projetos no setor.

 

Deputado Marcos Jorge lembrou a atuação na Lei de Incentivo à Cultura – Marley Lima/SupCom-ALERR

“Tive a iniciativa, aprovada por unanimidade, de alterar a Lei 1.545 de 2021, garantindo o abate de 100% no ICMS [Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços] das empresas que apoiam projetos culturais. Isso trouxe de volta apoios importantes, como o festival Canto Forte, que vai revelar novos artistas roraimenses. Fico feliz com a homenagem e destaco o papel do Legislativo em favor da cultura”, ressaltou.

Sentimento dos homenageados

Entre os homenageados, estavam também representantes da literatura e da religiosidade, que simbolizam a diversidade cultural do estado. A presidente da Academia Roraimense de Letras, Cecy Brasil, falou sobre a emoção em ser lembrada pelo trabalho desenvolvido ao longo da vida.

Presidente da Academia Roraimense de Letras, Cecy Brasil, disse que recebeu a homenagem com gratidão e alegria – Marley Lima/SupCom-ALERR

“O primeiro sentimento é de gratidão, e o segundo, de euforia. Fico muito feliz quando lembram de algum trabalho que fiz em prol da cultura de Roraima. Hoje, só tenho a agradecer ao Conselho de Cultura pelo reconhecimento”, disse.

 

 

 

 

 

Mãe Yatylissá Lefã falou da necessidade de diversidade cultural no estado – Marley Lima/SupCom-ALERR

A mãe de santo Yatylissá Lefã destacou a importância de ser homenageada em vida e o valor da diversidade cultural para o estado. “Estou alegre e grata por fazer parte desse grupo maravilhoso que representa a diversidade cultural de Roraima. É bom ser homenageada em vida, porque muitas vezes isso acontece só depois da morte. Faço parte dessa história com amor, festas e alegria. Só tenho a agradecer”, declarou.

Conselho Estadual de Cultura

O presidente do CEC-RR, Jânio Tavares, frisou que a solenidade cumpre o papel de valorizar pessoas que dedicam a vida à arte e ao fortalecimento da identidade cultural.

Presidente do CEC-RR, Jânio Tavares, enalteceu a dedicação dos homenageados e afirmou que a celebração terá continuidade – Marley Lima/SupCom-ALERR

“Há pessoas que, há muitos anos, até no anonimato, fazem da arte o seu ganha-pão. Por isso, é mais do que especial realizar um evento como esse. Tenho certeza de que ele terá continuidade, mesmo após a minha gestão, para que possamos homenagear outras pessoas importantes da nossa história cultural”, destacou.

O CEC-RR é formado por 11 membros, sendo que seis deles são representantes da sociedade civil, eleitos por voto direto. Já os outros cinco são representantes do poder público. Segue abaixo a composição do colegiado:

       Jânio Tavares – Presidente (ocupante da cadeira de Patrimônio Cultural e Museológico)

       Polyana Gomes da Silva – Vice-presidente (ocupante da cadeira de Turismo)

       Clotilho de Matos Filgueiras Sobrinho (representação da Administração Cultural)

       Edinei Laureano Sampaio (ocupante da cadeira de Música)

       Lindomar Neves dos Santos (ocupante da cadeira de Livro e Literatura)

       Luiz Aimberê Soares de Freitas (representante da Administração Cultural)

       Luiza Carmem Brasil (ocupante da cadeira de Artes Visuais e Plásticas)

       Manoel Fernando Soares Estrella (ocupante da cadeira de Audiovisual e/ou Comunicação)

       Raimunda Maria Rodrigues Santos (ocupante da cadeira da Cultura Popular e/ou Indígena)

       Sanderson Silva Canjo (ocupante da cadeira das Artes Cênicas)

       Telma Marques da Silva (ocupante da cadeira das Ciências Humanas e Naturais)

 

Texto: Anderson Caldas

Fotos: Marley Lima

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas