Pular para o conteúdo

NO FESTIVAL TEMPO DE BAMBA
Alunos de capoeira do CCJuv serão batizados em cerimônia especial no polo Buritis

Vinte alunos de capoeira do Centro de Convivência da Juventude (CCJuv), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), serão batizados em uma cerimônia especial marcada para o próximo sábado, 4 de outubro, no polo Buritis, a partir das 18h30.

O batismo faz parte do Festival de Capoeira Tempo de Bamba, realizado pelo grupo internacional Senzala, em parceria com o CCJuv. Serão batizadas também mais outras 20 pessoas do público em geral, totalizando 40 capoeiristas.

O contramestre Maycon Araújo, que dá aulas de capoeira no CCJuv, disse que a programação será uma celebração da cultura popular brasileira e contará com a participação de 150 capoeiristas da comunidade roraimense, além de um dos fundadores do grupo Senzala, mestre Garrincha.

Contramestre Maycon dá aulas no CCJuv há quatro anos – Foto: Eduardo Andrade/SupCom-ALERR

“Vamos ter roda de capoeira, roda de samba, apresentações de Maculelê [manifestação cultural afro-brasileira originária da Bahia], que é uma dança guerreira dos tempos da escravidão. O momento será um verdadeiro encontro com a cultura brasileira, então o público está convidado para prestigiar”, acrescentou.

Transformação social

Atualmente, o Centro de Convivência da Juventude oferece capoeira em três polos: Buritis, Pedra Pintada e Senador Hélio Campos. As aulas são destinadas a alunos de 6 a 17 anos, além de uma aluna especial de 45 anos.

Araújo fez questão de frisar que a capoeira vai além da prática esportiva, promovendo transformação social. “Estou há quatro anos no projeto e já vi mudanças significativas. Muitos jovens que antes estavam ociosos ou em situações de vulnerabilidade passaram a ocupar o tempo com a capoeira. Ela é, para mim, uma filosofia de vida, que ensina disciplina, respeito e alegria”, destacou.

A superintendente de Programas Especiais da ALERR, Marília Pinto, ressaltou que o valor histórico e pedagógico da modalidade dentro do CCJuv é muito significativo, além de proporcionar benefícios para a saúde.

A capoeira é um dos estilos mais bonitos de luta e de autodefesa, surgida como resistência na época da escravidão. Ela exige força, agilidade, concentração e flexibilidade, além de envolver música e dança. É uma prática que agrega diversas habilidades do corpo e da mente”, complementou.

Serviço

O que: Batizado de capoeiristas do CCJuv

Onde: Polo Buritis, na avenida Ataíde Teive, nº 3510

Quando: 4 de outubro, às 18h30

Texto: Bruna Cássia

Fotos: Eduardo Andrade

SupCom ALERR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas