O sonho de se tornar jogador de futebol é o que motiva Ítalo Guilherme, de apenas nove anos de idade, a treinar toda semana no Centro de Convivência da Juventude (CCJuv). Ele faz parte dos 4.800 alunos atendidos pelo programa da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) somente no ano passado.
O balanço realizado pelo Centro de Convivência da Juventude registrou que, em 2025, foram efetuadas mais de 600 novas matrículas, oito novas modalidades passaram a integrar a grade e um novo polo foi criado no município de Normandia.
A proposta em tornar o CCJuv acessível e próximo da população motivou o Poder Legislativo em estender as atividades para outras localidades. “Alegria em saber que nós, da Assembleia Legislativa de Roraima, contribuímos para que crianças, jovens e adultos tenham uma atividade, uma chance de sonhar com uma carreira no esporte, na arte, na música. E seguimos com mais projetos para 2026”, enalteceu o presidente da ALERR, deputado Soldado Sampaio.
Os números expressivos e o reconhecimento das famílias atendidas tornou o CCJuv referência em inclusão social, por meio de suas atividades esportivas, culturais, de lazer e de qualificação profissional.
“Hoje, o impacto social é tirar as crianças das telas e trazê-las para o esporte. É ocupar a criança com uma modalidade esportiva, ajudar tanto na saúde mental quanto no desenvolvimento da criança. Isso é muito importante, é um divisor de águas”, afirmou a diretora executiva do CCJuv, Claudimar Costa.
A mãe de Ítalo, Neide Rodrigues, reconhece o quanto o filho se desenvolveu após iniciar as atividades esportivas no centro, há dois anos. Ela o acompanha nos treinos de futebol e jiu-jítsu e avalia de forma positiva o desempenho do menino em casa e até mesmo na escola.
“O aprendizado para ele é muito bom. A criança aprende mais. Aqui, ele fez mais amizades; apesar de estar na escola ainda, é um meio de complementar o aprendizado e as atividades físicas”, disse Neide.
Quem também carrega o sonho de ser jogador de futebol e vê na CCJuv uma oportunidade para realizá-lo é Rodrigo Henrique, de 14 anos. Ele treina há mais de dois anos e considera o centro um espaço familiar, onde fez amigos e pode fazer o que mais gosta.
“Me sinto muito feliz com os amigos que fazem futebol comigo. Aqui é uma segunda casa pra mim. Meus pais sempre me incentivaram, minha mãe fez minha inscrição aqui”, contou o adolescente.
Cuidado integral com os participantes
Além das atividades esportivas, o CCJuv promoveu, ao longo de 2025, diversas ações voltadas ao lazer e ao bem-estar dos participantes, como atendimentos psicológicos e odontológicos, sessões de cinema nos polos e eventos em datas comemorativas — a exemplo da tradicional festa junina e da visita do Papai Noel em dezembro —, além de capacitações e palestras destinadas aos servidores, contribuindo para a melhoria contínua do atendimento ao público.
Modalidades oferecidas gratuitamente
Entre as atividades mais procuradas estão futebol, balé e música, mas o programa contempla opções para diferentes perfis e interesses.
Esporte: futebol, futsal, badminton, vôlei, treino funcional, ginástica rítmica, jiu-jítsu, judô, caratê, capoeira, atletismo (em alguns polos) e muay thai (em alguns polos);
Música: violão, teclado, violino e coral;
Dança e Movimento: balé, breakdance, k-pop, danças tradicionais e zumba;
Arte e Cultura: teatro e percussão artesanal (em algumas fases).
Apresentações que marcaram em 2025
Dois grandes espetáculos culturais foram destaque na programação do ano: “O Voo da Bailarina”, apresentado pelas alunas de balé no Centro Amazônico de Fronteiras (CAF), e “Árvore da Esperança”, musical de Natal que emocionou o público com sua grandiosidade.
A superintendente de Programas Especiais da ALERR, Marília Pinto, relembrou que o “Voo da Bailarina” envolveu mais de 300 participantes, com duas sessões que lotaram o auditório. Já o espetáculo “Árvore da Esperança” reuniu cerca de duas mil pessoas na plateia, contando com a participação de alunos de outras modalidades e polos do CCJuv.
“Foram muitas atividades, e isso despertou em cada um de nós uma motivação cada vez maior para a gente tentar avançar. Aprendemos, avançamos e, com a ajuda de todos vocês da comunicação, da equipe do cerimonial, da logística e da superintendência geral – não é uma equipe pequena – e o deputado Sampaio [presidente da ALERR], que tem conduzido de maneira magnífica. As pessoas vão ouvindo e vão nos ajudando a realizar tudo isso”, ressaltou a superintendente.
Expectativas para 2026
As metas para o novo ano no CCJuv incluem a abertura de novos polos, a realização de mais campeonatos, promoção de eventos relevantes na programação, o aprimoramento dos atendimentos e a ampliação das atividades oferecidas.
Entre as novidades previstas está o lançamento da plataforma CCJuv no site da ALERR, que reunirá todas as programações e horários, facilitando o acesso e ampliando a participação de jovens da capital e do interior, que poderão realizar as matrículas de forma on-line.
Sobre o CCJuv
O Centro de Convivência da Juventude faz parte da Superintendência de Programas Especiais e foi criado pela Resolução Legislativa nº 026/2021, da Assembleia Legislativa de Roraima. O programa atende crianças, jovens e adultos com atividades voltadas à cultura, lazer, música, esportes, inclusão digital e qualificação profissional, além de ações sociais e comunitárias, de empreendedorismo, formação política e prevenção contra o uso de drogas.
As unidades funcionam das 8h às 13h e das 14h às 18h. Mais informações podem ser obtidas pelo Call Center 0800 006 0670.
Acompanhe as ações do Legislativo
Quer saber tudo o que acontece na Casa Legislativa? Basta acessar o site da Assembleia. Diariamente, a TV Assembleia, canal 57.3, e a Rádio Assembleia, 98,3FM, têm reportagens sobre o que está sendo discutido e aprovado pelos deputados. Se deseja ter toda a programação da emissora legislativa na palma da mão, baixe o aplicativo tvAleRRPlay.
Além disso, você pode acompanhar as redes sociais do Poder Legislativo (@assembleiarr) e o canal no YouTube, onde ficam salvas as sessões plenárias, as audiências públicas, os documentários produzidos pela Superintendência de Comunicação, reportagens, reuniões de comissões e muito mais.
Para ler as propostas de lei ou os textos já aprovados pelos parlamentares, é só visitar o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), ferramenta da Casa que permite ter acesso aos documentos que tramitam na Assembleia, verificar quais matérias serão discutidas nas sessões e outros serviços de interesse público. Já as fotos dos eventos do parlamento podem ser conferidas no Flickr.
Texto: Monica Gizele
Fotos: Eduardo Andrade / Jader Souza / Nonato Sousa / Marley Lima
SupCom ALERR





