Pular para o conteúdo

Aprovado projeto que garante folga para trabalhador fazer exame de câncer

Projeto de autoria dos deputados Jalser Renier (SD) e Dhiego Coelho (PTC).

Trabalhadores da iniciativa privada e empregados domésticos terão direito a um dia de folga anual para realização de exames preventivos de controle do câncer de pele, de mama, de colo de útero, de próstata e de pulmão. É o que garante o Projeto de Lei 039/2017, de autoria dos deputados Jalser Renier (SD) e Dhiego Coelho (PTC), aprovado em turno único, na manhã desta terça-feira (16).

A proposta obteve 14 votos favoráveis e, agora, segue para sanção do Executivo. Conforme a matéria, o direito a folga anual será concedido aos trabalhadores após o término do período de contrato experimental. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer, o câncer de pele lidera a incidência entre homens e mulheres. A segunda posição, para os homens, é o tumor de próstata. Em 2016, foram registrados 61.200 casos. Em relação às mulheres, o câncer de mama contabilizou 57.960 ocorrências.

“É inadmissível que nos dias atuais, por desinformação ou falta de diagnóstico precoce, tantas vidas sejam prejudicadas. Os cuidados diários com a saúde, como fazer os exames anualmente contribuem de forma significativa para a prevenção sendo que quando existem fatores de risco, esses exames são ainda mais necessários”, justificou o deputado Jalser Renier.

Por Sônia Lúcia Nunes

SupCom/ALE-RR

Compartilhar

Notícias Relacionadas

Arquivos

0