Deputados aprovam entrega de Comendas na Assembleia Legislativa

A entrega das comendas foram indicações dos parlamentares Chico Mozart e Evangelista Siqueira.

Os deputados aprovaram na sessão desta terça-feira (16), na Assembleia Legislativa de Roraima, dois projetos de Decretos Legislativos para conceder a entrega de Comendas a pessoas indicadas pelos parlamentares Chico Mozart (PRP) e Evangelista Siqueira (PT). A entrega das comendas acontecerá em data ainda a ser definida.

A primeira, com 17 votos favoráveis, homenageia ‘In Memorian’ o empresário Gilberto Araújo Sobrinho, falecido em outubro de 2015 em um acidente de trânsito. “Uma homenagem muito justa para uma pessoa que foi empreendedora em nosso Estado no ramo de automóveis. Conhecido por nós como Gilbertinho, começou com aluguel de carros e, posteriormente, abriu lojas. Teve sua vida ceifada fazendo o que gostava”, destacou o autor da proposta.

Chico Mozart destacou ainda que o empresário sempre se envolveu com ações sociais e lembrou que no dia do acidente, o mesmo falecera em dia de entrega de presentes no interior. “Infelizmente ele não está mais entre nós. Queríamos prestar homenagem em vida, mas tenho certeza que a sua família receberá de muito bom gosto”, disse.

Em seguida, por 16 votos, o projeto de autoria do deputado Evangelista Siqueira, para homenagear personagens e lideranças que defendem e lutam pela igualdade racial, foi aprovado. “Vivemos em um país onde acompanhamos constantemente casos de discriminação pelas redes sociais, em ambientes como restaurantes e supermercados” e a motivação para a comenda, complementou Siqueira, aconteceu depois de descobrir pessoas e entidades que realizam trabalhos contra o racismo.

A lista para entrega da comenda é extensa e inclui Sebastiana Pereira da Silva, a Tia Sabá (In Memorian); Mário Aiub Luiz Thomé Abdala (In Memorian);o presidente da Associação de Umbanda, Ameríndios e Cultos Afro-Brasileiros de Roraima (Assuaer), Carlos Alberto de Souza Fournier;Antônia Maria da Conceição Lima, conhecida nas comunidades de matriz africana como ‘Mãe Cuiabana’; presidente Estadual a União de Negros pela Igualdade (UNEGHRO) e membro do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS/RR), Glória Rodrigues Serra.

Ainda há o primeiro jogador de capoeira em Boa Vista, Elias Silva Fernandes; o mestre de capoeira Dagoberto Ventura; coordenador da Associação de Capoeira Senzala Roraima, Renato Adolph Lopes; mestre de Reisada e Liderança das Culturas Populares em Roraima, José Lima dos Santos (Zé da Viola); fundador do Boi Comunitário Estrela do Vale e integrante da Associação dos Maranhenses em Roraima, Augusto Vieira da Silva; fundadora do Núcleo de Mulheres em Roraima (NUMURR), Nelita Frank; e a integrante do NUMURR, secretária estadual de Combate ao Racismo da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Antônia Pedrosa Vieira.

Por Yasmin Guedes

SupCom/ALE-RR