Pular para o conteúdo

UNALE – Deputados roraimenses participarão de debates sobre reformas no Brasil

“Este ano os deputados estaduais vão discutir todas as reformas”, disse a deputada Lenir Rodrigues.

No período de 7 a 9 de junho, em Foz do Iguaçu (PR), acontecerá a 21ª edição da Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), promovida pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE), com o tema “O Brasil e Suas Reformas”. O encontro reúne, anualmente, parlamentares, assessores e representantes de entidades nacionais e internacionais e Roraima não ficará de fora.

No evento, os participantes terão a oportunidade de apresentar as necessidades e dificuldades enfrentadas em cada Estado e/ou região brasileira, além de acompanharem palestras proferidas por especialistas do tema. “Este ano os deputados estaduais vão discutir todas as reformas: administrativa, previdenciária, trabalhista, política, crise financeira nos estados”, confirmou a deputada Lenir Rodrigues (PPS).

Lenir, que é titular do Conselho Fiscal do Parlamento Amazônico, reforçou que o grupo levará as peculiaridades da região para a Conferência da Unale. Em relação ao Estado, os pontos elencados serão a ausência da aviação regional que não atende aos municípios de Roraima, outro é a não integração de Roraima ao Sistema Nacional de Energia (SIN). “É um absurdo Roraima ser o único estado do Brasil que não está ligado ao Linhão de Tucuruí e nós estamos vivendo os apagões do Linhão de Guri”, enfatizou.

Outra preocupação da deputada é quanto a pobreza da população na Amazônia. “Porque somos ricos de ecologia, de minerais, de outros fatores, mas o povo é pobre, as escolas estão caídas”, disse.

Ao final da CNLE, haverá a eleição da Mesa Diretora de cada Parlamento regional, como o Parlasul, Parlamento do Nordeste, Amazônico. Uma carta compromisso será elaborada para informar ao Congresso Nacional, aos Ministérios e a Presidência da República o que os parlamentares apresentaram durante o encontro.

Programação

07/06 – Realização de 21 eventos simultâneos à CNLE e às 20h será a solenidade oficial de abertura.

08/06 – 9h30 – Painel: Crise Econômica nos Estados – Participantes: governadores Beto Richa (PR); Tião Viana (AC); Paulo Hartung (ES); Ricardo Coutinho (PB); Paulo Câmara (PE); Geraldo Alckmin (SP); Marconi Perilo (GO); e Wellington Dias (PI). O mediador será o jornalista Heraldo Pereira.

11h30 – Palestra: Modelo de Saneamento, Inovação e Sustentabilidade, proferida pelo diretor presidente da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Mounir Chaowiche.

14h – Painel: O Panorama Econômico e as Reformas. Palestrantes: consultor econômico, Mailson da Nóbrega; presidente do FNCP e ETCO, Edson Viana; e o cientista político, Paulo Kramer. O mediador será o jornalista Heraldo Pereira.

09/06 – Conversa sobre o panorama político e as reformas. Eleição da Diretoria Executiva para gestão 2017 – 2018.

Por Yasmin Guedes

SupCom/ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas