Servidores da Assembleia de Roraima participam de Conferência em Foz do Iguaçu

O encontro é importante para que os servidores possam pontuar qualidades e defeitos de cada Casa.

A 21ª Conferência Nacional dos Legislativos e Legisladores Estaduais promove em seu primeiro dia de programação uma série de eventos simultâneos, voltados para os servidores do Poder Legislativo. São reuniões como da Associação Brasileira de Televisões e Rádios do Legislativo- a Astral, que tratou da expansão das redes de rádio e TV legislativa.

A diretora da TV Assembleia de Roraima, Sônia Lúcia Nunes, disse que o encontro é fundamental para que as emissoras possam trabalhar em sintonia. Ela disse ainda que, apesar do pouco tempo no ar, a TV Assembleia já conquistou espaço. “Neste ano, o nosso canal passou por grandes mudanças, não apenas na programação, mas na qualidade do sinal que transmitimos atingindo municípios do interior do Estado”, disse.

Representantes do Cerimonial do Poder Legislativo roraimense, além de serem escaladas para trabalhar no cerimonial da Conferência, participaram da reunião da Associação Brasileira de Cerimonialistas dos Legislativos. “Tudo que nós aprendemos aqui levamos para nossa Casa, porque há troca de informação. Muitas vezes algo que acontece em outro lugar é solucionado de forma diferente. É realmente uma troca de experiências”, disse a chefe do cerimonial, Silvia Macedo. As servidoras Camila Leite e Karinne Almeida também estiveram presentes.

Servidores efetivos da Assembleia de Roraima participaram da programação promovida pela Fenale (Federação Nacional dos Servidores do Legislativo). De acordo com o advogado Walker Jacinto, o encontro é importante para que os servidores possam pontuar qualidades e defeitos de cada Casa e ao final, uma Carta é encaminhada às presidências contendo as reivindicações. “É o momento que chamamos de ‘pinga fogo’, onde externamos questões importantes. Este ano trouxemos a boa notícia que foi a aprovação do primeiro Plano de Cargos Carreira e Remuneração da Assembleia”, explicou.

A Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e Interlegis – Instituto Legislativo Brasileiro promoveram durante todo o dia palestras e apresentações sobre a educação promovida pelas Assembleias. Duas servidoras do legislativo roraimense, Elísia Martins e Iane Barbosa, expuseram um projeto que já está em prática em Roraima voltado para educação indígena.

Vereadores – O encontro foca em questões como o papel das Câmaras Municipais nas reformas propostas pelo Governo Federal, além de uma troca de experiências nas áreas de saúde e educação. De acordo com a representante dos vereadores de Boa Vista, Aline Rezende (PRTB), o debate pode resultar em futuras propostas a serem implantadas em nossa capital. “São problemáticas muitas vezes que os municípios têm em comum e que aqui trocamos experiências e vemos que o que funcionou em um município pode ser levado a outro”, comentou a vereadora.

UNALE – A Conferência Nacional dos Legislativos e Legisladores Estaduais é promovida anualmente pela União Nacional dos Legislativos e Legisladores Estaduais, a UNALE. Neste ano, a Conferência reúne mais de 1.800 pessoas em Foz do Iguaçu, no Paraná, entre os dias 7, 8 e 9 de junho. Parlamentares do Brasil inteiro estão reunidos para debater e assistir palestras de governadores e ministros voltadas ao tema “Brasil e suas Reformas”.

Por Camila Dall”Agnol

Enviada especial à Foz do Iguaçu – PR