A programação cinematográfica contou com a sessão do filme Planeta dos Macacos, e a tradicional pipoca, refrigerante e água.

Mais de 260 alunos do IFRR (Instituto Federal de Educação) tiveram o privilégio de serem contemplados com o Cine ALE Cidadania, programa da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima (ALERR), na tarde desta quarta-feira, 24. Há dez anos esse iniciativa da Assembleia oferece essa atividade extra sala de aula, que já complementou a vida escolar de mais de 30 mil estudantes da rede pública estadual de ensino, tanto na Capital quanto do interior.

Essa e a primeira vez que os estudantes do IFRR participam do programa, que disponibiliza transporte seguro da escola até ao Cine Super K. Eles foram transportados em ônibus semi leito, escoltados por bombeiros e policiais militares da guarda do Poder Legislativo. Ao chegarem, foram recepcionados pelo presidente da Assembleia, deputado Jalser Renier (SD), e pelo senador Romero Jucá (PMDB).

A programação cinematográfica contou com a sessão do filme Planeta dos Macacos, e a tradicional pipoca, refrigerante e água. Antes de iniciar o filme, houve show de música, dança e vários sorteios. Além disso, os estudantes assistiram vídeos educativos voltados para o público infanto-juvenil, com temas que abordam a gravidez na adolescência, bullying e as graves consequências para quem adere ao mundo das drogas.

“É mais uma alegria saber que esses alunos, por meio do Cine ALE Cidadania, estão tendo a oportunidade de ficar mais próximo da cultura por meio da sétima arte. São mais de 30 mil alunos que tivemos a oportunidade de integrá-los por meio deste programa, o que nos dá a certeza de que estamos no caminho certo. Se sua escola quiser participar, é só entrar em contato conosco na Assembleia, inscrever a escola, e nós atenderemos”, disse Jalser Renier, ao salientar que a intenção é que todos alunos tenham acesso ao programa.

O senador Romero Jucá disse que considera o Cine ALE Cidadania um programa inovador e vencedor. “Eu apoio esse projeto e sempre que for possível estarei presente, porque, sem dúvida, é algo muito importante para formação dos jovens e para a integração da sociedade de Roraima”, ressaltou.

O aluno João Miguel Cavalcante Batista aprovou a iniciativa a Assembleia. “É muito interessante porque a gente passa a ter um conhecimento maior, e essa interação entre os alunos também é importante, porque nós também não costumamos ter essa oportunidade. Espero que o presidente da Assembleia Legislativa continue esse trabalho porque nós merecemos. Vejo daqui que ele está muito feliz e deixando a agente feliz também”, afirmou.

A estudante Julian Nadson, 17 anos, afirmou que a atividade extra sala de aula estava sendo satisfatória. “É bem legal porque dá para envolver os alunos, nos tirar um pouco do tradicional ambiente da sala de aula, que às vezes nos deixa desanimados para estudar. O presidente da Assembleia deveria investir mais neste tipo de atividade, porque quando o aluno se prende muito, a somente estudar na forma tradicional, acaba causando tédio, porque cansa. Quanto mais entretenimento para ajudar no aprendizado, é melhor”, disse.

A aluna Leila Gervásio também compartilha da mesma opinião. “Esse cine está sendo uma coisa muito boa para nós, porque só viver em um ambiente de muito estudo, acaba ficando pesado. Então essa sessão está nos dando uma oportunidade de alegria, diversão. Que o presidente continue nos dando esse tipo de diversão”, disse.

Alguns dos alunos contemplados com cinema fazem o curso integral e passam o dia inteiro na escola. A oportunidade foi vista como uma forma de descansar a mente. Esse é o caso da Aldenize Maicon, 17 anos, que faz o curso Técnico em Informática, e que estava aproveitando a oportunidade para sair do ambiente diário.

“É uma atividade bem legal porque não deixa de ser um aprendizado, só que aliado ao lazer. Ao invés de olhar para lousa, livros e cadernos, o aprendizado desta tarde será bem mais interativo, pois terá imagens, ações. Não adianta ficar na mesmice, devemos experimentar coisas novas para descansar a mente e absorver mais coisas. Está sendo um descanso bem merecido”, afirmou.

Escolas que queiram participar do programa Cine ALE podem ir à Escola do Legislativo, localizada na rua Agnelo Bitencourt, 216 – Centro ou ligar, para informações, nos telefones 4009-4834.

Por Marilena Freitas

SupCom/ALE-RR