Soldado Sampaio apresenta projeto de lei que institui Dia Estadual do Cristão

Um projeto de lei, de autoria do deputado Soldado Sampaio (PCdoB), pretende instituir em Roraima o ‘Dia Estadual do Cristão’, a ser comemorado anualmente em 30 de novembro. A proposta, conforme a justificativa, visa celebrar e honrar a comunidade cristã no Estado, independente da religião.

“Respeitamos todas as religiões, defendemos um país laico, e toda elas possuem um papel importante na sociedade que é levar mensagens de paz e de boa convivência, por isso nosso projeto tem por objetivo principal fortalecer o cristão, a igreja seja ela qual for”, reforçou o parlamentar.

Sampaio explica ainda que esta é uma oportunidade de reafirmar o papel fundamental que todas as religiões possuem na sociedade, que muitas vezes podem balizar a conduta das pessoas, “no sentido de trazer a mensagem de Cristo, para construir um reconhecimento e fomentar as boas práticas de convivência entre nós seres humanos”, reafirmou o parlamentar.

O texto do projeto deixa claro ainda que ‘cristão’ é todo aquele que crê em Jesus Cristo e professa o Evangelho, independente da religião que integra. O projeto está em tramitação na Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), e tão logo passe por comissões ligadas ao tema, poderá ser colocado na pauta de votação das sessões plenárias.

 

Tarsira Rodrigues

Alunos da escola América Sarmento participam do Cine ALE Cidadania

Alunos do ensino médio da escola estadual América Sarmento Ribeiro, participaram na tarde desta terça-feira (12), no Cine Super K, de uma edição do programa Cine ALE Cidadania, da Assembleia Legislativa. Cerca de 300 estudantes receberam pipoca, refrigerante e informações, por meio de vídeos, sobre os perigos das drogas, gravidez na adolescência, além de assistiram o filme “Valerian e a cidade dos mil planetas”, classificação 12 anos.

Sanderson Souza, de 17 anos, esteve na primeira fileira do cinema, e otimista com a participação no programa Cine ALE Cidadania. “Foi muito bom, muitos queriam vir, mas pouco puderam. É bom porque sair da escola para assistir a um filme é bom demais”, disse ao se reportar aqueles que nunca entraram em uma sala de cinema. Além disso, o estudante do 2º ano do ensino Médio, reforçou a importância de todos buscarem mais conhecimento, em relação ao Monte Caburaí. “É fundamento para nós que estamos começando”, complementou.

O gestor da unidade de ensino, Mário Rosa, acompanhou o processo de embarque, deslocamento e desembarque de todos os alunos da escola. Contente com o resultado, agradeceu ao presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Jalser Renier (SD), por oportunizar momentos como esse aos estudantes, principalmente de comunidades carentes. “O projeto Cine ALE contempla a comunidade mais carente e para nós da escola América Sarmento é um prazer e alegria ter sido contemplado e os alunos estão contentes”, disse.

O deputado Brito Bezerra (PP) ressaltou sobre a integração do cinema na vida estudantil de milhares de pessoas beneficiadas pelo programa na Capital e no interior de Roraima. “A Assembleia Legislativa ofertou aos alunos da escola América Sarmento uma tarde de cinema para que possam, além de assistir ao filme e ao entretenimento em si, estar próximos ao Poder Legislativo, saber o que é legislar, não ter medo de política e de político, saber que a política é uma ferramenta perfeita para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, resumiu e agradeceu a Mesa Diretora, em nome do presidente Jalser Renier.

Segundo o coordenador do programa, Ademir Barros, todos os participantes entregarão uma redação onde explicarão o que aprenderam com os filmes. A escolha dos longa metragens obedece a faixa etária dos estudantes. “O filme é exibido conforme a faixa etária. Se o filme é para 14 anos, por exemplo, todos que participarão terão acima de 14 anos”, comentou. A próxima escola será Luiz Rittler Brito de Lucena.

Yasmin Guedes

Núcleo da Assembleia em Alto Alegre realizará aulão de matemática na sexta-feira, 15

Por conta da grande demanda, a Assembleia Legislativa de Roraima, por meio do Núcleo da Assembleia em Alto Alegre, município localizado a 95 quilômetros de Boa Vista, oferecerá nesta sexta-feira, 15, o segundo aulão de matemática para os alunos que estão se preparando para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que acontecerá no auditório do Núcleo, a partir das 18h.

As inscrições podem ser feitas no prédio da Escola do Legislativo, localizado na avenida João XXIII, no Centro da cidade, durante o horário comercial. O Aulão de Matemática será ministrado pela professora Maria Waleska Moura, graduada em Estatística.

O coordenador do Núcleo da Assembleia em Alto Alegre, Francisco Kleber Alves Valoes, disse que os moradores, sendo muitos jovens, estão efetuando as inscrições. “Estamos na expectativa de que até sexta-feira atingiremos 60 pessoas inscritas, porque uma equipe está percorrendo as escolas do município, divulgando o evento”, comentou.

Na próxima sexta-feira, 22, acontecerá o terceiro aulão, sendo que dessa vez a disciplina é biologia. Os aulões estão sendo realizados em virtude da grande demanda que existe no município por cursos preparatórios para vestibular, concursos e Enem.

O presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Jalser Renier (SD), afirmou que essa é a intenção do Poder Legislativo, levar educação à população de Roraima. “Já temos três Núcleos implantados, um em Bonfim, outro em Iracema e o de Alto Alegre, onde ofertamos cursos de capacitação e preparatórios para cursos, concursos, vestibular e Enem, e pretendemos instalar em outros municípios”, garantiu, comentando que essa iniciativa do Poder Legislativo vai de encontro com a necessidade dos moradores de Roraima.

Marilena Freitas

Mais de 400 inscritos em cursos no Núcleo da Assembleia Legislativa em Iracema

O Núcleo da Assembleia Legislativa de Roraima no município de Iracema está com inscrições abertas, até sexta-feira, 15, para vários cursos nas áreas de arte, idiomas e modalidades esportivas. O curso de Informática não dispõe mais de vagas para essa primeira etapa, e existem pessoas que aguardam na lista de espera.

Os interessados devem se inscrever no prédio da Escola do Legislativo, localizado na rua Dr. Bernardo Saião, 1030 – Centro. Menores de 18 anos no ato da inscrição devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis, e apresentar na hora a carteira de identidade ou registro de nascimento e comprovante de residência.

As aulas estão previstas para iniciar na próxima semana, conforme informou a coordenadora da Escola do Legislativo naquele município, Lauciane da Silva Nascimento. “Mais de 400 crianças e adolescentes já se inscreveram, e no momento estamos no período de inscrição e distribuindo os inscritos nas turmas. Para informática não tem mais vagas para esse início de curso, pois já estamos com 144 inscritos que serão divididos em oito turmas. A nossa expectativa, por conta da procura, é atingir o dobro de inscritos, chegando a 800 pessoas”, afirmou.

A instituição está oferecendo cursos e inglês, espanhol, informática, karatê, vôlei, futsal, futebol, atletismo, música, coral, violão, fanfarra, dança, além de uma turma de escoteiros. O curso de Informática está em primeiro lugar em procura, seguido pelo futebol com 93 inscritos e karatê com 47 pessoas.

A dona de casa Rafaela Miranda Galvão, 27 anos, aproveitou a oportunidade e inscreveu a filha dela de 11 anos, Keliane Beatriz de Galvão Coelho, para fazer o curso de informática. O próximo passo, disse a mãe, é fazer a matrícula dela para aprender inglês. A mãe tão quanto a filha está ansiosa para as aulas começarem.

“A minha expectativa é que através destes cursos que estão sendo oferecidos o ensino e o comportamento desses jovens melhorem, porque muitos estão sem atividades extracurriculares e só pensam em fazer coisas erradas. A minha filha escolheu primeiro a informática por conta dos trabalhos de aula que necessita do uso de computadores. Fazia tempo que ela pedia, mas aqui em Iracema até particular era difícil e quanto aparecia era só por um tempo. A mensalidade variava de 50 reais, mais a matrícula no valor de 20 reais. Quer dizer, ficava muito pesado. Então essa oportunidade que os jovens estão tendo é maravilhosa, principalmente por serem cursos gratuitos”, disse Rafaela.

Marilena Freitas

Escola Elza Breves é a quinta escola a receber projeto Educar é Prevenir

O Colégio Militar Estadual Professora Elza Breves de Carvalho, no Conjunto Cidadão, zona Oeste de Boa Vista, recebe esta semana o projeto Educar é Prevenir da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa de Roraima, por meio do Núcleo de Promoção e Prevenção as Vítimas de Tráfico de Pessoas.

Nesta segunda-feira, 11, para iniciar os trabalhos que seguem até a sexta-feira, 15, os professores e alunos recebem o material informativo que será utilizado durante a capacitação que tem como objetivo levar aos alunos e toda a comunidade escolar, informações sobre tráfico de pessoas e violência doméstica.

Para a coordenadora Elizabete Brito, o projeto que já está no quinto atendimento, sendo quatro escolas na capital e uma no interior, apresenta resultados positivos, uma vez que tanto os professores, quanto os adolescentes, estão cada vez mais conscientes quanto ao tema. “Hoje os professores trabalham junto aos alunos assuntos que antes não eram trabalhados ou abordados em salas de aula, por serem temas difíceis, e com estas capacitações o trabalho gera resultados produtivos. Durante a semana, ouvimos e esclarecemos as dúvidas de alunos e professores e, no encerramento, fazemos todo um trabalho baseado nos resultados do que foi abordado durante a semana”, destacou a coordenadora.

Ela explicou ainda que a capacitação que ocorre durante a semana, reúne toda a comunidade escolar, desde os alunos, até o gestor. “Isso é para que eles estejam prontos para identificar e enfrentar qualquer situação, pois em Roraima existe o tráfico de pessoas e todos precisamos ficar atentos”, reforçou.

Coronel Adelson Filgueira é o gestor do Colégio Militar Estadual Professora Elza Breves, e disse que receber a equipe do Educar e Prevenir é uma contribuição imensurável para os trabalhos da escola. “Será de suma importância, é mais uma ferramenta de prevenção e combate ao tráfico de pessoas, e estamos dispostos a somar e contribuir com esta iniciativa da Assembleia”, afirmou.

A próxima escola a receber o projeto será a Cicero Vieira Neto, no município de Pacaraima, localizado ao Norte do Estado de Roraima, nos dias 27,28 e 29 deste mês.

 

Tarsira Rodrigues

Lenir Rodrigues pede construção de ponte e melhoria de vicinais em Entre Rios

Após ouvir as demandas de moradores da Vila Entre Rios, localizada em Caroebe, município ao Sul de Roraima e 377 quilômetros de distância de Boa Vista, a deputada Lenir Rodrigues (PPS) enviou ao Governo do Estado uma indicação para que seja construída uma ponte na vicinal 20 que dá acesso a BR-210 da região, e também que sejam realizados 13 quilômetros de terraplanagem na mesma vicinal.

Segundo a deputada, Entre Rios é um distrito importante para o desenvolvimento do Estado de Roraima. “Ele faz divisa com o estado do Pará, além de ser uma área bastante produtiva e é uma das regiões que poderá ser beneficiada com o projeto Arco Norte, que, quando for implantado, vai precisar de meios de escoamento da produção local por meio de estradas e vicinais aptas para esta logística”, disse Lenir.

Ela explica ainda que é necessário que os parlamentares estejam ao lado dos produtores, principalmente aqueles da Agricultura Familiar, e valorizar todas as iniciativas produtivas, além de possibilitar melhorias, pois segundo Lenir Rodrigues, é de lá que sai uma porcentagem significativa do que é produzido no Estado.

“Não adianta esperarmos apenas pela Prefeitura de Caroebe, que faz o que pode, mas a responsabilidade é do Executivo Estadual, por isso fizemos a indicação que é uma reinvindicação da população da região”, concluiu a deputada.

Arco Norte – O chamado Arco Norte – região que atualmente compreende os estados de Rondônia, Amazonas, Amapá, Pará e segue até o Maranhão – que se transformou em um grande canteiro de obras portuárias nesses últimos anos. Ao se confirmarem os investimentos em ampliação da BR 210 no trecho que liga o município de Caroebe ao município de Óbidos, no Pará, também Roraima começará a fazer parte dessa nova logística do escoamento da produção agrícola e industrial.

Tarsira Rodrigues

Atletas do Abrindo Caminhos conquistam 17 medalhas em competição de jiu-jitsu

E o programa Abrindo Caminhos, da Assembleia Legislativa de Roraima, continua colhendo frutos do trabalho realizado com crianças e adolescentes. Os atletas do jiu-jitsu mais uma vez demonstram que não estão para brincadeira e têm levado os treinos muito a sério. Neste último final de semana, 35 participantes, entre meninas e meninos de 5 a 16 anos, participaram da 1ª Copa Osvaldo Alves de Jiu-Jitsu, promovida pela Federação de Jiu-Jitsu do Estado de Roraima, no ginásio poliesportivo Hélio Campos.

O presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Jalser Renier (SD), comentou que esperava resultados positivos com o trabalho desenvolvido pelas equipes de profissionais do programa, mas não esperava que fossem tão rápidos.

São 17 medalhistas, sendo que sete conquistaram medalhas de ouro: Scott Tayler de Oliveira, Luiz Antonio Carneiro, Karina Vitória Souza Lima, Bárbara Taunara Ferreira Macellaro, Maria Luiza Souza Araújo, Diego Assunção e Marc Emanuel Santos Assunção; prata: Hiago Oliveira, Selmo Gabriel Lobo Toebe e José Ferro; bronze: Guilherme Vieira, Mário William Konrad de Menezes, Artur Gomes, Ana Larissa de Paula Parente, Gustavo Gabriel Carneiro de Oliveira, Edimilson Figueira e Débora Moreira. Cinco meninas subiram ao pódio, numa demonstração de que o jiu-jitsu também pode ser dominado por elas, basta apenas ter força de vontade e garra.

Karina Vitória Souza Lima, 11 anos, que conquistou medalha de ouro, disse que “a vitória é uma conquista daqueles que buscam vencer”. Ela contou que antes do Abrindo Caminhos fazia aulas de flauta e coral na Escola de Música, no Parque Anauá, e quando soube do programa, por meio da mãe, pediu que fosse inscrita no balé. “Estava ansiosa para participar das aulas de balé, mas minha mãe me inscreveu no jiu-jitsu. Gostei tanto dessa modalidade esportiva que hoje não troco por outra”, comentou.

A jovem relatou ainda que em casa e na escola era um pouco indisciplinada, mas o esporte mudou seu jeito de ser. “Tenho certeza que estou obediente, principalmente depois que aprendi umas técnicas de defesa pessoal”, comentou Karina, contando que quer ser jornalista, mas pretende continuar treinando jiu-jitsu.

A coordenadora do Abrindo Caminhos, Viviane Lima, destacou que a participação das crianças e adolescentes do Abrindo Caminhos nas competições de jiu-jitsu, com conquistas de medalhas, é gratificante para os atletas e para o programa. “A gente percebe que no primeiro dia de aula, após a luta, eles chegam aqui no Abrindo Caminhos felizes, cheios de motivação, com vontade de aprender e fazer mais. Para a gente é gratificante porque vemos o resultado do que está sendo ensinado. O presidente Jalser Renier tem um anseio muito grande em ter tudo de positivo com relação ao programa Abrindo Caminhos. Então esse resultado só nos deixa incentivado e querendo buscar o melhor para eles”, frisou.

O presidente da Assembleia, Jalser Renier, disse que o programa Abrindo Caminhos está superando as expectativas, até porque quando foi criado a ideia era e continua sendo de ocupar o tempo ocioso de crianças e adolescentes com alguma atividade em horário oposto ao da escola. “Já tivemos alunos competindo na ginástica rítmica e ganhando medalhas, agora os atletas do jiu-jitsu que já participaram de duas competições também nos orgulham com esse resultado. Isso demonstra um esforço dessa garotada e o excelente trabalho que nossos profissionais estão fazendo. Estamos preparando futuros atletas”, finalizou.

Edilson Rodrigues