Pular para o conteúdo

Núcleo da Assembleia Legislativa em Iracema atende mais de 500 pessoas

Inaugurado em agosto, o Núcleo da Assembleia Legislativa em Iracema, cidade localizada a 93 quilômetros de Boa Vista, atende mais de 500 pessoas de forma direta com cursos de informática, inglês e espanhol, por meio da Escola do Legislativo, além de modalidades esportivas como karatê, escotismo, futebol, handebol e vôlei, pelo Abrindo Caminhos.

O Núcleo em Iracema, situado na rua Bernardo Saião, nº 1.050, no Centro, abriga ainda outros programas permanentes da Assembleia Legislativa como o Chame (Centro Humanitário de Apoio a Mulher), da Procuradoria Especial da Mulher, e o Procon Assembleia.

Entre os integrantes da turma infanto-juvenil de inglês, está o estudante Arlefy Martins, de 9 anos. Assim como muitos da sua idade, tem aproveitado a oportunidade para aprender uma nova língua e, assim, se destacar no futuro mercado de trabalho. “‘Tô’ gostando muito, porque quando eu for trabalhar em outro país, saberei falar inglês”, revelou o menino.

A mãe, a agricultora Maria de Fátima Martins, acredita que a Educação é o caminho mais saudável para o filho e aproveitou a chegada do Núcleo da Assembleia em Iracema para inserir o filho em um novo mundo. “Porque é muito bom pra criança aprender, não ficar só em casa na frente da televisão, brincando, é algo útil pra todos nós, pra cidade de Iracema com um todo”, falou.

Aos 11 anos, Ana Clara Casagrande pensa mais além. Para ela, ter o contato com outros idiomas é abrir mais opções para conhecer outros países, como os Estados Unidos. “Podemos viajar para outros lugares que não falam o Português e é importante a língua inglesa para quando a gente precisar de um emprego, a gente pode ir lá”, disse.

O agricultor Natanael Rodrigues, de 43 anos, cursa inglês e espanhol pela Escola do Legislativo e ficou feliz em ter essa oportunidade dentro da comunidade onde vive, pois é uma forma utilizada por muitos para alcançar objetivos. “Eu ‘tô’ aprendendo aos poucos, devagar a gente aprende, pois como diz o ditado, ninguém nasce sabendo”, brincou ele.

Entre as modalidades desenvolvidas dentro do Núcleo, o inglês é dividido em duas turmas, para crianças de 9 a 14 anos e a turma de jovens e adultos a partir dos 15 anos. E quem ministra as aulas é a professora Claudia Justino Alves dos Santos, moradora do município, e que as turmas têm demonstrado interesse e perspectivas para o futuro. “Eles pegam tudo bem rápido, tenho gostado muito dessa experiência”, completou.

Claudia explicou que para cada grupo ela aplica uma metodologia específica, conforme a idade e o entendimento da turma. Para as crianças, por exemplo, vídeos, músicas e dinâmicas são as ferramentas mais usadas dentro da sala de aula, enquanto para os adultos, o ensino gira em repetição de frases e até mesmo com a escrita de verbos e palavras básicas.

“Acredito que é uma oportunidade muito importante e a população poderia dar mais valor. Ter esse curso dentro de casa, sem sair para fazer em Boa Vista que o custo é altíssimo, esse momento precisa de valor e do incentivo dos pais”, falou Claudia.

Segundo a coordenadora do Núcleo da Assembleia Legislativa em Iracema, Lauciane da Silva Nascimento, os cursos são disponibilizados de forma gratuita a população e que é uma oportunidade para todos da região. “A procura está sendo grande até porque é uma grande chance para os nossos jovens, nossas crianças, nossos adultos em fazer cursos gratuitos de inglês, informática, espanhol”, concluiu.

Yasmin Guedes

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas